PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

REGULAMENTO COMPLETO

Inscrição Açorianos 2024

24 de outubro de 2019

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta Brazil Beijo na 21ª Mostra Sesc Cariri de Culturas

Foto: Cíntia Bracht

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta “Brazil Beijo” da coreógrafa israelense Orly Portal na 21ª Mostra Sesc Cariri de Culturas no Ceará. O espetáculo que está sendo remontado com novo elenco de bailarinos e bailarinas pela diretora artística da Companhia, Paula Amazonas e realiza apresentações, nos dias 9, 10 e 11 de novembro. 

A Mostra acontece de 08 a 12 de novembro e foi idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. Ao longo das edições, mais de 6 milhões de espectadores já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. A abrangência da programação é outro marco, com início apenas no município de Crato e está, atualmente, em 23 cidades da região do Cariri. 

O montagem “Brasil Beijo” foi realizada em 2018 no projeto BRASIL/ISRAEL de intercâmbio cultural na área da dança onde três coreógrafos de Israel realizaram montagens no Brasil com três companhias profissionais brasileiras. O projeto foi promovido pela SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG, Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart e Consulado Geral de Israel em São Paulo, e levou a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre para apresentação do espetáculo em Israel e na Alemanha, nos meses de outubro e novembro de 2018. 

“Brazil Beijo” trabalha a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos e se estabeleceu nas montanhas do Atlas - escravos que se tornaram uma fonte de orgulho e encontraram sua liberdade pela música e pela dança. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados por bailarinos geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero. 

ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense


É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência. Seu trabalho baseia-se em anos de aprendizado interno e investigação do corpo e seus movimentos suaves. Tem uma ampla formação em dança artística e dança com o grupo “Kol Demama (O Som do Silêncio) Dance Company" de Moshe Efrati. Ela também dança no Batsheva Ensemble e no grupo de improvisação, empresa que explora a arte da improvisação. Hoje estuda os ensinamentos do Dr. Moshe Feldenkrais. É fundadora da Portal - Dance Company em 2009. Os trabalhos de sua Companhia lidam com a conexão entre a dança antiga, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento humano orgânico, que trazem o folclore e a chamada "dança oriental" para a contemporaneidade e apresentam o folclore como uma parte relevante da vida. 

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre


A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que possui um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, em mais de 50 apresentações, reunindo um público de cerca de 50 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 25 aluno(a)s que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens. 

Ficha técnica:


Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre 
Direção Geral : Airton Tomazzoni 
Direção Artística: Paula Amazonas 
Direção Executiva: Ilza do Canto 
Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal 
Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal - Apoio: MOVA
Iluminador: Maurício Rosa 
Fotografia: Cíntia Bracht 
Elenco: Andressa Pereira, Kleo Di Santys, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn. 
Classificação etária: Livre 
Duração: 45 minutos 


Serviço:

Espetáculo BRAZIL BEIJO da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre – 21ª Mostra SESC Cariri de Culturas - CE 
09/11, 19h, Nova Olinda - Teatro Violeta Arraes | Fundação Casa Grande 
10/11, 21h, Crato - Ginásio Sesc 
11/11, 19h, Juazeiro do Norte - Teatro Sesc Patativa do Assaré 
Classificação etária: Livre 
Duração: 45 minutos 

17 de outubro de 2019

Confira a programação da Mostra de Dança Inclusiva

Espaço de Dança Rodrigo Garbin - Grupo Dançaterapia - Foto: Nando Espinosa


O Centro Municipal de Dança e a Escola Especial Tristão Sucupira Vianna realizam a 1ª Mostra de Dança Inclusiva que acontecerá no dia 23 de outubro (quarta-feira), às 16h, no Teatro Renascença, com entrada franca.

A Mostra tem por principal objetivo oportunizar um espaço de encontro, troca de experiências e de fruição da dança para as pessoas com diferentes habilidades e padrões corporais, intelectuais e estéticos que desenvolvem trabalhos nesta arte em diferentes contextos, seja nas escolas especiais da rede pública e privada, escolas, companhias e grupos de dança.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


1. Espaço de Danças Rodrigo Garbin - Grupo de Dançaterapia - coreografia: Cheguei!
2. Andança - coreografia: Vai na boa
3. Grupo Giro Livre - coreografia: Dançando pelo Rio Grande
4. Grupo de dança escola Nazareth - APAE POA - coreografia: O próximo passo 
5. Dança Diversa - Rs Paradesporto - coreografia: Poquito
6. Espaço Ser Ambiente Multicultural  - coreografia: Sopro de Liberdade 
7. Duo Alex e Nanda - coreografia: Obsessão
8. Grupo de Dança Projeto Borboleta  - coreografia: Borboletas na tradição
9. Grupo Fábrica de sonhos - arte, inclusão e pertencimento - coreografia: Revoada 
10. Grupo Diversos Corpos Dançantes - coreografia: Cheiro de Encontro
11. Deza Batista - coreografia: Sentindo todos os ritmos (a confirmar)
12. Grupo NAU da Liberdade - coreografia: Eu Não Me Encaixo
13. Oficina de Dança do CAPS II Esteio - coreografia: Coração Balão
14. Ligados pela Arte - coreografia: Totalidade
15. DuCorpo Studio de Dança - coreografia: As Rosas e o Pequeno Príncipe  
16. SIR na dança - Escola João Satte - coreografia: Heróis
17. Escola Especial Tristão Sucupira Vianna - coreografia: Siriri cuiabano e Casa
18. Associação Legato - coreografia: Ilusão

15 de outubro de 2019

Transferida a 1ª Mostra de Dança Inclusiva


Centro de Dança e EMEEF Tristão Sucupira Vianna informam que foi transferida a 1ª Mostra de Dança Inclusiva para dia 23 de outubro, às 16h no Teatro Renascença.

Lastimamos os transtornos porém considerando as previsões de fortes chuvas para esta quinta-feira 17/10 e as dificuldades de acessibilidade ao palco do teatro que não oferece rampas protegidas da chuva optamos pela transferência para garantir a saúde e conforto dos bailarinos e bailarinas. 

Agradecemos a compreensão de todos e torcemos para que esta seja a primeira de muitas mostras.

10 de outubro de 2019

Renascença recebe a 1ª Mostra de Dança Inclusiva


Foto: Fernando Espinosa - Espaço de Danças Rodrigo Garbin

 O Centro Municipal de Dança e a Escola Especial Tristão Sucupira Vianna realizam a 1ª Mostra de Dança Inclusiva que acontecerá na quinta-feira, 17, às 16h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). A Mostra tem por principal objetivo oportunizar um espaço de encontro, troca de experiências e de fruição da dança para as pessoas com diferentes habilidades e padrões corporais, intelectuais e estéticos que desenvolvem trabalhos nesta arte em diferentes contextos, seja nas escolas especiais da rede pública e privada, escolas, companhias e grupos de dança. A programação é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro. 
A programação contará com 18 coreografias de vários grupos e projetos de Porto Alegre e também do interior do Estado, entre eles do Grupo Andança, Grupo Giro Livre (Livramento), RS Paradesporto, Diversos Corpos Dançantes (UFRGS), Projeto Borboleta, Grupo Nau da Liberdade, APAE, Fabrica de Sonhos, entre outros. São trabalhos que envolvem bailarinos e bailarinas cadeirantes, com deficiência auditiva, Síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral. “É a oportunidade de colocar em cena todos esses grupos e projetos juntos e darmos visibilidade para trabalhos que revelam toda uma importante perspectiva de inclusão por meio da dança.”, enfatiza Airton Tomazzoni, diretor do Centro Municipal de Dança


A iniciativa da Mostra partiu da comemoração dos 25 anos do Grupo de Danças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Tristão Sucupira Vianna, localizada no bairro Restinga, em Porto Alegre em parceria com o Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura. O Grupo de Danças do Tristão, como é conhecido, busca proporcionar aos alunos ricas vivências através de suas interações com a dança, conhecendo e vivenciando movimentos que os levem à descoberta de diferentes possibilidades.

PROGRAMAÇÃO


1. Espaço de Danças Rodrigo Garbin - Grupo de Dançaterapia - coreografia: Cheguei!
2. Andança - coreografia: Vai na boa
3. Grupo Giro Livre - coreografia: Dançando pelo Rio Grande
4. Grupo de Dança Escola Nazareth - APAE POA - coreografia: O próximo passo
5. Dança Diversa - RS Paradesporto - coreografia: Poquito
6. Espaço Ser Ambiente Multicultural  - coreografia: Sopro de Liberdade
7. Duo Alex e Nanda - coreografia: Obsessão
8. Grupo de Dança Projeto Borboleta  - coreografia: Borboletas na tradição
9. Grupo Fábrica de sonhos - arte, inclusão e pertencimento - coreografia: Revoada
10. Grupo Diversos Corpos Dançantes - coreografia: Cheiro de Encontro
11. Deza Batista - coreografia: Sentindo todos os ritmos
12. Grupo NAU da Liberdade - coreografia: Eu Não Me Encaixo
13. Oficina de Dança do CAPS II Esteio - coreografia: Coração Balão
14. Ligados pela Arte - coreografia: Totalidade
15. DuCorpo studio de dança - coreografia: As rosas e o pequeno Príncipe
16. SIR na dança - Escola João Satte - coreografia: Heróis
17. Escola Especial Tristão Sucupira Vianna - coreografia: Siriri Cuiabano e Casa
18. Associação Legato - coreografia: Ilusão


SERVIÇO


1ª Mostra de Dança Inclusiva
Quando: Quinta-feira, 17/10, às 16h
Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307) 
Informações: Centro de Dança da SMC (Av. Érico Veríssimo, 307)
Telefone: 3289.8065) ou pelo
E-mail dancasmc@gmail.com
Entrada gratuitas.  Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro.