Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

JURADOS DO PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA 2023


Conheça os jurados(as) do Prêmio Açorianos de Dança 2023.

São duas comissões julgadoras formadas por profissionais da dança de Porto Alegre, que terão a fundamental missão de acompanhar e avaliar a produção do setor ao longo de 2023:

JÚRI I 

Avaliará as categorias: Espetáculo ou Performance de Dança, Criação em Multimídia, Coreografia, Intérprete Destaque, Elenco Destaque, Destaque Artístico, Revelação, Destaque Técnico, Produtor/a, Trilha Sonora ).

ALINE CENTENO: bailarina e coreógrafa

ALUISIO GUSTAVO: professor, bailarino, coreógrafo e diretor de arte

ANETTE LUBISCO: professora e Mestre em Educação

LUÍS FELIPE SILVEIRA: professor

AIRTON TOMAZZONI: artista de dança, jornalista e professor

JÚRI II 

Avaliará a categoria: Categoria Ação Cultural em Dança.

FERNANDA SANTOS: bailarina, professora e coreógrafa

LETÍCIA BAUER: professora do Departamento de História da UFRGS

CLARICE ALVES: jornalista e técnica em cultura da SMCEC



JÚRI I 




ALINE CENTENO


Aline Centeno é bailarina, coreógrafa e professora de dança. É licencianda do Curso de Dança da UFRGS. Desenvolve seu trabalho principalmente no ballet, no jazz e nas danças urbanas e é professora na Escola Preparatória de Dança.



ALUISIO GUSTAVO


Desde 2005, Aluísio estuda Danças Urbanas, Dança Contemporânea e Estilo Livre na capital, atuando como professor, bailarino, coreógrafo e diretor de arte. Já conquistou 84 prêmios individuais, incluindo um campeonato sul-americano, o que lhe garantiu uma vaga na seleção brasileira e a oportunidade de representar o Brasil no mundial em 2023.


ANETTE LUBISCO


Anette Lubisco tem trajetória inicial como bailarina, participando de Grupos de Dança de Porto Alegre. Trabalhou com diversos coreógrafos da cena gaúcha fazendo aulas de dança com grandes maestros. Como coreógrafa, fez obras conquistando prêmios junto a sua companhia “Anette Lubisco Cia de Dança” (1995 e 2006) além de trabalhar com artistas independentes. É pesquisadora da técnica de Dança Jazz e professora desta modalidade; ministrou cursos e oficinas no Rio Grande do Sul, Brasil e no exterior. Trabalha como jurada e assessora em Festivais e Premiações de Dança.


LUÍS FELIPE SILVEIRA


Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador e professor no projeto de extensão Bailando na PUCRS e no curso de especialização em Dança da PUCRS. Atuou como professor de dança de salão com maior destaque no Zouk e no Samba de Gafieira. Teve experiência como bailarino em Modern Jazz, Dança Contemporânea e Sapateado Americano.


AIRTON TOMAZZONI


Artista de dança, jornalista e professor. Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Comunicação (Unisinos) Coordenador da série Escritos da Dança, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Autor do blog Cena.TXT. É Diretor do Centro Municipal de Dança de Porto Alegre. Idealizador da Cia municipal de dança de Porto Alegre, da Incubadora de Dança da Restinga e do programa de formação do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. Integrou a equipe de pesquisadores da base de dados Rumos Dança Itaú Cultural.


JÚRI II



FERNANDA SANTOS


Bailarina, coreógrafa e Professora, atualmente integra o elenco da Ânima Cia de Dança e é professora na Escola de Dança Karin Ruschel. Coordenadora e Professora da Escola Preparatória de Dança e Diretora Artística da Cia Jovem de Dança de Porto Alegre.


LETÍCIA BAUER


Historiadora com atuação na área de Museus e Patrimônio Cultural. Foi diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo/ SMC/ PMPA, do Memorial do Rio Grande do Sul, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul e Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, todos vinculados à Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente é Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


CLARICE ALVES


Jornalista e técnica em cultura da SMCEC. É organizadora do Prêmio Açorianos de Dança e dos projetos Memo Dança POA e (Re)-Volta da Dança. Tem formação em balé e flamenco e especialização em Arqueologia e Patrimônio pela PUCRS e Projetos Culturais e Sociais pela UFRGS. Atuou em projetos na área da literatura, cinema e memória, como Histórias de Trabalho, Seminários de Literatura, Cinemateca RS e Escritos de Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário