Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

JURADAS DO PRÊMIO LYA BASTIAN MEYER

 Laura Backes

Laura Backes transita pelas artes da cena, entre o teatro, a dança e a música. É professora, artista e pesquisadora da voz em conexão ao movimento, e em sua pedagogia entrelaça os campos da educação somática, das vozes estendidas e das artes contemplativas. Mestre e bacharel em Artes Cênicas pelo DAD-UFRGS e doutoranda em Artes da Cena na UNICAMP, foi professora na área de corpo e voz na UFRGS e na UFPEL, assim como professora colaboradora do projeto de extensão DESC - Dança, Educação Somática e Criação, na UFRGS. Conduz vivências imersivas Voz e Percepção de Si, junto ao espaço Vale Arvoredo. É funcionária da Prefeitura de Porto Alegre, integrando a equipe do Centro Municipal de Dança, onde atualmente, de forma remota, dá aulas no Grupo Experimental de Dança. Junto a Secretaria Municipal de Cultura, também colabora com a Carroça de Histórias Ambulantes e No Coração da Agulha.


Samanta Medina  

 Sempre preocupada com as crianças e seu ensino, leciona há 20 anos e através de seus estudos e prática desenvolveu a metodologia de ensino especializada em crianças Ballet de Base e hoje dedica-se a ensiná-la também para outros professores. É diretora do Studio Ballet de Base, sua escola de dança situada na zona sul, com 10 anos de existência. É idealizadora e realizadora do ABC Dança Festival Infantil que promove desde 2016 e possui uma proposta diferenciada e inovadora entre os festivais, especialmente visando o desenvolvimento infantil e dos profissionais que trabalham com as crianças. O Festival foi premiado com o Prêmio Açorianos de Dança em 2019.  Samanta atua e atuou em escolas de educação infantil e fundamental, em projetos sociais de dança e bandas e também fundou e coreografou sua Cia de Dança Infanto-juvenil que conquistou diversos prêmios em festivais no RS e SC.  Apresentou Pôster sobre sua Metodologia no XI Seminário de Dança do Festival de Dança de Joinville e possui um artigo publicado na EFDeportes. É Especialista em Arte, Corpo e Educação pela UFRGS e graduada em Educação Física na mesma instituição. Possui trabalho específico sobre o ensino da dança, especialmente o ballet clássico.  Iniciou seus estudos no ballet clássico aos 8 anos tendo como seus principais mestres Denise Armani, Victória Milanez, Aldo Gonçalves e Fernando Palau (em memória). Durante sua formação dançou ballet Coppélia com o Ballet Concerto e Orquestra da PUCRS e o Lago Revisitado com a Essência Cia de Dança, além de festivais no RS, SC e PR. Participou de muitos cursos em diversas áreas além da dança recreação, experimentação desportiva, teatro. Na dança, entre outros, destacam-se a participação do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e o Summer Curse no National Ballet Denver/ EUA.


Anette Lubisco

Anette Lubisco é bailarina e professora com formação em História (PUC-RS), Pós-graduada em Dança (PUC-RS) e Mestre em Educação (ULBRA- Canoas) na linha dos Estudos Culturais. Trabalhou como docente em curso Tecnológico, Licenciatura e Pós-graduação em Dança. Atuou em cursos de graduação e Pós-graduação EAD da área da Educação. Atua no ensino formal de Dança a 45 anos. Ministrou oficinas de dança Jazz no Brasil e exterior. Tem vasta Formação com renomados mestres e professores.


Maria Lucia Paz de Freitas Machado

Funcionária pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 2010, atua como professora na Escola Preparatória de Dança (EPD) na EMEF Pepita de Leão. Entre 2013 e 2019 participou da equipe do Centro de Dança na Secretaria Municipal de Cultura atuando como professo do Grupo Experimental de Dança e como diretora artística da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Em 2021 completa 56 anos dedicados à Dança.


Silvana Pereira Maciel 

Multiartista, coreógrafa e produtora cultural. Formada em Ed. Física e especialista em Dança, recebi diversos prêmios, entre eles: Trajetórias, Açorianos em Dança 2016 e 2021. Atualmente dirijo três grupos de Dança teatro e participo do espetáculo: "Negra, Sim!" E Websérie: MovimentAÍ no YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário