Corpos, poéticas e políticas
Cláudia Müller
Oficina teórico-prática com o objetivo de pensar e experimentar a dança contemporânea a partir das noções de pesquisa e processo artístico.
Algumas questões irão nortear a oficina:
- Dança contemporânea como investigação e processo: práticas e estratégias
- Dança contemporânea como território híbrido: o diálogo com outras linguagens artísticas
- Qual é o corpo da dança contemporânea?
Através de exercícios práticos, leituras, discussões e observação de vídeos abordaremos estas questões procurando ampliar o que se entende por dança contemporânea e oferecer orientação teórico-prática aos criadores.
Público alvo: bailarinos, coreógrafos que tenham alguma experiência em coreografia / criação, abertos e interessados em pensar possibilidades para a criação em dança contemporânea.
Cada aluno deve trazer uma idéia, projeto ou esboço de uma criação que esteja começando ou pretenda desenvolver. (se for possível realizar uma seleção prévia, pedir aos interessados que enviem um texto breve de até uma página sobre sua ideia/projeto).
Número máximo de alunos: 15 (para que seja possível observar o processo de cada um)
Cláudia Müller
Artista com projetos desenvolvidos em dança, performance, vídeo e instalação. Mestranda em Processos Artísticos Contemporâneos (UERJ). Atuou em cias. de dança em SP, RJ e na Alemanha (1990-2000). Em 2000 começou a desenvolver projetos que se situam entre a dança contemporânea e as artes visuais. Participou do programa Encontros 2005-2006 idealizado por Al Kantara /Lisboa e Panorama de Dança / Rio de Janeiro e de residências artísticas: La Casa Encendida / Madrid, Universidad de Alcalá de Henares, Azala Espacio de Creación/ Lasierra- País Basco. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 com Fora de Campo (vídeo realizado com Valeria Valenzuela). Questões como ausência/presença, realidade/ficção, percepção e discurso são constantes em seus trabalhos. As margens dos lugares tradicionalmente destinados à arte e a relação arte e cotidiano constituem também um grande interesse, assim como as diferentes estatégias de encontro espectador-obra-artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário