O Centro de Dança está com as inscrições abertas de 05 a 19 de junho para as
oficinas “Caminhos que levam à coreografia”, ministrada por
Magda Loitzenbauer e “Práticas do Sensível – a
linha entre desenho e dança”, ministrada por Mariana Konrad. As oficinas fazem
parte da programação do IV Festival Dançapontocom e são gratuitas. Para inscrever-se, o
interessado deve enviar breve currículo tomazzoni@smc.prefpoa.com.br. Outras informações podem ser obtidas através
do fone 3289.8065 ou 3289.8063. Veja a seguir horários e conteúdos das duas
oficinas:
“Caminhos que levam à
coreografia”
Ministrante: Magda
Loitzenbauer
De 24 a 26 de junho, 14h30min – 17h
Companhia de Arte
“Práticas do Sensível – A linha entre o
desenho e a dança”
Ministrante: Mariana Konrad
Dia 29 de junho, 14h30min
Sala de Desenho II – Atelier
Livre
“Caminhos que levam à
coreografia”
Oficina
ministrada por Magda
Loitzenbauer
“Esta é uma oficina de caráter lúdico, onde os
participantes terão a oportunidade de experimentar algumas técnicas de
improvisação dentro da dança contemporânea. Técnicas estas que procuram dar
espaço ao movimento mais autêntico de cada um.
Na
primeira parte da aula vamos "despertar" e ativar o corpo com exercícios de yoga
e de energização. Através destes se cria uma espécie de diálogo interior,
permitindo uma maior conexão entre mente e corpo e voltando a atenção para si e
para o "aqui e agora".
Após
esta fase partiremos em busca da expressão. Tarefas bem específicas dentro dos
temas ritmo, espaço e intensidade darão aos participantes, através da
improvisação, a possibilidade de descobrir novos movimentos e reinventar antigos
padrões. Uma atmosfera de descontração e confiança - tão importantes ao processo
criativo - será adquirida com a ajuda de jogos dramáticos.”
Magda Loitzenbauer ,
oficineira
Para participar da oficina não é necessário ter experiência em
dança.
Número de participantes: até 20 pessoas
“Práticas do Sensível – A linha entre o desenho e a
dança”
Oficina
ministrada por Mariana Konrad
“A
oficina tem como objetivo desenvolver uma sensibilidade de percepção da dança na
criação de um desenho. Investigando diversos ritmos e a movimentação do corpo
para a criação de linhas e registros gráficos.
Através de um olhar minucioso do movimento da mão e do
corpo, é possível analisar a organização do corpo de cada um e a influência do
som no ambiente e na realização de trabalhos, desde o estudo da linha e suas
possibilidades de expressão até o desenvolvimento de desenhos de
observação.
Experiências diversas na relação do carvão –
dança – papel. Em momentos, enquanto um dança o outro desenha. E a aqui, não
importa em primeira análise o resultado estético e artístico do desenho, mas sim
a revelação do gesto em imagem no processo criativo.” Mariana Konrad, oficineira
Mariana
Konrad:Formada bacharel em Desenho pela UFRGS. Atua investigando
possibilidades de diálogos entre linguagens percebendo o corpo como potencial de
expressão. Realizou diversas intervenções urbanas em eventos, festivais e
instituições, tais como Bienal do Mercosul e Bienal B, Casa de Cultura Mario
Quintana e Fundação Ecarta.
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