PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

REGULAMENTO COMPLETO

Inscrição Açorianos 2024

30 de abril de 2014

PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE SEMANA

 Companhia H apresenta
SOPROS

Ingresos: 20,00 com 50 % desconto para classe artística, estudantes e idosos

SINOPSE:
Espetáculo elaborado a partir da colaboração dos artistas convidados pela Cia H para integrar o projeto ''SOPROS'', está construído sobre uma trilha de inspiração nativista. O sentido de ''sopro'' aqui é visto como a instigação, influência e força que pode mover aquele que está ao seu lado.

COREÓGRAFO:
Ivan Motta

BAILARINOS:
Ana Claudia Pedone, Cauan Feversani, Dante Saldanha, Leticia Paranhos, Mariano Neto, Roberto Volkmann, William Freitas
Participação especial: Karen Volkmann

TRILHA SONORA
SOBRE A TRILHA SONORA :

O estilo musical gauchesco mostra, entre as suas origens, forte tradição na música portuguesa. A trilha sonora foi elaborada de forma a contrastar a tradição portuguesa com suas violas e a gaúcha com seu descendente contemporâneo, o violão. E aqui apresenta-se acompanhado da ''gaita ponto'', mesclando o tradicional a outras influências como o jazz.


Companhia Terpsí Teatro de Dança apresenta
CASA DAS ESPECIARIAS


Espetáculo da Cia. Terpsí Teatro de Dança, Casa das Especiarias que foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2010 para a montagem inicial e estreou no Museu do Trabalho em 2011, reestreia na Sala Álvaro Moreyra, do Centro Municipal de Cultura, em Porto Alegre, dias 2, 3 e 4 de maio de 2014.

Prêmio ESPECIAL BRASKEM de melhor cenário, assinado pelo bailarino da Terpsí, Raul Voges, em 2013 Casa das Especiarias integrou às programações do 20º Porto Alegre em Cena, do Projeto Cultural Quartas no Lyceu, a convite do Módulo Artes Cênicas da Universidade Federal de Pelotas, e foi apresentada no Festival Internacional Dança Ponto Com, ocasião na qual a Cia. Terpsí Teatro de Dança foi homenageada pelos seus 26 anos de trajetória.

Casa das Especiarias, a mais recente obra da Cia. Terpsí Teatro de Dança é um convite ao prazer, um lugar onde o público visitante é instigado a envolver-se em experimentações despertadas, inicialmente pelo olfato e paladar. Um espaço “casa” repleto de cheiros, sabores, amores e dores. Um lugar de visitas.
Ao se apropriar do espaço, a obra traz, além do seu aspecto acolhedor e provocador de lembranças, uma mistura de linguagens, onde dança, música e imagens se unem. “A obra emerge justamente dessa interação simultânea entre o real e o virtual, provocadores de muitas imagens”, diz Carlota Albuquerque, que além de assinar a concepção e a direção do espetáculo é diretora da Cia. Terpsí Teatro de Dança desde a fundação, há 27 anos.

Sobre Casa das Especiarias,  disse a bailarina e professora assistente dos cursos de dança da UFRJ, Luciane Coccaro: “..Nós, a plateia boquiaberta, vai assistindo a uma metamorfose dos corpos que vão virando a comida que precisamos para viver. Penso no Kafka, no conto Um Artista da fome , metáfora do artista faminto em busca do alimento que nunca vai saciá-lo, pois ele estaria esfomeado pela arte”.

Ficha técnica
Direção e concepção: Carlota Albuquerque/Assistente de direção: Angela Spiazzi/ Intérpretes co-criadores-elenco: Angela Spiazzi, Raul Voges, Francine Pressi, Gelson Farias, Edson Ferraz e Natália Karam/ Trilha sonora original: Vagner Cunha/ Trilha sonora pesquisada: Carlota Albuquerque/ Edição e mixagem trilha pesquisada: Murilo Assenato/ Iluminação: Guto Grecca/ Cenário: Raul Voges e Terpsí Teatro de Dança/ Cenotécnico: Paulinho Pereira/ Figurino: Anderson de Souza/ Interferências visuais: Darjá Cardozo/ Equipe de Produção: Cia. Terpsí Teatro de Dança e S.O.S Daughters (Anita & Clara)/ Produção VT: Pátio Vazio/ Produção Spot: Eáudio Produtora/Criação de Imagens e Fotos: Cláudio Etges/Organização de Projetos: Francine Pressi.

Carlota Albuquerque - Diretora e coreógrafa
Diretora e Coreógrafa da Cia Terpsí Teatro de Dança desde 1987 – Porto Alegre/RS. Cursou Psicologia durante cinco anos na PUC-RS (incompleto). Graduada em Dança com Formação Clássica na Escola João Luiz Rolla com certificação da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Fez curso de aperfeiçoamento na Ecolle BESSO de Danse Classique em Toulouse – França. Participou como convidada do encontro “A Arte de Estudantes Estrangeiros”, Toulouse – França. Foi professora de dança voluntária, na base de cooperação do governo Francês em Ouagadougou, na África, ministrando aulas de dança para crianças. Foi co-fundadora e bailarina de Terra Cia. de Dança do Rio Grande do Sul (1982-1984). Professora da Fundação de Artes de Montenegro-Fundarte (1883-1988). Diretora do Centro de Estudos Coreográficos da Terpsí Teatro de Dança (CEC-TERPSÍ). Ministra cursos e oficinas sobre dança contemporânea e criação em dança em universidades como Unicamp, USP entre outras.

Terpsí - Teatro de Dança
É uma companhia de Dança Contemporânea, de Porto Alegre/RS/Brasil, criada em 1987 pela união de alguns artistas gaúchos. Sua trajetória tem sido dedicada à pesquisa de uma linguagem, que resgata a s experiências humanas e rompe a barreira que separa os intérpretes da obra, pois eles são a obra. Tendo, seus processos e resultados identificados muitas vezes como dança teatral. Como observa o pesquisador e performer na área de dança Wagner Ferraz, “Terpsí segue uma linha que busca ultrapassar estéticas formatadas, não reproduzindo códigos de certos meios (da dança e do teatro), mas utilizando informações vindas do teatro e da dança resignificadas em cada trabalho”. Nos seus 27 anos de trabalho bem caracterizado em sua maturidade cênica e profissionalismo, está sempre em fase de reinvenção e reconstrução.
Ao longo de sua trajetória, acumulou prêmios e reconhecimentos, sendo considerada pela crítica especializada do centro do país como “uma renovadora da dança brasileira”. Foi uma das duas companhias a representar o Brasil no Carlton Dance Festival em 1990, ao lado de companhias como Nikolais and Murrais Louis e Thanztheater Wuppertal de Pina Bausch.

28 de abril de 2014

PROGRAMAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.1
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”, com um olhar crítico e transformador sobre arte, criação e o corpo que dança..
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

SEGUE PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS E GRUPOS DE DANÇA DA CIDADE!

Centro Municipal de Dança - SMC

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Casa Cultural Tony Petzhold abre suas portas para celebrarmos juntos a memória e história da dança. A noite que tem por tema "Tony Petzhold: memórias e Histórias" marca o lançamento dos postais da dança em comemoração ao centenário da nossa anfitriã Tony Petzhold. Airton Tomazzoni e Carolina Dias, nos presenteiam com suas falas sobre a história da dança em Porto Alegre, que se mescla à história de Tony Petzhold. Estão todos convidados a compartilhar conosco este momento!

Na próxima terça-feira, dia 29 de Abril, a partir das 20h estaremos recebendo nossos afetos para celebrarmos juntos a dança!

Ângela Ferreira Estúdio de Dança




ASGADAN

Casa de Cultura Tony Petzhod
 Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, que é celebrado no dia 29 de abril próximo, a Casa Cultural Tony Petzhold oferece uma intensa programação gratuita na semana de 28 de abril a 03 de maio. Dança Contemporânea, Pesquisa de Movimento, Axis Syllabus, Feldenkrais, Ballet Clássico para Adultos, Arte Circense, Hip Hop, Dança Afro, Yoga, serão algumas das aulas oferecidas ao público interessado. As vagas são limitadas para todas as atividades.

Interessados enviar carta de intenção para o e-mail: casaculturaltonypetzhold@gmail.com.  Informações pelos fones (51) 3268.9669  96567087.

Grupo Experimental Dança – SMC
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança o Grupo experimental de Dança de Porto Alegre fará percursos urbanos no Centro Histórico, das 10 às 12 horas.  

Cleber Borges
Nesta semana vamos abrir as portas da escola, para dança e a solidariedade!

SEGUNDA: dia 28 e QUARTA: dia 30 de Abril:
* 19:30 = Samba de Gafieira e Zouk 
* 20:30 = Tango e Milonga Porteña

TERÇA: dia 29 de Abril
* 19:30 = Forró e Sertanejo Universitário
* 20:30 = Salsa e Bachata

INGRESSO: 2 quilos de alimento e/ou 2 agasalhos, para doação!

Oportunidade para Dançar e ajudar o próximo!
www.cleberborges.com.br

Cia de Dança Brazil Estrangeiro Promove 
 FLASH MOB

No dia 29 de abril, a Cia de Dança Brazil Estrangeiro estará realizando uma celebração ao Dia Internacional da Dança. Está sendo organizado um Flash Mob que acontecerá na Rua dos Andradas (esquina democrática) às 12 horas. Está sendo divulgado um vídeo com a coreografia.
Contato:
91717750 / 97846511
91332409 / 84564825


Sala 209 / Usina do Gasômetro

Dia 29 de abril, terça-feira, na Sala 209 durante todo dia com entrada franca.

•9h – Aula de dança contemporânea com Andrea Spoalor(Lirio Cia de Dança).

•10:30 – Aulão ministrado por Cibele Sastre, Silvia da Silva Lopes e Katia Salib (Curso de graduação em dança licenciatura Uergs).

•12h - Pausa/café do Mercado/performance

•12:30 – Aulão de dança com as coreógrafas Eva Schul(Ânima Cia de Dança) e Carla Vendramin(Curso de graduação em dança da Ufrgs).

•13:45 – apresentação de ensaio/processo de alunos da disciplina Estudos do Corpo do curso de graduação em dança da Ufrgs. 

•14:30 – Projeto Dança e Memória com apresentação de Luciane Soares (Pesquisadora em história e memória da dança) e Mônica Dantas(Curso de graduação em dança da Ufrgs) 

•15:30 – Mostra de vídeos de trabalhos coreográficos de artistas Mexicanos através do Projeto de intercâmbio Brasil Dança México feito pelo Projeto Circulação em Dois Atos(Eduardo Severino Cia de Dança). 

•16:30 – Pausa/Café do mercado.

•17:30 – Performance – “Manchas Urbanas”da Eduardo Severino Cia de Dança – em frente a Usina do Gasômetro.

•19h - Aulão de Eva Schul(Ânima Cia de Dança) e Luciana Paludo(Mimese Cia de Dança Coisa/Curso de graduação em dança Ufrgs).

•20:15 – apresentações –

• Trabalho de improvisação com alunos da disciplina de Composição Coreográfica II do curso de graduação de dança da Ufrgs.

• Acuados(trabalho em processo da Ânima Cia de Dança) com Alex vidaletti e Bianca Weber.

• Trabalho de improvisação com as coreógrafas/bailarinas Carla Vendramin e Luciana Paludo.

• “Popozudos” com Eduardo Severino, Luciano Tavares e Mônica Dantas (Eduardo Severino Cia de Dança)



Informações:

Facebook – Coletivo de Dança Sala 209

http:// eduardoseverinociadedanca.wordpress.com



Contato: 96892621 – Eduardo Severino




25 de abril de 2014

 Dia Internacional da Dança na Casa Cultural Tony Petzhold



Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, o Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura e a Casa Cultural Tony Petzhold vão celebrar a memória e história da dança. A noite que tem por tema “Tony Petzhold: memórias e Histórias” marca o lançamento da quarta série dos Postais da Dança, em comemoração ao centenário da pioneira professora, bailarina e coreógrafa Tony Petzhold (1914-2000). Os pesquisadores Airton Tomazzoni e Carolina Dias, irão realizar uma bate-papo sobre a história da dança em Porto Alegre, que se mescla à história de Tony Petzhold, às 20 horas. A partir das 22h30m, festa! Estão todos convidados!

End: Av. Cristovão Colombo, 400 (estacionamento no shopping Total

Oficinas de Jazz

Oficinas de Jazz

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Jazz - oficinas promovidas pela descentralização da cultura de porto alegre. As oficinas serão realizadas nas segundas pela manhã, a partir das 9 horas e aos sábados a partir das 14:30, com Gisele Chagas.
Faixa etária - 07 à 14 anos.

Endereço - Av. Gomes de Carvalho 442 - Passo das Pedras.
Telefones para contato:

GISELE CHAGAS - 93139627
DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA - 32898118

As vagas são limitadas...



PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE SEMANA

Programação de Final de semana

Coletivo Coletivo Moebius apresenta
PROCEDIMENTO 21+1


O Coletivo Moebius é um grupo de dança contemporânea formado em 2014 por pessoas de diferentes formações em dança. Apropriando-se do conceito da fita de Moebius, a pesquisa do coletivo se centra na subversão das dicotomias dentro/fora, direito/avesso, frente/verso, buscando uma possível unidade na diversidade dos corpos e das técnicas.

Este ano o Coletivo Moebius inicia a circulação do espetáculo “Procedimento 21+1”, que nasceu da residência artística dos bailarinos no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013. O espetáculo, com direção de Douglas Jung (Brasil) e colaboração de Matej Kejžar (Eslovênia), foi escrito para gerir e regulamentar um sem-fim de movimentos e manifestações que reivindicam a constante revisão de propostas de presença física e ocupação de espaços. Em dias em que a experiência de viver e estar presente exige cada vez mais algo que controle todas as variáveis, “Procedimento 21+1” investe na pesquisa de como os bailarinos podem se manter curiosos, presentes e íntegros dentro de uma movimentação pautada por uma muralha de regras e exigências impostas.



III Festival de Danças de Forqueta




24 de abril de 2014

Inscrições para Cia Municipal de Dança vão até dia 16 de maio


As inscrições para a seleção de bailarinos do projeto piloto da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre foram prorrogadas até dia 16 de maio. O projeto tem o objetivo de oferecer uma alternativa de profissionalização para talentos da dança que atuam na capital, como já acontece em outras cidades do Brasil que possuem seu corpo de baile municipal. A Cia funcionará em caráter experimental neste ano, com 20 bailarinos/as recebendo cachê mensal, atuando no turno da manhã, com aulas, ensaios e apresentações públicas. As atividades da Cia serão desenvolvidas na Sala 209 da Usina do Gasômetro. Os candidatos/as pré-selecionados participaração de audição final para escolha dos integrantes oficiais da Cia.
A composição dos integrantes da Cia deverá contemplar artistas de diferentes formações, como balé, danças urbanas, dança contemporânea, entre outras. Desta forma a Prefeitura dá início a uma solicitação histórica da comunidade da dança há decadas e presente nas demandas de todas as Conferências Municipais da Cultura, desde 1995.
O projeto inédito é uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Secretaria Municipal da Educação (SMED) e Gabinete da Primeira Dama. A iniciativa da Cia Municipal de Dança prevê ainda a criação da Escola Preparatória de Dança, que atenderá 500 alunos, tendo sede na Escola Municipal Loureiro da Silva, na Vila Cruzeiro.   A Escola oferece formação gratuitas para jovens e crianças em várias disciplinas como balé, jazz, improvisação, danças brasileiras, danças de salão, danças urbanas, danças folclóricas/étnicas, dança moderna, estudos do corpo, dança contemporânea, sapateado americano, atelier de criação em dança. Os alunos poderão frequentar um programa anual e complementar, que fornecerá certificado de formação ao longo de 5 anos.


Informações pelo fone 32898063/32898124.

Edital na íntegra em
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=184


Coletivo Coletivo Moebius apresenta
PROCEDIMENTO 21+1


16 de abril de 2014


Inscrições para Cia Municipal de Dança vão até dia 16 de maio


As inscrições para a seleção de bailarinos do projeto piloto da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre foram prorrogadas até dia 16 de maio. O projeto tem o objetivo de oferecer uma alternativa de profissionalização para talentos da dança que atuam na capital, como já acontece em outras cidades do Brasil que possuem seu corpo de baile municipal. A Cia funcionará em caráter experimental neste ano, com 20 bailarinos/as recebendo cachê mensal, atuando no turno da manhã, com aulas, ensaios e apresentações públicas. As atividades da Cia serão desenvolvidas na Sala 209 da Usina do Gasômetro. Os candidatos/as pré-selecionados participaração de audição final para escolha dos integrantes oficiais da Cia.
A composição dos integrantes da Cia deverá contemplar artistas de diferentes formações, como balé, danças urbanas, dança contemporânea, entre outras. Desta forma a Prefeitura dá início a uma solicitação histórica da comunidade da dança há decadas e presente nas demandas de todas as Conferências Municipais da Cultura, desde 1995.
O projeto inédito é uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Secretaria Municipal da Educação (SMED) e Gabinete da Primeira Dama. A iniciativa da Cia Municipal de Dança prevê ainda a criação da Escola Preparatória de Dança, que atenderá 500 alunos, tendo sede na Escola Municipal Loureiro da Silva, na Vila Cruzeiro.   A Escola oferece formação gratuitas para jovens e crianças em várias disciplinas como balé, jazz, improvisação, danças brasileiras, danças de salão, danças urbanas, danças folclóricas/étnicas, dança moderna, estudos do corpo, dança contemporânea, sapateado americano, atelier de criação em dança. Os alunos poderão frequentar um programa anual e complementar, que fornecerá certificado de formação ao longo de 5 anos.
 

Informações pelo fone 32898063/32898124.

Edital na íntegra em
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=184

11 de abril de 2014

PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE SEMANA

Programação de Final de Semana


WORKSHOP de Rítmica Viena - Música, movimento, voz e improvisação


 
QUANDO – 12 e 13 de Abril, sabado e domingo a tarde. (das 14h as 16h)

LOCAL –  Centro Cultural Cia de Arte. (Rua dos Andradas, 1780, centro, Porto Alegre, RS)

INVESTIMENTO – R$ 80,00 (ate dia 7 de Abril) e R$100,00 (a partir de 8 de Abril)

MINISTRANTE – Anita Gritsch (Viena, Áustria)

INSCRICOES - ritmicapoa@yahoo.com.br ou pelo fone 51-8521-3034

VAGAS LIMITADAS!!!

Sobre o Workshop - Rítmica - Música, movimento, voz e improvisação 
Vivenciar música e movimento, ampliando as possibilidades criativas, expressivas, sociais e a percepção corporal numa oficina de ritmica é uma experiencia para todos os sentidos que fornece um aprendizado profundo. Trabalhando com o corpo, a voz, materiais diversos e instrumentos, nesta oficina os participantes serão estimulados a criar e improvisar, ativar e relaxar, tocar e brincar. 
Profissionais de varias areas vão aproveitar dessa experiencia, que procura vincular os elementos de um jeito ludico, abre um espaço para explorações individuais e colletivas, sensibiliza a percepção e da novos impulsos tanto para trabalhos educativos quanto artisticos.
 

Sobre a Ministrante - Anita Gritsch
Artista e educadora nas áreas de musica, movimento e idiomas, focada na integração dessas disciplinas. Desenvolve trabalhos artisticos e pedagógicos com música corporal, ritmos e percussão e pesquisa danças percussivas no mundo. Formada em Educação, Música e Movimento/Ritmica pela Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (Áustria).
 
Trabalha com diversos grupos incluindo desde adolescentes até professores, atores e idosos. Realiza formações para professores de música e desenvolveu propostas de música e movimento para a aprendizagem de inglês, juntando as suas várias competências. Ministrou oficinas em eventos na Austria, na Argentina (Rítmica Viena - Buenos Aires), no Úruguai (Universidad de la Republica - Montevideo), na Colômbia (Universidad Pedagógica - Bogotá) e no Brasil (ABRA Orff - São Paulo, Universidade Federal - Natal/RN).

3 de abril de 2014

Jurados do Prêmio Açorianos de Dança 2014

O Centro de Dança divulga a lista de jurados do Prêmio Açorianos de Dança 2014. São ao todo 26 profissionais indicados por sua reconhecida atuação e que, ao longo do ano, terão a díficil tarefa de avaliar a produção em dança de Porto Alegre.

GRANDE JÚRI:
Anette Lubisco: é graduada em História na PUC/RS, Pós Graduada em Dança pela PUC/RS, e, Mestre em Educação pela ULBRA/CANOAS. É professora presencial do Curso de Licenciatura em Dança da ULBRA/CANOAS, e atua no Ensino a Distância da mesma instituição no curso de Pedagogia; e, como professora/orientadora nos Trabalhos de Conclusão de Cursos EaD, nos cursos de Docência no Ensino Superior, Estudos Culturais e Educação, Gestão Educacional e Psicopedagogia Educacional. Atua no mercado cultural/artístico como Coreógrafa, Professora do ensino informal (Dança Jazz) e Jurada de festivais de Dança. Especializou-se nas técnicas do Ballet Clássico, Moderno, Dança Contemporânea e se aprofundou no estudo na Dança Jazz.

Bruna Gomes: Criadora e diretora do grupo Al-málgama. A escola é precursora no estudo de dança tribal na cidade. Dedicada á dança desde 2000, premiada em diversos festivais nacionais renomados como: Festival de Joinville, Bento em Dança, Porto Alegre em Dança, Vem Dançar. Obteve em 2013 o seu segundo prêmio Açorianos pela categoria de Destaque em Dança do Ventre.

Carlla Bublitz: Iniciou seus estudos com Vera Bublitz. Foi aluna regular do I.S. Artes do Teatro Colón, Bs. As, Argentina. Formou-se na Sorbonne, Paris IV, França em "Cursus d´Études Supérieur en Dance. Cursou Licence en "Arts du Spectacle" (menção Dança) e Maîtrise en Sciences de L`Education na Universidade de Paris 8. Remontadora dos grandes clássicos de repertório e formadora de bailarinos que se destacam no cenário nacional e internacional: Carla Körbes, Bruna Weber, Marta Bayona, Rejane Duarte... entre outros. Convidada a ministrar os Cursos de Ballet Clássico Intermediário e Avançado no Festival de Dança de Joinville há 7 anos. Diretora e professora no Ballet Vera Bublitz, Poa.

Carla Vendramin: Carla é mestre em coreografia pela Middlesex University - Londres; professora no Curso de Licenciatura em Dança - UFRGS;  diretora do grupo Diversos Corpos Dançantes.

Carmen Pretto: Maitre em dança. Criadora,coreógrafa e bailarina do Grupo de Dança Alumbra España de Porto Alegre, há 22 anos. Acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA. Formada em Ballet Clássico, pela Escola de Ballet Maria Julia da Rocha - Brasil. Especializou-se na Escola Bolera do Instituto Buenos Aires de La Danza – Argentina e na Escola Amor de Dios - Espanha.Produziu vários projetos ,entre eles a vinda de professores internacionais para cursos de aperfeiçoamentos no Flamenco.

Júnior Coppes: Bailarino, coreógrafo, professor e diretor artístico da escola Territorio da dança, atua como profissional há mais de 12 anos, autor de mais de 10 espetáculos temáticos ao longo dos 5 anos de existência da escola, indicado ao prêmio açorianos com o espetáculo Bastidores no ano de 2013. 

Leonardo Dias: começou a sapatear com 10 anos de idade, e vem trabalhando como professor em diversas escolas de cidade já a quinze anos, bem como ministrando cursos em várias cidades do Brasil. Estudou com mestres brasileiros e estrangeiros. Em 2012 ganhou bolsa de estudos para o Rhythim World, um dos maiores festivais de sapateado do mundo, sediado em Chicago (EUA). Vencedor do Prêmio Açorianos Destaque Sapateado Americano 2012.

Marco Rodrigues:  Formado em Ed.Física; Pós-Graduação em Dança; ePós Graduaçãoem GestãoCultural.Bailarino, coreógrafo, professor e diretor artístico, criador dos espetáculos MY HOUSE Nunca um Lar foi Tão Agitado -  Melhor Coreografia e Melhor Espetáculo do prêmio Açorianos 2009. Neste mesmo trabalho foi aclamado com o Prêmio Braskem 2010 como melhor espetáculo eleito pelo júri popular. Pelo espetáculo Avesso foi indicado a nove categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2012. E o mais recente, Transmobilização espetáculo de intervenção urbana que está de malas prontas para uma Turnê no Uruguai em Maio desse ano.

Maria Lúcia Paz (Neca) Machado: Professora de dança da Rede Municipal de Ensino, bailarina e coreógrafa, sendo licenciada em Dança pela UERGS. Possui formação em Dança Clássica e em Dança Moderna. Iniciou sua formação com Maria Julia da Rocha. Participou, entre outros projetos, do I Circuito Brasil Telecom de Dança,realizado no Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, junto a Cia Terpsí Teatro de Dança. Integrou o Grupo Choreo. Foi supervisora de oficinas de dança do projeto de Descentralização da SMC e professora do Grupo Experimental de Dança da Cidade.

Roberta Campos: Professora, bailarina e coreógrafa das danças afro-brasileira, árabe e flamenca. Graduada em licenciatura em dança pela Universidade Federal da Bahia. Com formação em danças étnicas, clássica e contemporânea; pesquisa as misturas entre as danças étnicas.

Júris Especializados:
Projetos de Difusão/Formação em Dança:
Jair Felipe Umann: Professor assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação, Professor de Educação Física, Especialista em Psicologia Transpessoal. Atua nas áreas de dança, cultura popular e ensino superior. Diretor e coreógrafo do Grupo Paralelo 30 - Folclore e Cultura Popular, que, desde 2004, dedica-se ao estudo, montagem e apresentação de quadros artísticos sob o tema: manifestações da cultura popular brasileira.
 
Luís Felipe Silveira: Graduado em Educação Física (UFRGS, 2006) e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS, 2008). Desenvolve um trabalho como professor, coreógrafo e bailarino de dança de salão. Também estudou diferentes estilos de dança, tais como Sapateado Americano, Modern Jazz, Dança Contemporânea e Ballet. Professor da PUCRS no curso de Educação Fisica desde 2010 ministrando as disciplina de dança, ginásticas e musculação. Coordenador e professor do Projeto de Extensão Bailando na PUCRS e do Curso de Especialização em Dança da PUCRS."

Novas Mídias em Dança:

Roberta De Savian: Atriz e bailarina graduada pela Uergs, Roberta De Savian articula-se na cena teatral gaúcha desde 2001. A partir de 2008, passa a experimentar o uso de tecnologia nas suas criações coreográficas, permitindo a aproximações entre a dança e a cultura digital. 

Cláudia de Bem: light designer, diretora, atriz e produtora de teatro, ,  Pós graduada em iluminação e Design de Interiores pelo IPOG-DF, membro honorário da APCEN-Associação Portuguesa de Cenografia, professora de Iluminação na Faculdade de Design de Interiores do Centro Metodista IPA(2010-2012), professora na Faculdade Monteiro lobato no Curso de Tecnólogo em Produção Cultural(2011-2012). Em 2007 foi contemplada  como Bolsista do Ministério da Cultura de Madrid no curso de aperfeiçoamento “Iluminação de Espetáculos de Espanha” realizado no Centro de Tecnologia de Espetáculos de Madrid. Atualmente mestranda no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de artes da UFRGS e pesquisadora da estética da lua e do espaço.

Destaque em Dança de Salão:

Júnior Coppes: Bailarino, coreógrafo, professor e diretor artístico da escola Territorio da dança, atua como profissional há mais de 12 anos, autor de mais de 10 espetáculos temáticos ao longo dos 5 anos de existência da escola, indicado ao prêmio açorianos com o espetáculo Bastidores no ano de 2013. 

Ana Paula Reis: Graduada em Licenciatura em Dança, pela ULBRA Canoas – 2012/1. Bailarina e produtora cultural de projetos artísticos independentes, iniciou seus estudos em Danças de Salão em 2002. Participa frequentemente de cursos, workshops e festivais no Brasil, onde destaca-se aulas com profissionais como Jaime Arôxa, Duda Lima, Marcelo Chocolate e Sheila Aquino, Fábio Reis e Marilia Cervi. Em suas pesquisas corporais procura unir abordangens das danças de salão e linguagens contemporâneas.

Destaque em Flamenco:

Carmen Pretto: Maitre em dança. Criadora,coreógrafa e bailarina do Grupo de Dança Alumbra España de Porto Alegre, há 22 anos. Acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA. Formada em Ballet Clássico, pela Escola de Ballet Maria Julia da Rocha - Brasil. Especializou-se na Escola Bolera do Instituto Buenos Aires de La Danza – Argentina e na Escola Amor de Dios - Espanha.Produziu vários projetos ,entre eles a vinda de professores internacionais para cursos de aperfeiçoamentos no Flamenco.

Laís Lucas: Formada em Direito. Bailarina de flamenco desde 1993. Compôs o corpo de baile do Grupo Alumbra España de 1996 à 2011. Desde 2012 faz parte do Grupo Aliento Flamenco Cia. de Dança. Fez cursos com diversos bailarinos espanhóis, tais como La China, Carmen La Talegona, Farruquito e Farru. Em 2014 fez aulas na escola de flamenco Amor de Dios, em Madri, com Eliezer La Truco, Nuria Truco Pinillos, La Tati e Maria Torres.

Robinson Gambarra: Comecei meus estudos de dança no inicio dos anos 80, no estado de RJ, praticando varias modalidades. Profissionalizei-me na categoria artista bailarino e bailaor. Em abril de 90, vim para Porto Alegre ministrar o primeiro curso de flamenco na cidade, onde mais tarde vim a inaugurar, em parceria, a primeira escola especializada em flamenco da região sul.



Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas:

Lucélia Adami: formada em Ed Fisica –UFRGS com Pós graduação em Ginástica para academias-UFRGS. É integrante como bailarina do Conjunto de Folclore Internacional os Gaúchos, com participação em festivais de folclore Nacionais e Internacionais:Argentina, Portugal,Italia, Espanha-Ilhas Canárias, China-Xangai, Turquia. Realizoucurso de danças folclóricas Açorianas em 1990-Ilha Terceira-Açores –Portugal. Fez oCurso de Ballet clássico na Escola João Luiz Rolla. Participou no Grupo de Danças da UFRGS,  direção de Morgada Cunha. Cursa Licenciatura em Dança –UFRGS. Trabalha no Colégio Farroupilha- P.Alegre e Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha –Viamão.

Roberta Campos: Professora, bailarina e coreógrafa das danças afro-brasileira, árabe e flamenca. Graduada em licenciatura em dança pela Universidade Federal da Bahia. Com formação em danças étnicas, clássica e contemporânea; pesquisa as misturas entre as danças étnicas.

Destaque em Balé Clássico:

Carla Berto: Professora, bailarina, coreógrafa e diretora, Carla Berto iniciou seus estudos em Ballet Clássico com Cristiane Diehl, Ricardo León e Walter Arias e segue aperfeiçoando-se com Victoria Milanez. Possui graduação e mestrado em História. Como bailarina integra o grupo do Ballet Concerto, no qual já desempenhou as funções de ensaiadora e assessora de direção. Foi convidada a ministrar oficinas de ballet clássico intermediário/avançado e dirigir espetáculos no interior do estado. Como coreógrafa, possui trabalhos premiados em festivais de dança. 

Carlla Bublitz: Iniciou seus estudos com Vera Bublitz. Foi aluna regular do I.S. Artes do Teatro Colón, Bs. As, Argentina. Formou-se na Sorbonne, Paris IV, França em "Cursus d´Études Supérieur en Dance. Cursou Licence en "Arts du Spectacle" (menção Dança) e Maîtrise en Sciences de L`Education na Universidade de Paris 8. Remontadora dos grandes clássicos de repertório e formadora de bailarinos que se destacam no cenário nacional e internacional: Carla Körbes, Bruna Weber, Marta Bayona, Rejane Duarte... entre outros. Convidada a ministrar os Cursos de Ballet Clássico Intermediário e Avançado no Festival de Dança de Joinville há 7 anos. Diretora e professora no Ballet Vera Bublitz, Poa.

Rony Leal: começou a estudar balé em 1954, com Tony Petzhold,prosseguimento a sua formação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas logo seguiu carreira na Europa. Dançou em consagradas companhias internacionais como Ballet Do Marquês de Cuevas, Ballet da Òpera de Marseille  e Balle de Genéve. Estudou com alguns dos mais importantes mestres do século XX como Bronislava Nijinska, Rolland Petit e Leonid Massine e teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do balé como Rudolf Nureyev e Anna Gallina. Como intérprete dançou obras clássicas como Quebra Nozes e Giselle.

Destaque em Jazz:

Anette Lubisco: é graduada em História na PUC/RS, Pós Graduada em Dança pela PUC/RS, e, Mestre em Educação pela ULBRA/CANOAS. É professora presencial do Curso de Licenciatura em Dança da ULBRA/CANOAS, e atua no Ensino a Distância da mesma instituição no curso de Pedagogia; e, como professora/orientadora nos Trabalhos de Conclusão de Cursos EaD, nos cursos de Docência no Ensino Superior, Estudos Culturais e Educação, Gestão Educacional e Psicopedagogia Educacional. Atua no mercado cultural/artístico como Coreógrafa, Professora do ensino informal (Dança Jazz) e Jurada de festivais de Dança. Especializou-se nas técnicas do Ballet Clássico, Moderno, Dança Contemporânea e se aprofundou no estudo na Dança Jazz.

Laura Nicolaiewsky: formou-se em Ballet Clássico na Escola de Dança João Luis Rolla Foi bailarina, coreografa e diretora do Ballet de Câmara de Porto Alegre. Especializou-se em Jazz fazendo aulas com renomados professores do Brasil, da Steps on Broadway e Broadway Dance Center em N. York e do Centre de Danse Du Marais em Paris. 

Destaque em Sapateado:

Fernanda Santos: bailarina e Atriz, formada em Educação Física e Pós Graduada em Dança e Conciência Corporal, Já trabalhou com renomados coreográfos gaúchos de sapateado como Gabriela Santos, Leonardo Dias, Isabel Willadino e Heloísa Bertoli. Fez cursos de aperfeiçoamento com Lisa La Touche e Michelle Dorrence em Nova Iorque. Participou como sapateadora da minissérie “Dercy de Verdade” no Rio de Janeiro. Participou do Festival de Dança de Joinville, premiada com 2o lugar com a coreografia “Slide”. Participou como bailarina da montagem do espetáculo “Rotinóia – O Musical”.

Leonardo Stenzel: a trajetória artística de Leonardo Stenzel começou na música , ainda criança participou da orquestra infanto-juvenil da UFRGS e aos poucos foi ingressando nos estilos populares, tendo participado como baterista e percussionista profissional em grupos de Rock, POP e MPB. Em 2001 encontrou o sapateado americano e desde então vem atuando nessa área como sapateador de diversos grupos (destaque para o grupo “Devir Tap Band”). Ministra oficinas de percussão corporal e também trabalha com produção de vídeos e trilhas. Foi indicado ao Prêmio Açorianos em 2006, concorrendo na categoria de melhor trilha sonora para espetáculos de dança e venceu o Prêmio Açorianos de 2013 na categoria de destaque em sapateado pelo roteiro do musical “Rotinoia”.


Destaque em Dança Contemporânea:

Alexandra de Castilhos Moojen: Bailarina, licenciada em dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tem sua pesquisa focada na exploração dos caminhos da educação somática para a criação em dança.

Carla Vendramin: Carla é mestre em coreografia pela Middlesex University - Londres; professora no Curso de Licenciatura em Dança - UFRGS;  diretora do grupo Diversos Corpos Dançantes.

Destaque em Danças Urbanas:

Jean Guerra: Iniciou na arte da dança em 1998,2001 começou a dar aulas de danças urbanas em diversos lugares pelo Rio grande do sul.Ganhador de vários prêmios pelo sul do Brasil , e já ministrou aulas de danças urbanas em importantes eventos pelo sul do pais. É diretor do grupo Expressão de Rua e  bailarino da cia de dança My House. 

Adriano Oliveria(Driko): Não se prende somente a uma única  vertente das Street Dances, desenvolveu um estilo próprio mesclando influências de danças urbanas,  culturais, sociais e comerciais obtendo assim seu código corporal atual.

Destaque em Dança do Ventre:
Bruna Gomes: Criadora e diretora do grupo Al-málgama. A escola é precursora no estudo de dança tribal na cidade. Dedicada á dança desde 2000, premiada em diversos festivais nacionais renomados como: Festival de Joinville, Bento em Dança, Porto Alegre em Dança, Vem Dançar. Obteve em 2013 o seu segundo prêmio Açorianos pela categoria de Destaque em Dança do Ventre.


Egnes Gawasy Atua como bailarina, professora e coreógrafa especializada em danças árabes, em sua carreira internacional constam trabalhos em países como China, Marrocos, Emirados Árabes, Espanha e Republica Dominicana. Destaca-se como único(a) tetra campeã do Porto Alegre em Dança. Já participou como jurada em diversos festivais de dança incluindo eventos especializados em danças árabes. Fundadora do Grupo Gawasy,que em 2014 completa 15 anos.

Edital Cia Municipal de Dança

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre 2014

Está no site da Prefeitura de Porto Alegre o edital da seleção de bailaninos/bailarinas para a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Este pode ser visualizado através do link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=184