Expressão sem ruído: um workshop sobre corpo e
comunicação
A
comunicação é uma das formas mais fundamentais de nos relacionarmos com a
realidade. Muitas vezes, graças à repetição de hábitos, formas e
pensamentos, nossa comunicação se distancia da realidade e cria ruídos que se
manifestam na forma de: rigidez e controle excessivo, dispersão e confusão,
falta de vitalidade, insegurança,
monotonia, etc.
Para alcançar
uma comunicação
mais plena, esse workshop propõe uma série de técnicas corporais e
exercícios de comunicação que nos possibilitarão expandir e aprimorar nossa
expressão a partir da percepção e atenção ao corpo.
Principais ferramentas:
- Conhecer as distintas qualidades físicas e aumentar sua energia - Parar o movimento com o objetivo de iniciar algo
autêntico - Silêncio e atenção como experiência física - Expressar, repetir e improvisar desde um ponto de partida
original
Como se organiza a
atividade?
26/9: Expressão em expansão
Aprender a parar hábitos e rotinas
corporais e permitir novas possibilidades e caminhos físicos de expressão.
Centraremos nossa atenção nos músculos do nosso corpo e especialmente naqueles
das costas, peito, ombros, braços e máscara.
27/9: Aquilo que está (em transformação)
Reconhecer o que está ocorrendo e permitir
que o fluxo de transformação esteja presente em todos os instantes de nossa
comunicação. Este dia o trabalho se centrará na escuta de nossos órgãos
internos e experiência líquida.
28/9: Sentido e determinação
Desenvolver o silêncio e a percepção, e
experimentar a determinação como qualidade física quando nos comunicamos.
Órgãos do sentido, pernas e pélvis serão o foco de
nossa atenção durante este dia.
Público alvo: Público
em geral interessado no desenvolvimento pessoal através do corpo e da
comunicação. Especialmente recomendado para todos aqueles profissionais que
dependem da comunicação para exercer seu trabalho: atores, músicos, cantores,
bailarinos, locutores, artistas visuais, professores, jornalistas,
publicitários, psicólogos, etc.
Este é
um trabalho que vem sendo realizado nos últimos
anos com artistas de distintas disciplinas (músicos, atores, performers, artistas visuais) e pessoas de
profissões diversas que buscam potenciar suas habilidades
comunicacionais.
|
|
|
Sandro Willig
De
família gaúcha e nascido no Reino Unido, conta com uma longa trajetória em
distintas disciplinas corporais bem como nas artes cênicas. Desenvolveu sua
formação com Toshiyuki Tanaka - JP (Sei Tai Ho), Lu Favoretto - BR (Cia. Oito
Nova Dança), Tica Lemos - BR (Cia. Nova Dança 4), Lorenza Di Calogero - NL (Win
Vandekeybus - Última Vez), Beatriz Fernandez - ES (Grinberg Method), Vered
Menasse - IS (Grinberg
Method), Kazuo Ohno -
JP, Phillipe Gaulier - FR, Marcel Marceau - FR, Célia Gouvêa - BR, José Fernando
de Azevedo - BR (Teatro de Narradores/EAD-USP), etc.
Em Porto Alegre, dirigiu o espetáculo João
Consorte (2006) num projeto do MinC/UFRGS, e participou de espetáculos
e performances junto a Fernanda Carvalho Leite, Paulo Guimarães, Vera Carvalho,
entre outros (2005 e 2006).
Desde 2008 trabalha entre Valência (Espanha) e Berlim (Alemanha),
onde ensina através do corpo artistas
(atores, músicos, artistas visuais, performers, etc) e público em geral a
desenvolver suas qualidades físicas e alcançar um estado de atenção e energia
mais sutil.
Método Grinberg
Método inovador de educação somática que
ensina a aumentar a energia e atenção através do movimento, da respiração, do
tato e de técnicas de descrição com o objetivo de alcançar um maior estado de
bem estar e liberdade.
Seguindo uma maneira
estruturada de aprender através do corpo, o Método ensina a estar atento a si e
a seu entorno, a parar hábitos automáticos limitantes, a dirigir a atenção da
mente ao corpo e a expandir e transformar nossa experiência da
realidade.
Seu fundador, Avi Grinberg (Israel), após uma
longa experiencia em distintas disciplinas corporais e métodos de
medicina tradicional de diversas culturas, cria a primeira escola do Método
Grinberg na Suíça. Atualmente segue orientando e formando centenas
de profissionais qualificados que exercem esta profissão em mais de 15 países
(Alemanha, Espanha, Áustria, Itália, Reino Unido, França, EUA, entre
outros).
|
|
|
Horários:
25/09
- 19h30 a 22h30
26
e 27/9 - 16h30 a 19h30
Local: Casa Cultural Tony Petzhold Av. Cristovão Colombo, 400 Porto
Alegre, RS
Investimento:
R$
180,00 (3 encontros de 3 horas totalizando 9h/a) R$ 75,00
(encontro avulso)
|
|
Dos dias 21/9 e 3/10 serão oferecidas análise
de pés e sessões individuais do Método Grinberg na Casa Cultural Tony
Petzhold.
Preço: R$ 100,00 (1
hora)
Para mais informação:
96197574 / 32689669 / 96567087
sanwillig@gmail.com
Bailarino da Raça Cia. de Dança ministra Workshop de Modern-Jazz, em Porto Alegre, neste final de semana
Bailarino propóe a desconstrução da técnica clássica.
O bailarino e
coreógrafo Augusto Carlos Souza, integrante da Raça Cia de Dança, de São
Paulo, ministra o Workshop de Modern-Jazz no próximo final de semana, em
Porto Alegre. Dirigidos a bailarinos com e sem experiência, os encontros ocorrem
na Tanguera Estúdio de Danza (Rua Comendador Coruja, 380, Floresta), em Porto
Alegre. As aulas ocorrem no próximo dia 27, sábado, das 14h30min às 16h, e no
domingo, 28, das 10h às 11h30min. O investimento total é de R$ 70,00.
Augusto Carlos define
o Modern-Jazz como um trabalho de desconstrução da técnica clássica, em que a
soma de movimentos com o swing e a sensualidade trazem o diferente na dança,
criando o estilo dentro da plasticidade de cada movimento. Tem como objetivo o
conhecimento da coordenação corporal.
Sobre Augusto
Carlos Souza
Formado em dança
clássica, teve como mestres: Toshi Kobayashy, Luis Arrieta, Nilson Soares,
Ismaél Guiser, Ivonice Satie, Ricardo Scheer, Roseli Rodrigues, dentre outros.
Como bailarino, trabalhou nas seguintes companhias: Cisne Negro, Raça Cia de
Dança e Ballet Guaíra. Além de professor, é coreógrafo e jurado dos festivais
mais importantes do Brasil. Seu vídeo-aula “Moder-Jazz”, já está na terceira
edição, contendo outros trabalhos como ballet clássico e contemporâneo.
Participou de vários programas de televisão, como, Raul Gil, na Record; Fausto
Silva, Xuxa, Criança Esperança, Show Amigos 1 e 2, pela Rede Globo. Já foi
premiado em vários festivais no Brasil. Em Joinville, fez abertura, como
convidado, por quatro anos consecutivos, com a Raça Cia de Dança, Enda Passo de
Arte entre outros, tendo atuado, também, na América do Sul (Assunção /Paraguay e
Buenos Ayres/Argentina). Atualmente, ministra aulas na escola da Raça Cia de
Dança.
SERVIÇO:
O quê:
Workshop de Modern-Jazz, com o bailarino e coreógrafo Augusto Carlos
Souza
Quando: Dia 27
de setembro de 2014, sábado, das 14h30min às 16h, e no domingo, 28, das 10h às
11h30min
Onde: Tanguera
Estúdio de Danza (Rua Comendador Coruja, 380, Floresta), em Porto
Alegre-RS
Quanto: R$
70,00
Informações e
inscrições: (51) 92772191 (Silvia)96757629 (Lísia)
PROGRAMA DE ESTUDOS EM
PERFORMANCE
A PERFORMANCE A
PARTIR DE MATERIAIS CULTURAIS
OFICINA COM
MICHELLE OUTRAM
A oficina irá possibilitar a exploração do uso de
materiais culturais na performace. Os participantes irão trabalhar em estreita
colaboração com Michelle e em pequenos grupos para explorar métodos de
estratificação dos conteúdos que trouxerem para a performance. Será criado um
trabalho multi-disciplinar com demonstrações curtas que serão compartilhadas
entre os participantes, explorando uma variedade de modos de presença, as
relações espaciais entre o performer e público, explorando nossa percepção sobre
conteúdos culturais.
Michelle desenvolve um trabalho combinando dança /
movimento, som, instalação e projeção de vídeo. Ela é licenciada em Estudos da
Performance pela Universidade de Sydney e foi professora na Edith Cowan
University, na Austrália. É radicada em Londres, onde desenvolve a maioria dos
seus trabalhos artísticos.
Data:
Sexta-feira 03 de outubro, das 18:30 as 21
horas.
Sábado e Domingo, dias 4 e 5 de outubro, das 10h as 17
horas.
Local:
Sala
209 – Usina do Gasômetro – Porto Alegre, RS.
Investimento :250 reais
Informações e inscrições:
FONE: 8052 0223
OFICINA CONTATO IMPROVISAÇÃO
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário