Oficinas Educação Somática e Contato Improvisação
COLUNA VERTEBRAL
DOIS OLHARES :
Vivência em Educação Somática e
Contato Improvisação
com Débora
Bolsanello & André Olmos
A vivência COLUNA
VERTEBRAL DOIS OLHARES, Débora Bolsanello propõe uma incursão as
técnicas de Educaçao Somática que enriquecem os diferentes níveis de escuta do
Contato Improvisação. Mais que um simples aquecimento, a aula de técnicas de
Educação Somática visa expandir o vocabulário gestual do participante através de
exercícios de consciência corporal que despertam todas as possibilidades de
movimentos simples e movimentos combinados da coluna vertebral : flexão,
extensão, inclinação, rotação. Exploraremos na prática os conceitos criados por
Débora Bolsanello : automicromobilizaçao, regência das cinturas
escapular-pélvica e circuito do movimento. André Olmos facilita
exercícios de Contato Improvisação em que, partindo deste corpo desperto em
suas sensações, consciente de sua autonomia e sensibilizado em sua escuta,
pesquisa as possbilidades de movimento da coluna e desta em relação com outro
corpo, as espirais no movimento e as suas
reverberações.
DATA:20,21 e 22 de março
2015
LOCAL : Casa Cultural Tony Petzhold
FORMADORES:
André
Olmos é formado em
psicologia pela Pontificia Universidade Católica do Rio grande do
Sul (PUCRS).
Facilitador do programa Travessia Jaguar na UNIPAZ-Sul. Bailarino, pesquisador
autônomo e professor de Contato Improvisação; promovedor e organizador de Jams e
eventos relacionados ao Contato Improvisação. Entende a dança de Contato
Improvisação enquanto uma prática corporal integrativa.
Débora
Bolsanello é
bacharel em antropologia pela Université de Montreal. Mestre em Dança pela
Université du Québec à Montréal, pós-graduou-se em Educação Somática pela mesma
universidade. É certificada professora de Autoreeducação Corporal pelo Centre
d’Étude et Recherche en Autorééducation Neuromusculaire e formada em Pilates
pelo Centre Pilates de Montreal. É a organizadora do livro EM PLENO CORPO:
Educação Somática, movimento e saúde (Editora Juruá, Curutiba, 2ª edição 2010).
Formou-se em Fisioterapia BioAntropológica em 2014.
Carga horária total: 21
horas
Certificação : O certificado da carga horária total de 21 horas é
concedido por correio eletrônico para as pessoas que participaram de todo o
evento.
CONTEÚDO :
A Educação Somática é um campo prático-teórico composto de diferentes métodos
de reeducaçao do movimento, iniciados na Europa e nos EUA desde o final do
século XIX.
O Contato Improvisação é
uma prática de dança nos Estados Unidos criada no final da década de 60 e início
de 70 por Steve Paxton dentro do contexto do movimento artistico conhecido como
Judson Church conciliando sua experiência com a dança moderna – foi aluno de
Merce Cunningham – com pesquisas com o Aikido. A
prática Contato Improvisação acontece a partir do diálogo entre os corpos em
relação e suas diversas possibilidades de movimento
e improvisação.
OBJETIVOS : Na vivência COLUNA
VERTEBRAL DOIS OLHARES propomos uma incursão a técnicas de Educaçao Somatica que
têm por objetivo enriquecer os diferentes niveis de escuta
do Contato Improvisação. Mais que um simples aquecimento, a aula de técnicas de
Educaçao Somatica visa expandir o vocabulario gestual do participante através de
exercicios de consciência corporal que despertam todas as possibilidades de
movimentos simples e movimentos combinados da coluna vertebral : flexão,
extensão, inclinação, rotação. Exploraremos na prática os conceitos criados por
Débora Bolsanello : automicromobilizaçao, regência das cinturas
escapular-pélvica e circuito do movimento. Aproveitando esta sensibilização e expansão
do corpo, no contexto do Contato Improvisação, pesquisaremos as possibilidades
da coluna enquanto ponto de contato e partida para a dança, as espirais no corpo
e suas reverberações.
DIDÁTICA:
. O
despertar da sensação: Débora Bolsanello
propõe um investimento na sensação do toque. Com o uso de
objetos auxiliares (bolas), o aluno é levado a massagear-se, relaxar tensoes musculares
excessivas, mobilizar fáscias, articulaçoese assim,
reativar seu sistema proprioceptivo. Em uma aula de Educaçao Somatica, o
professor nao é um modelo a ser copiado pelo aluno. Seus comandos verbais
estimulam o aluno a explorar seu proprio universo corporeo.: Desta forma,
investe-sena auto-pesquisa do movimento : no desenvolvimento do
auto-cuidado e na autonomia dos alunos. Objetiva-se a sustentabilidade do gesto
humano, ou seja, ensinar a pessoa a mover-se de maneira a diminuir seus sintomas
de dor ou prevenir recaida em habitos kinestésicos que geram
dor.
. O
corpo em Estado de dança: André Olmos propõe,
partindo deste corpo consciente e desperto em suas sensações e autonomia, elevar
o corpo a um estado de dança e pesquisar as possibilidades da coluna enquanto
ponto de contato e partida para a dança, o movimento em espiral e as suas
reverberações. O laboratório acontece a partir de exercícios solo e em duos que
guiarão os participantes ao experimento da dança enquanto uma ferramenta
integrativa. Para tanto serãoinvestigados temas como peso e contra peso,
encaixes do corpo e fluxos de energia
. A Jam enquanto campo
prático : a Jam é um espaço livre e aberto para a prática da improvisação em
dança e do Contato Improvisação. Não é necessário um guia ou facilitador. A Jam
acontece com os corpos que se fazem presentem e abertos para a dança. Portanto,
enquanto espaço de troca e relações a Jam se torna importante ferramenta para a
experimentação e integração dos conhecimentos adquiridos durante a Vivência
COLUNA VERTEBRAL DOIS OLHARES.
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