Foto: Cintia Bracht
O espetáculo integra o projeto BRASIL/ISRAEL que se constitui em um intercâmbio cultural na área da dança, onde três coreógrafos de Israel realizaram montagens no Brasil com três companhias profissionais brasileiras. Os Coreógrafos são: Ella Rothschild, Ofir Yudilevitch e Orly Portal, que atuaram com a Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea (Curitiba - PR), Entre Nós Coletivo de Criação (Natal - RN) e Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre (RS), respectivamente e concomitantemente. O projeto tem a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG, Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart e Consulado Geral de Israel em São Paulo.
“O Projeto Brasil/Israel de Dança é fruto de um investimento da direção da Cia Municipal de Dança que vem buscando estreitar contatos e parcerias com diversos coreógrafos, companhias e instituições artísticas do Brasil e Exterior. O projeto articulado pela diretora artística Paula Amazonas marca a primeira coprodução internacional, que já estreou em Tel Aviv, durante o mês de outubro, em dois dias de casa lotada e parte agora para a Alemanha em novembro”, destaca Airton Tomazzoni, Diretor Geral da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e Coordenador do Centro de Dança/SMC. A produção local é realizada pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.
A nova montagem “Brazil Beijo” trabalha a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos e se estabeleceu nas montanhas do Atlas - escravos que se tornaram uma fonte de orgulho e encontraram sua liberdade pela música e pela dança. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados por bailarinos geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.
O período de criação da obra aconteceu durante o mês setembro, nas cidades sedes das companhias brasileiras, nos dias 11 e 12 de outubro as companhias se apresentaram em Tel Aviv (Israel) e no dia 22 de outubro se encontram novamente para a turnê pela Alemanha com apresentações nas cidades alemãs de Karlsruhe (25/11) e Regensburg (27 e 28/11).
ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Ficha técnica:
Direção Geral : Airton Tomazzoni
Direção Artística: Paula Amazonas
Direção Técnica: Neca Machado
Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal
Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal
Técnico de luz: Maurício Rosa
Técnico de Som: Marcos Vaz
Vídeo: Fernando Muniz - Moov.art
Fotografia: Cíntia Bracht
Produção e Relações Públicas: Ilza do Canto
Elenco: Fernando Queiroz, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso, Victória Terragno.
Classificação etária: Livre
Duração: 45 minutos
Promoção: SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil)
Cooperação: Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra - ABABTG , Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart e Consulado Geral de Israel - São Paulo
Apoio: Hotel Continental Business, MOVA, Cíntia Bracht Fotografia em Cena, Casa de Cultura Mário Quintana
Produção local: Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre
Realização: Cia Municipal Dança de Porto Alegre
Serviço:
Data: 13 de novembro de 2018
Hora: 21h
Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
Classificação etária: Livre
Duração: 45 minutos
Ingressos: Na bilheteria do Teatro Renascença uma hora antes do espetáculo – Inteira: R$ 40,00 e Meia-Entrada R$ 20,00 (estudantes, idosos, classe artística e funcionários municipais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário