Coletivo Grupelho - Melhor Direção
O Coletivo Grupelho trabalha com experimentações performáticas em Porto Alegre desde 2016. Desenvolvendo pesquisa de corpo e sitespecific na rua com base na dança contemporânea e em explorações físicas e somáticas. De origens multidisciplinares (Psicologia, Teatro, Jornalismo, Artes Visuais, Dança, Licenciatura) as artistas têm em comum a formação do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, realizada em diferentes momentos na trajetória artística de cada uma. O coletivo é formado por Bruna Chiesa, Bruno da Rosa Cunha, Débora Poitevin, Janaína Ferrari, Roberta Fofonka. O interesse na performance, na dança e no movimento interliga o foco de pesquisa do grupo que, em maio de 2018, migrou para a sala de ensaios a fim de criar sua primeira produção cênica. O resultado de um ano de trabalho chama-se Tiger Balm Experimento Cênico.Bruna Chiesa (@anurb.izquierdo) é artista visual, dançarina, performer e estuda licenciatura em artes. Tem experiência com mediação artística, pesquisa gênero e apagamentos na arte contemporânea. Formou-se no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2016). É bailarina e diretora do @coletivogrupelho.
Bruno Cunha (@bicuiradark) é pesquisador em artes cênicas e dança. Formou-se em atuação pela escola de formação de atores da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e pelo Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2016). É bailarino e diretor do @coletivogrupelho.
Débora Poitevin (@deborapoitevin) é performer, psicóloga clínica e analista de Desenho Humano, bailarina e diretora do @coletivogrupelho. Também pesquisa Contato Improvisação e a confluência corpo-mente nesta prática. Formada pelo Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2016).
Janaína Ferrari (@pegamataecome) artista-atleta, performer, figurinista e dobradora de ar, graduada em dança. Pratica contato improvisação e quedas, tendo formação no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2015). É bailarina e diretora do @coletivogrupelho.
Roberta Fofonka (@rob_fon) é bailarina, performer e jornalista. Professora do projeto de arte-educação @movimento.sinergia, co-fundadora e professora dos festivais internacionais de contato improvisação @encuentrociperu e @tocif_bornholm. Tem formação pelo Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (2015). Dança e dirige no @coletivogrupelho.
Tiger Balm - Melhor Espetáculo
Tiger Balm Experimento Cênico traz para o corpo a reflexão acerca dos modos de produção deste tempo. Elaborado através de propostas físicas e práticas de exaustão como gatilho criativo, o espetáculo busca transparecer os limites de um corpo enquanto ele mesmo reflexo de um sistema producente. Como consequência, foi preciso transpor as barreiras da pesquisa cênica para questionar o seu próprio funcionamento de trabalho enquanto coletivo artístico, atrás das horizontalidades possíveis. De dentro para fora, do maquinário à lavoura, do escritório à educação somática, o grupo busca revelar os desdobramentos que passam pelo corpo individual e coletivo nas engrenagens do capital. Soma-se a isso o encadeamento de hierarquias, o acúmulo de bens, o mérito a serviço da ideia de progresso que fazem parte da vida de cada pessoa. Enquanto as formigas trabalham a cigarra canta, moral da história: os preguiçosos colhem o que merecem. Um convite às questões da realidade, como todo ato poético.Ficha técnica:
Direção: Coletivo Grupelho Elenco: Bruna Chiesa, Bruno Cunha, Débora Poitevin, Janaína Ferrari e Roberta Fofonka Figurino: Graça Ferrari Som: Henrique Fagundes Iluminação: Iassanã Martins Produção: Arthur Serpa
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