A Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) - Centro de Dança comemora o lançamento do Edital para gestão das Escolas Preparatórias, a Companhia Jovem de Dança e a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, uma conquista reivindicada há décadas pela classe da dança da capital gaúcha que levará a dança aos alunos da rede municipal.
O edital R$ 1,350 milhão pretende alcançar 450 estudantes - do 1º ao 9º ano - das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Será selecionada uma organização da sociedade civil (OSC), para firmar Termo de Colaboração com as secretarias municipais da Educação e de Cultura e Economia Criativa.
As inscrições estão abertas até o dia 05 de agosto para apresentação de propostas (somente para OSCs).
Conheça o Edital Completo no Dopa do dia 06 de julho de 2022. https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4438_ce_20220706_executivo.pdf
O edital é destinado à OSCs para a administração e gerenciamento de Escolas Preparatórias de dança, a Companhia Jovem de Dança e da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, com contratação de profissionais e serviços para o desenvolvimento de aulas, ensaios, apresentações didáticas, atividades educativas, artísticas e de formação.
O projeto amplia a diversidade de linguagens e expressões de dança nas escolas, que incluem balé, danças folclóricas, danças urbanas, jazz, flamenco, dança contemporânea, danças de salão, entre outras.
Para o coordenador de dança da SMC Airton Tomazzoni o projeto é um investimento na transformação de crianças e jovens por meio da dança: "A valorização dessa arte beneficia todo o segmento. Um estudante que vivencia a dança poderá ter uma oportunidade profissional, mas independente disso será um apreciador que sabe e valoriza a dança produzida na nossa cidade".
Projetos - As Escolas Preparatórias de Dança (EPD) foram criadas em 2014 e integram o projeto da Companhia Municipal de Dança, em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura e Economia Criativa. A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre atua desde 2014, quando foi criada como projeto-piloto e seus professores, bailarinos e coreógrafos profissionais atuam de forma integrada também nas Escolas Preparatórias de Dança, na Companhia Jovem de Dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário