PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

AÇORIANOS 2025

7 de maio de 2025

Centro de Dança abre o ciclo Oficinas no Paraíso com Butoh

        O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre abre inscrições para a oficina VESTÍGIOS DO TEMPO - encontro com o Butoh, com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, abrindo o CICLO OFICINAS NO PARAÍSO.

As inscrições são gratuitas e vão até 15 de maio de 2025.

foto: Takanori Kawahara

        Será um dia de oficina: na quarta-feira dia 21 de maio, das 13h30 às 17h30, no Solar Paraíso (travessa Paraíso nº71). O trabalho é aberto a pessoas com ou sem experiência em dança interessadas em Butoh.

        O encontro Vestígios do Tempo está centrado nas memórias evocadas na busca pelo sensível e pelo espaço e silêncio imersos em estados de presença. É uma dança viva em pequenas partículas que se agigantam, que se transformam e desaparecem, celebrando a importância de tocar a essência daquilo que foi e do que está por vir. Ao longo da tarde, Ana e Nishiyama entremearão teoria e prática.

"É importante encontrar uma dança que te mova hoje, por menor que seja. Ela não vem depois de algum exercício especial. Começa com o que você sente agora. E é nesse instante, não amanhã”. 

        A dupla de dançarinos, pioneira no ensino da modalidade em Porto Alegre, volta do Japão com seus corpos marcado por lugares, pelas estações, pelos encontros diários no Kazuo Ohno Dance Studio com Etsuko san na criação do novo trabalho, e principalmente, pela vontade de compartilhar as tantas vivências e experiências acumuladas nessa nova imersão de butoh, dança onde o corpo é movido pela interioridade de cada pessoa.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:
- ser maior de 15 anos;
- preencher o formulário de inscrição on-line;

VAGAS: 15 alunes e 10 suplentes.

INSCRIÇÃO:
Acesse o link abaixo e faça a sua inscrição gratuita:
https://forms.gle/mdnNhDXGTQJcvfer7

CRONOGRAMA:
até 15 de maio - Inscrições
19 de maio - Divulgação de seleção
21 de maio - das 13h30 às 17h30 - Oficina

Mais informações pelo e-mail: dancasmc@gmail.com

foto: Takanori Kawahara

SOBRE BUTOH 

Para o mestre Yoshito Ohno, Butoh é dançar a existência e estar em contato direto com o mundo a nossa volta: as violências, as tragédias. Dançar Butoh é também encontrar a humanidade naquele que dança, "se revelando como uma flor, como a natureza e seus ciclos". No Butoh de Yoshito Ohno se encontra o silêncio e se percebe o corpo criando e trazendo lugares e memórias à tona — se faz muito menos externamente. Os pés encontrando o chão marcam o tempo e trilham histórias milenares, no contato de cada partícula de pele com cada milímetro de solo. 

SOBRE ANA MEDEIROS 

É bailarina com formação em dança moderna na Martha Graham School of Contemporary Dance. Viveu por 23 em Nova York e já apresentou seus trabalhos em países como França, Holanda, Estados Unidos, Japão e Brasil. Em janeiro de 2015, inicia seu projeto de pesquisa e estudo do Butoh com Yoshito  Ohno, filho de Kazuo Ohno, no Kazuo Ohno Dance Studio em Yokohama, Japão. Hoje o seu trabalho é voltado à prática desta vertente, tendo realizado cinco residências com Yoshito sensei. Em nove anos de atividades com a modalidade em Porto Alegre, mantém uma programação ativa de aulas, workshops, espetáculos e intervenções artísticas. 

SOBRE HIROSHI NISHIYAMA 

É natural de Osaka, Japão. Em 1990, a pedido de Kazuo Ohno, se muda para Yokohama, onde passa a estudar butoh. Por 20 anos, foi aluno de Kazuo, frequentando o Kazuo Ohno Dance Studio e participando das aulas com Yoshito Ohno. Em 2016, vem ao Brasil pela primeira vez para dançar o espetáculo “Caminhos pelos Quais” com Ana Medeiros. Após outras passagens pelo Brasil, muda-se definitivamente para Porto Alegre (RS). Ainda em colaboração com Ana, cria e dança os espetáculos "A Música Não Tocada" e "O Sussurrar da Cigarra". Hoje é professor de butoh ao lado de Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário