PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA
PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA
REGULAMENTO COMPLETO
Inscrição Açorianos 2024
30 de dezembro de 2010
Verão Dançante 2011 no Centro de Arte de Porto Alegre
Clube do Professor Gaúcho
Av. Guaíba nº 12060 – Ipanema
VERÃO DANÇANTE 2011 – DE 03 A 27 DE JANEIRO
Confirme sua inscrição pelo e-mail: centrodeartepoa@hotmail.com
fones: 3029-0977 / 9178-6978
*Aulas por semana, quinzena e mês
2ª e 4ª
Jazz Infantil - das 16h às 17h (Igor Zorzela)
Jazz Juvenil - das 17h às 18h (Igor Zorzela)
Dança de Rua - das 18h às 19h (Carlos Neto)
Free Dance - das 19h15min às 20h (Rodrigo Garbin / Aldo Gonçalves)
Dança de Salão - das 20h30min às 21h30min (Rodrigo Garbin)
3ª e 5ª
Dança Contemporânea baby (até 8 anos) - das 10h às 10h45 (Rodrigo Garbin)
Free Dance - das 10h45min às 11h30min (Rodrigo Garbin)
Ballet Infantil - das 16h às 17h (Pâmela dos Santos)
Ballet Juvenil - das 17h às 18h (Luiza Moré)
Ballet Adulto Iniciante - das 18h15min às 19h15min (Luiza Moré)
Jazz Adulto Iniciante - das 19h30min às 20h30min (Pâmela dos Santos)
Jazz Adulto - das 20h30min às 21h30min (Aldo Gonçalves)
Intensivo de Dança arábe - Verão 2011
1) Cia de Arte (Andradas, 1780 - Centro - PoA).
Sábado das 14h ás 15h- Dança Cigana
Sábado das 15h ás 16h- Dança do Ventre (Básico I e II)
Sábado das 16h às 17h- Dança do Ventre e Fusão
Segunda e Quarta das 18h ás 19h- Dança Cigana
Modalidade Dança do Ventre (básico I e II), Dança do Ventre e Fusão.
1X por semana - R$ 50,00
2X por semana - R$ 65,00
3X por semana - R$ 80,00
Horário Livre: R$ 130,00
Modalidade Dança Cigana
1X por semana - R$ 50,00
2X por semana - R$ 65,00
3X por semana - R$ 80,00
Horário Livre: R$ 130,00
2) Centro Flor de Lótus (Cel. Fernando Machado, 657 - Centro - PoA).
Segunda e Quarta das 15h às 16h- Dança Cigana
Modalidade Dança do Ventre (básico I e II)
1X por semana - R$ 50,00
2X por semana - R$ 70,00
3X por semana - R$ 90,00
Modalidade Dança Cigana
1X por semana - R$ 50,00
2X por semana - R$ 70,00
3X por semana - R$ 90,00
3) Escola de Arte Al Shams (Av. Getúlio Vargas, 374 - Menino Deus - PoA).
Sábado das 11h ás 12:30- Dança do Ventre e Fusões
Modalidade Dança do Ventre e Fusões
1X por semana (1h30min de aula) - R$ 75,00
4) Casa Z – Cultura e Dança Cigana (Lima e Silva, 163 – Novo Hamburgo).
Sexta das 18h ás 19:30- Dança do Ventre
Modalidade Dança do Ventre
1X por semana (1h30min de aula) - R$ 75,00
INFORMAÇÕES: (051) 9108.0402 com Gina Vitola
23 de dezembro de 2010
Selecionados para a Mostra de Dança de Verão 2011
No período de 27 a 30 de dezembro estaremos enviando a planilha com os horários de ensaios e ordem de apresentação.
Como nas edições anteriores, os ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro de Dança (Avenida Érico Veríssimo, 307) no período de 28 a 30 de dezembro das 9h às 12 e das 14h às 17h e a partir do dia 3 de janeiro no mesmo horário.
Dia 6 - quinta-feira
Grupos e coreografia
My house (Adriano Oliveira) - Mais que palavras
Escola Aline Rosa - Amantes da vida
Escola Aline Rosa - Rita: do Hippie ao Rock
Restinga Crews - Natural
Gina Vitola - Fusão arábe, flamenco e cigano
Ballet Gisele Chagas - O mundo é um moinho
Laboratório da Dança - Solace
Laboratório da Dança - Duo
Grupo Experimental do Curso de Dança da ULBRA - Intenções e acasos
Omodua - Guerreiras
Alunos do Curso de Graduação em Dança da UERGS - Fatores comuns
Fernanda Santos - Depois do baile
Centro de Arte de Porto Alegre - Cisne Negro
Centro de Dança e Cultura Criativus - Salsando
Ballet Gisele Chagas - Shadow
Centro de Arte de Porto Alegre - Show street
Maria Cristina Futuro - Luz e som
Dia 7 - sexta-feira
Grupos e coreografia
Thaís Petzhold - Flor
Alessandro Rivellino - Experimento aleatório
Luciana Paludo - Argumento para o espaço
Clube da Dança - Samba de todos os estilos
Restinga Crews - Viajando no som
Stravagance - Freestyle e algo mais
Ballet Gisele Chagas - Brega
Cia H - Se é hora de partir, porque eu fico?
Escola de Arte e Dança Mahaila Adma - Casa de noca
Escola de arte e Dança Mahaila Adma - Faddah
Escola de Arte e Dança Mahaila Adma - Sabor
Raisa Torterola - Resta-me
Palco e Cia - La paix - pas de deux do Ballet Coppélia
Ânima Cia de Dança - Trio extraído da obra "De um a cinco"
Grupo Cigano Explode Coração - Juerga Cigana
Dia 8 - sábado
Grupos e coreografia
Escola Aline Rosa - Vivendo o momento
Studio Paulo Pinheiro - Perigo
Studio Paulo Pinheiro - Em paz na gafieira
Arlety Patricio - Pout- Pourri Tango/Milonga
Clube da Dança - Zurk
Levy Fernandes e Cecília Rodrigues - Alter Ego - Libertango de Astor Piazzolla
Restinga Crews - Samboying
Stravagance - Meus estilos
Stravagance - Street Styles
Expressão de Rua - Frenetic Style
Natasha Siqueira e Gilson Petrillo - Tango
Laços Dança de Salão Contemporânea - Foto de amigos
Ballet Gisele Chagas - Pop
Laboratório da Dança - Jogo de improviso
Miguel Sisto - Coletor
Adriana Neves - Cristais de Neve
Leonardo Dias - Ni
Centro de Arte de Porto Alegre - Moulin Rouge
Centro de Arte de Porto Alegre - Êmbolo
Cnetro de Arte de Porto Alegre - Pink Panther
16 de dezembro de 2010
15 de dezembro de 2010
Aulas em 2011 na Casa de Tango
para intensivos de Jan. e Fev. (Tango e D. Salão - nível iniciante)
TANGO
Iniciantes:
Profs. Arlety Patrício e Dorgel Silva
Segunda e Quarta, 19h
Terça e Quinta, 21h
Sábado, 14h (somente em pares, inscrições até 31/12 c/ desconto ou 07/01 s/ desc.)
Intermédio:Segunda e Quarta, 20h
DANÇA DE SALÃO
Prof. Marcelo Simões
(salsa, samba, bolero, forró e soltinho..)
Iniciantes: Terça e Quinta, 19h e 20h
SALSA
Prof. Alexandre Santos
Sexta, 18:30
SAMBA DE GAFIEIRA
Prof. Alexandre Santos
Samba, 19:30
GINÁSTICA ORIENTAL
Prof. Tabaré Reynoso
Terças e Quintas, 8:15
BALLET ADULTO
Prof. Luciane Soares
Sábados, 10h às 11:30
DANÇA DE SALÃO e FANDANGO
Prof. Ernesto Brugnera
Segundas, 21h às 22:30(início em 03/01)
RUEDA DE CASINOP
rof. Guilherme Biegler
Sábados, 17h (inscrições até 07/01, início 08/01)
Evento: Milonga de las Morochas - Dia 29/01 - 21h
Baile de Tango com música ao vivo, típica «Tinta Roja» e Apresentações de Tango
Ingressos Antecipados* até 20/01 R$ 25,00 após, se houver R$ 30,00*Reservas limitadas, garanta o seu ingresso!!
Local: Andradas, 812 - 2 andar - Centro Histórico - Inf. 3022.6590
http://www.casadetangodesdelalma.blogspot.com/
10 de dezembro de 2010
Abertas as inscrições para a 17ª Mostra de Dança de Verão
Para efetivar sua inscrição, preencha a ficha e entregue no Centro de Dança da SMC (Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus) ou envie para o e-mail centrodedanca@smc.prefpoa.com.br acompanhada de foto com 300 DPIs de definição e o crédito do fotógrafo. Solicite a ficha de inscrição pelo e-mail do Centro de Dança.
A falta das informações solicitadas na ficha de inscrição ou a não-adequação às exigências do evento implicam na automática eliminação da seleção. Os trabalhos selecionados que não puderem se apresentar na data indicada quando do preenchimento da ficha de inscrição, ficarão de fora da programação.
O encerramento das inscrições será no dia 20 de dezembro e a divulgação do resultado será no dia 23 de dezembro.
Mais informações: 3289-8065 / centrodedanca@smc.prefpoa.com.br / cdancasmc.blogspot.com
Última apresentação do espetáculo "Chão" em 2010
8 de dezembro de 2010
I Congresso Brasileiro de Dança Moderna
Uma oportunidade única para os bailarinos e professores de estarem em contato com professores referência das três mais importantes técnicas da Dança Moderna mundial - e base para a Dança Contemporânea - Técnicas de Martha Graham, de Lester Horton e de José Limón. Professores altamente qualificados que lecionam nas mais importantes instituições em Nova York - Martha Graham School of Contemporary Dance, Alvin Ailey American Dance Center e Limón Institute.
Para saber mais acesse o site: http://www.congressodancamoderna.com.br/
7 de dezembro de 2010
Ballet Vera Bublitz apresenta: "A bela adormecida e princesas convidadas"
Quanto mais tentei entender a razão pela qual essas histórias têm tanto êxito no enriquecimento da vida interior da criança, mais me dei conta de que esses contos, num sentido bem mais profundo do que qualquer outro material de leitura, começam no ponto em que a criança efetivamente se acha em seu psicológico e emocional. Falam de suas graves pressões interiores de um modo que ela inconscientemente compreende e, sem menosprezar as lutas íntimas mais sérias que o crescimento pressupõe, oferecem exemplos tanto de soluções temporárias quanto permanentes para dificuldades prementes.
(Bruno Bettelheim)
Data: Dias 11 e 12 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Teatro do SESI/FIERGS
INGRESSOS
Platéia baixa - R$ 90,00
Platéia alta - R$ 80,00
Mezanino - R$ 60,00
À VENDA
Escolas da Corte Real, 227 e Lucas de Oliveira, 157
Horário: 8h às 19h
Teatro do SESI – dias 10, 11 e 12/12
Horário: 10h às 18h30
FICHA TÉCNICA
Direção Geral - Vera Bublitz
Direção Artística e Coreográfica – Carlla Bublitz
Assistente de Direção – Rosane Novôa Barbosa e Giane Teixeira
Direção de Palco e Cenários – Liliane Mata
Assistente Técnico – Wilma Santos
Confecção de Adereços – Lúcia Barbosa
Confecção de Figurinos – Benta Fernandez, Edite Oliveira, Zerley Antunes
Elenco – 400 participantes
Curso intensivo de Dança contemporânea com Eva Schul
Workshop de Dança Contemporânea "o fazer diário" com Andrea Spolaor
Local: Sala 209 da Usina do Gasômetro
Data: 13 a 17 de dezembro
Hora: 14 as 15h 30
Investimento: R$ 100,00 para os cinco dias
R$ 25,00 aula avulsa
deiaspolaor@yahoo.com.br
6 de dezembro de 2010
6º Criação Dança do Curso de Licenciatura em Dança da ULBRA Canoas
Grupo Experimental de Dança estreia com sucesso
O fim de semana foi de estreia para o Grupo Experimental de Dança da Cidade. Mais de 800 pessoas assistiram ao espetáculo infantil Faz de Conta Que e à montagem adulta Pulp Dances no Teatro Renascença. Na presença do Prefeito José Fortunatti, que pretigiou o evento no sábado, os 18 bailarinos do Grupo apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante as aulas na Escola Livre de Dança. O Grupo Experimental e a Escola Livre de Dança são projetos realizados pelo Centro de Dança da SMC desde 2007.
Ainda na sexta-feira, foi realizado um ensaio aberto dirigido a escolas públicas de Porto Alegre. O evento contou com a participação intensa das crianças, que subiram ao palco para dançar com os bailarinos ao final do espetáculo.
3 de dezembro de 2010
HOJE, Grupo Experimental de Dança apresenta o infantil "Faz de conta que"
Faz de conta que, investe na invenção e no imaginário para construir um espetáculo recheado de humor e poesia. No palco, um grupo de bailarinos cujo desafio é fazer dança para crianças, tentando escapar de clichês, investindo na aventura de redescobrir como brincar com movimentos e imagens. A direção é de Airton Tomazzoni.
O processo de criação contou ainda com uma atividade inédita. A cenografia e adereços do espetáculo foram produzidos pelo próprio elenco junto com a cenógrafa e diretora de arte Maíra Coelho, em uma oficina que ensinou diversas técnicas elaboração de objetos a partir de material reciclável. Além disso, a montagem de Faz de conta que abriu espaço para novos criadores na área musical e do figurino.
No elenco Aline Brustolin, Alessandro Rivelino, Andréa Lopez, Andréia Lucchina, Carol Laner, Diego Esteves, Fernanda Bertoncello, Iandra Cattani, Juliana Rutkowski, Juliana Vicari, Kalisy Cabeda, Lara Dias, Laura Rosa, Leonardo D. Jorgelew, Marilei Rocha, Raquel Purper, Tainá Borges e Viviana Schames.
29 de novembro de 2010
Grupo Experimental estreia duas novas montagens no próximo fim de semana
Como resultado do trabalho de formação de criadores e intérpretes de dança, o Grupo Experimental de Dança da Cidade produziu o espetáculo infantil Faz de conta que e a performance Pulp Dances. As montagens fazem únicas apresentações nos dias 4 e 5 de dezembro, respectivamente às 16 e 21h, no Teatro Renascença, com entrada franca. A realização é do Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Informações 32898065 – centrodedanca@smc.prefpoa.com.br .
A primeira encenação para o público infantil, Faz de conta que, investe na invenção e no imaginário para construir um espetáculo recheado de humor e poesia. No palco um grupo de bailarinos que tenta enfrentar o desafio de fazer dança para crianças, tentando escapar de clichês, investindo na aventura de redescobrir como brincar com movimentos e imagens. A direção é de Airton Tomazzoni.
Pulp Dances mergulha no universo do cineasta americano Quentin Tarantino, autor de filmes como Cães de Aluguel, Kill Bill e Pulp Fiction. A proposta foi de resgatar o universo “pulp”, adjetivo usado para designar a literatura de qualidade duvidosa e com enredos considerados absurdos, destinados ao entretenimento rápido. Assim, as coreografias revisitam personagens, situações e referências, presentes na obra cinematográfica de Tarantino, não para “ilustrar” em dança, mas para jogar e reinventar sentidos coreográficos para os elementos recorrentes como violência, vingança, solidão, ironia, injustiça, coragem, medo e sarcasmo.
Participam das montagens 18 bailarinos e bailarinas que desde abril freqüentam as aulas do projeto do Grupo Experimental de Dança. O programa de aulas é diário, de segundas a sextas, pelas manhãs e incluíram aulas de dança moderna, dança contemporânea, ballet, Axis Sillabys, Sistema Laban/Bartenieff, bem como laboratórios de criação, seminários teóricos e sessões de vídeos comentadas. No corpo docente, participaram consagrados professores como Eva Schul, Alexandre Rittman, Didi Pedone, Andréa Spolaor, Bia Diamante, bem como ex-alunos do próprio Grupo que retornaram de sua formação no exterior, como Douglas Jung e Juliana Vicari.
O projeto do Grupo Experimental de Dança teve início em 2007 e mais de cem alunos já passaram pelo programa. No primeiro ano, os alunos criaram o exitoso espetáculo Follias Fellinianas. Em 2008, duas novas produções estiveram nos palcos: Eu me faço simples por você e Ou algo assim que me intrigue. “O projeto vem atingindo seus objetivos e fomentando a prática diária em dança, uma formação integrada e a vivência no palco como intérpretes” destaca o diretor do Centro de Dança e idealizador do projeto, Airton Tomazzoni. Segundo ele, muitos alunos oriundos do projeto têm integrado o elenco de outras companhias da cidade, criado seus próprios trabalhos coreográficos ou dando continuidade à sua formação em escolas de dança na Áustria e Alemanha.
26 de novembro de 2010
Convocatória para seleção - Espetáculo de dança
Convidamos para audição de formação de elenco de apoio bailarinos, bailarinas, atores e atrizes (adultos) que queiram integrar a esta obra e que tenham disponibilidade de participarem dos ensaios no cronograma previsto pela produção, nos meses de janeiro e fevereiro. Esta obra será apresentada no período de 15 a 25 de março de 2011 no Grande Hall do Santander Cultural (Porto Alegre).
A ajuda de custo desta participação será comunicado após o resultado da audição.
Data da audição: 13 de dezembro de 2010 das 13h às 16h no Grande Hall do Santander Cultural (Porto Alegrete). Pedimos que os participantes estejam com roupas adequadas para movimentação corporal.
Informações:
e-mail: gedaciadedanca@gmail.com
fones: (51) 96763775
Atenciosamente
GEDA Cia de Dança
http://gedaciadedanca.blogspot.com
Tablado Andaluz
Curso Danças Sagradas
Estão todos convidados para as últimas quatro aulas do ano, sendo que a última será um sarau de encerramento!Quem já dançou na ACF, está especialmente convidado! Favor divulgar a todos... (para ver divulgação, abrir anexo)
Venham conhecer essas danças que falam das nossas origens e nos fazem redescobrir o contato com o outro, com nós mesmos e o transcendente.
Proposta: Abrir uma possibilidade de experiência onde Danças Circulares Sagradas oriundas de diversas partes do mundo serão dançadas, em conjunto, buscando uma celebração da vida através do movimento e da meditação em movimento.
Proponente: Alessandro Rivellino Oliveira de Borba. Graduado em Educação Física pela UFRGS; faz parte do grupo "Guardiães do Amanhã", é facilitador do "Jaguar" e do "Ir Além", ambos cursos vinculados à UNIPAZ-SUL; Reikiano; fez cursos de danças com Janete Barcellos e Elen Brack e trabalha facilitando grupos de dança desde 2008.
24 de novembro de 2010
V Encontro de Arte de Matriz Africana
Panorama de Arte Negra
De 6 a 12 de dezembro de 2010
O ator Rodrigo dos Santos (o Noronha, da novela “Passione”, da TV Globo) é uma das presenças confirmadas no V ENCONTRO DE ARTE DE MATRIZ AFRICANA, que se realizará em diversos teatros de Porto Alegre, entre os dias 6 e 12 de dezembro próximo. Rodrigo é atração do espetáculo “Orirê – Saga de um herói que confrontou a morte”, um dos espetáculos que integram a programação do evento. A peça conta a história de um homem, desde a sua construção, do barro, ainda antes de nascer. Ao atingir a idade adulta ele decide partir para o mundo no intuito de conhecer outras culturas e povos.
Organizado pelo Caixa-Preta, o Encontro de Arte de Matriz Africana é uma celebração à brasilidade, marcada pela afirmação das múltiplas identidades populares e das tendências contemporâneas de companhias de teatro e dança negras no Brasil. Visa a promover uma aproximação entre as diversas modalidades artísticas de matriz africana: teatro, dança, artes plásticas e cinema do Rio Grande do Sul e do Brasil, possibilitando a troca de experiências, pesquisas estéticas e conhecimentos, ocupando espaços tradicionais dedicados as artes cênicas. Desde sua primeira edição, o Encontro tem a curadoria de Jessé Oliveira, diretor do Grupo Caixa-Preta, responsável pela concepção e coordenação do evento.
O Encontro de Arte de Matriz Africana, realizado ininterruptamente desde 2006, tem se firmado no calendário cultural da cidade de Porto Alegre, trazendo uma reflexão sobre o momento atual da arte negra e da diversidade cultural brasileira. Este ano, o Encontro foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Festivais de Artes Cênicas.
Além de Orirê, nesta edição estarão presentes os seguintes espetáculos: Os Sete Ventos (09), O Cheiro da Feijoada (12), do Rio de Janeiro; Ponto Riscado (11), de Belo Horizonte; Negro de Estimação (08), de Recife; O Samba do Crioulo Doido (09), de São Paulo, junto aos espetáculos gaúchos Chão (10), Dois Nós na Noite (12), E Se África (11), Minas de Conceição Evaristo (10), Negrinho do Pastoreio (11) e performances circenses com Eder e Débora Rodrigues (9, 10 e 11). Também serão realizadas oficinas com Gil Amâncio (BH), Carmen Luz (RJ) e Edson Cardoso (DF) e debates com Julio Moracen (Cuba), Ângelo Flávio e Evani Tavares (Salvador), Cuti e Maria Gal (SP), Cidinha da Silva (RJ), Wagner Carvalho (Berlin), e Cristiane Sobral (DF).
Ainda está prevista a estréia de Dois Nós na Noite, de Cuti, com o Grupo Caixa-Preta, interpretação de Adriana Rodrigues e participação especial de Márcio Oliveira e direção de Jessé Oliveira. Durante o Encontro será lançada a Revista Matriz, dedicada às artes de performance afro-brasileiras com artigos e ensaios dos mais importes investigadores da arte negra contemporânea.
Todas as atividades artísticas são gratuitas para o público nos seguintes locais: Teatro de Arena, Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreyra e Teatro de Câmara Túlio Piva.
OFICINAS
Outra novidade: já estão abertas as inscrições para as oficinas do V Encontro de Arte de Matriz Africana. Serão duas as ofertas: uma de Trilha Sonora, coordenada pelo músico, ator, educador e diretor artístico Gil Amâncio (dias 08 e 09 de dezembro, no CMC) e uma de dança com a bailarina e coreógrafa Carmem Luz (dias 09 e 10 de dezembro, Sala Álvaro Moreyra). Serão disponibilizadas 20 vagas por oficina. Os interessados devem remeter inscrição com currículo para o e-mail http://www.iagentemail.com.br/IMI-click2.php?idc=1800916&ida=17619&idl=87466&em=dG9tYXp6b25pQHNtYy5wcmVmcG9hLmNvbS5icg==
Ficha Técnica
Realização: Grupo Caixa-Preta e Associação dos Amigos do Teatro de Arena
Financiamento: FUNARTE
Parcerias: Associação dos Amigos do Teatro de Arena - Teatro de Arena - CAC – Coord. de Artes Cênicas / Secretaria Municipal da Cultura Porto Alegre - Xirê – Jogodedança - Africanamente
Coprodução: Yahya Produções Artísticas
Coordenação geral e curadoria: Jessé Oliveira
Coordenação de produção: Nina Fola
Coordenação dos debates: Vera Lopes
Coordenação de recepção: Josiane Acosta
Logística de espaços: Adriana Rodrigues
Organização de oficinas e palcos: Robson Duarte
Técnica: Miguel Tamarajó (Jacka) - Paulo Rodriguez
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu
Contatos com a produção: (51) 9993.2445 (Nina) ou 8405.7964 (Jessé)
http://artematrizafricana.blogspot.com
http://grupocaixa-preta.blogspot.com
23 de novembro de 2010
Mostra de dança de grupos convidados da
Sala 209 da Usina do Gasômetro
Últimas apresentações
Sábado e Domingo 27 e 28 de Novembro às 20h
Sala 209 da Usina do Gasômetro
(acesso pelo térreo após a Galeria dos Arcos à esquerda)
Ingressos: R$ 15,00 (R$ 8,00 para artistas, idosos, estudantes e assinantes do Jornal Correio do Povo)
Realização: GrupoTATO e Coletivo de Dança da Sala 209
Apoio: Eduardo Severino Cia de Dança, Jornal Correio do Povo, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Porto Alegre
A Sala 209 da Usina do Gasômetro têm se firmado nos últimos anos como a sala pública de dança da cidade de Porto Alegre. Junto ao projeto Usina das Artes a 209 é gestada pelo GrupoTATO, com direção de Fernanda Carvalho Leite, e pela Eduardo Severino Cia de Dança, dele e Luciano Tavares. Com eles agregou-se um coletivo de grupos e artistas independentes que em colaboração promovem constantemente atividades como aulas de dança contemporânea em variadas técnicas, contato improvisação, ballet, jams, mostras, espetáculos, debates alem de ensaios e reuniões com pauta em torno do desenvolvimento político da classe. O coletivo foi agraciado com o IV Prêmio Joaquim Felizardo que homenageia os destaques da cultura em Porto Alegre.
A mostra será formada por coreografias curtas e a cada dia terá um programa diferente.
Grupos e artistas convidados: Ânima Cia de Dança (Eva Shul), Xirê Jogo de dança, (Robson Duarte), Mimese cia de dança-coisa (Luciana Paludo); Grupo de Risco (Cibele Sastre), Studio Moema (Lindon Shimizu), Letícia Paranhos (n Amostra), Julia Lüdke, Luiza Moraes, Lícia Arosteguy, Andrea Spolaor, Alessandro Rivellino, Bibiana Altenbernd, Luciana Hoppe, Carla Vendramin e Gabriela Santos.
Programa 27 e 28/11:
- 2n Amostra (dia 27/11) - (n Amostra Companhia Contemporânea, de Letícia Paranhos) - Experimento artístico inspirado na banda de rock Radiohead, em que a a abertura ao inesperado é caracetrística inerente à proposta criativa. 11min
- Tudo aquilo que aconteceu agora (Alessandro Rivellino)
- De um a cinco – Trio (Ânima Cia de dança. Coreografia Eva Shul. Com Julia Ludke, Luiza Moraes e Licia Arosteguy.) Cinco enfoques relacionais, sendo que nesta releitura do trio original tratremos da relação de amizade.
- Solo de Panos (Ânima cia de Dança. Coreografia Eva Shul)
- De um a cinco - Solo. (Ânima Cia de dança. Coreografia Eva Shul. Com Viviane Lencina.) Cinco enfoques relacionais, sendo que nesta releitura do solo original tratremos da relação à só.
- Reflexos (Ânima Cia de dança. Coreografia Eva Shul) 11 min.
- Estado das coisas (Luciana Paludo). 10 min.
- Catch (Ânima cia de Dança. Coreografia Eva Shul)
- Slide (dia 28/11) (Grupo de dança Karin Ruschel. Coreografia Gabriela Santos)
- Perhaps (dia 28/11) (Grupo de dança Karin Ruschel. Coreografia Gabriela Santos
Foto em anexo: Lícia Arosteguy / Divulgação
22 de novembro de 2010
Fora de nós
Através do olhar de individualidades desmanchadas, o espectador é convidado a revisitar os espaços urbanos.
O efêmero propõe um encontro sensorial, que desvela o cotidiano de uma sociedade de múltiplas identidades.
Dias 18, 19 / 21, 22 e 23 de Novembro às 20hdia 23, às 12h30 e 16h30
Sala Qorpo Santo - Campus Central da UFRGS
vídeo de divulgação:
http://www.youtube.com/watch?v=DmZ1U-JH_ww
Direção: Kalisy Cabeda
Dramaturgia: Mirah Laline
Estágio de Montagem II de Kalisy Cabeda e Estágio de Atuação I de Martina Fröhlich.
CEC - Possibilidades
Centro de Estudos Coreográficos Terpsí
CURSO: PRÁTICA DE DANÇA ACESSÍVEL
Com Carla Vendramin
Carga horária: 16 horas
Dia: 05 e 12 de dezembro/2010 - (Domingo)
Horário: Das 09 horas às 18 horas
Local: CEC – TERPSÍ - Museu do Trabalho (sala de dança), Rua dos Andradas, 230, Centro - Porto Alegre/RS
Investimento: R$ 160,00
Conteúdo:
- Estratégias para a prática de dança com grupos e técnicas diferentes.
- Princípios chave de trabalho e elementos de um ambiente de aula acessível.
- Princípios chave de comunicação e relacionamento.
- Discurso de uma prática inclusiva de dança e do uso de linguagem e terminologia.
- Conceito sobre o Modelo Social sobre Deficiência.
- Uma visão geral de conhecimento sobre grupos de prática de dança integrada do Reino Unido.
Pessoas com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança, professores de dança, professores de artes e estudantes de dança.
CARLA VENDRAMIN
Mestre em coreografia pela Middlesex University/Londres (2008). Pós-graduada em Dança Cênica, pela UDESC/Florianópolis (2002). Graduada em Fisioterapia pela Feevale/Novo Hamburgo (1997). Professora na escola West Lea (Londres) com crianças do ensino especial (2010). Professora assistente em vários projetos da Companhia de Dança Candoco: Foundation Course (2005-2007), ADAPT Project (2007-2008), Youth Company (2008), Londres. Trabalhou com as Cias Dance Art Foundation, Entelechy e a escola Newvic onde croui projetos de dança com pessoas com deficiência mental do Centro Markhouse. http://www.carlavendramin.com
Realização:
Terpsí Teatro de Dança
www.terpsi.com.br
Organização:
CEC – Terpsí
Processo C3 Grupo de Pesquisa
Informe C3 Revista Digital
www.processoc3.com
Apoio:
Museu do Trabalho
CONTATO E INFORMAÇÕES:
terpsi.contato@yahoo.com.br
(051) 9306-0982 begin_of_the_skype_highlighting (051) 9306-0982 end_of_the_skype_highlighting
www.terpsi.com.br
www.processoc3.com
Inscrição!!!
www.terpsi.com.br
19 de novembro de 2010
Axis Syllabus no Brasil
Com muito prazer em interligar os EUA e Alemanha com o Brasil, iniciando os
trabalhos por Porto Alegre, convidamos a todos para participar, e contribuir no
desenvolvimento desta metodologia prático-teórica de dança contemporânea, capaz de
articular interesses estéticos e culturais, em forma curso proferido ao longo de cinco dias e 10
horas-aula.
Através do seu acesso, outras poéticas coreográficas se farão disponíveis, e em
seqüência, um maior número de artistas das artes cênicas poderão incluir nas suas práticas e
pesquisas, uma educação em dança compatível com os princípios da preservação da saúde, do
bem estar e por fim, da seguridade do corpo enquanto instrumento de manifestação artística.
Esta técnica não exige praticantes especializados, do contrário, ela se estende a toda e
qualquer pessoa iniciada em desenvolturas corporais, sendo, desta forma, de grande valia para
capoeiristas, artistas de circo, bailarinos, atores, fisioterapeutas e estudantes de movimento
em geral.
The Axis Syllabus - Universal Motor Principles (AS-umpTM)
O The Axis Syllabus - Universal Motor Principles (AS-umpTM) tem seu nome derivado de
um sistema médico de orientação que utiliza planos e eixos para descrever a disposição e
dimensão espacial do corpo. As aulas práticas são ministradas em um formato de Dança
Contemporânea, sendo desenvolvidas com bases em estudos da anatomia humana, da física
aplicada ao movimento, da biomecânica e da cinesiologia, no intuito da alcançar, através da
educação somática, o movimento natural e seguro do ser humano.
O AS-ump é uma homenagem a vários campos de pesquisa, tendo como seu criador e
divulgador Frey Faust. Frey, que há vinte anos desenvolve estudos sobre as mais variadas
técnicas corporais inseridas na dança, buscando na movimentação, o privilégio da poética da
dança unida à preservação do corpo enquanto unidade biológica primordialmente saudável, e
que obedeçam aos princípios motores e articulares do corpo na sua relação com forças
atuantes interna e externamente.
POR QUE PARTICIPAR?
O método The Axis Syllabus-universal motor principles, traz, além de uma linguagem
autoral dentro da Dança Contemporânea, uma metodologia somática que estuda os princípios
motores universais do movimento, trabalho desenvolvido no eixo Estados Unidos/Europa, com
mais de cinco mil praticantes pelo mundo. Através da difusão do AS-ump a dança produzida no
Brasil entrará em contato com uma outra linguagem de movimento. Aos bailarinos e classe
artística cênica, o método AS-ump proporcionará conhecimentos específicos acerca do corpo
humano, uma vez que este trata de assuntos como anatomia geral e Cinesiologia, bem como
noções de cinética, fundamentais para o bom desempenho dos artistas de qualquer área.
Todas essas noções cabem ainda para atletas e estudantes do movimento em geral.
De 05 A 09 de Janeiro de 2011, das 9h às 11h, na Sala 209 da Usina do Gasômetro, Av.
Presidente João Goulart, 551 - Bairro Centro. Inscrições abertas até 20 de dezembro, vagas
limitadas.
VALORES
Inscrição individual - R$ 250,00 por aluno
Promoção para Escolas/Companhias/Grupos e Estúdios de Dança
05 alunos.................................................................R$ 1000,00
Pagamentos realizados através de depósito bancário. Envie um e-mail, peça a ficha de
inscrição e participe!
Contato e Inscrições
axisnobrasil@gmail.com
lukaibarra@gmail.com
Promoção: Lucida Desenvolvimento Cultural/ Centro de Dança - PMPA / SATEDRS /
Grupo Tato/Usina das Artes - PMPA/Coletivo 209
Grupo Experimental de Dança apresenta "Faz de conta que"
Faz de conta que é a primeira montagem para o público infantil produzida pelo Grupo Experimental de Dança da Cidade, de Porto Alegre. O espetáculo parte do dilema de um grupo de bailarinos sobre como criar dança para crianças. Questionando clichês e inventando caminhos, o grupo de bailarinos acaba enfrentando os desafios de fazer a imaginação dançar.
Com humor e poesia, Faz de conta que constrói um território para brincar com coreografias e imagens.
Confira um pouco do humor e da poesia que fazem parte do espetáculo.
http://www.youtube.com/watch?v=20bQTYLlGQ4
Confira mais informações sobre a montagem no blog do Grupo Experimental de Dança, acesse: http://grupoexperimentalpoa.blogspot.com/
Re-Sintos em São Paulo
Ácido de assiduamente incessante. Bem humorado – humo de camada de terra que era. Lugar de ar hipertensão pulmonar. Força de esforço muscular. Velocidade de idade velocimetria medição fluídica. Imprevisível de visível previsibilidade. Mundo imagem de fundo da margem. Urgente de gente que urge. Modos bons e maus – conceito de civilidade – e nenhum. Convívio com os vivos em vida medido por hora. Urbano e urbe animal. Atmosfera esfera de era da fera. Hibrido de bricolagem. Alterações ações entre o outro e eu. Estética de ética arquipoética de itinerário ou andanças. Espaço de aço oxidável. Frágil de ágil. Bicho de nicho e de lixo. Homem da subespécie sapiens + sapiens. Belo de ele com o feio ou o que pode ser belo. Perverso de versus e de reverso disperso. Lugares de outros ares. Humano deste ano.
RE-SINTOS (espetáculo)
De 25 a 28 de novembro
(quinta a sábado às 19h e domingo às 18h)
CORPO CRIATIVO (oficina aberta ao público)
De 25 a 28 de novembro (12h às 13:30)
Grande Salão
Caixa Cultural São Paulo - Sé
Praça da Sé 111, São Paulo - SP
Informações: 11 3321.4400
www.muovere.com.br
17 de novembro de 2010
Centro Municipal de Educação em Dança apresenta "O Mágico de Oz"
A apresentação será no Theatro São Pedro e conta com a participação de 300 alunos.
Mais informações com a Professora Ângela Ferreira, responsável pelo espetáculo: 8118-4409
XIX Noite Ucraniana - Show Folclore Ucraniano Solovey
O jantar será realizado neste sábado 20 de novembro às 20h 30min no Ginásio do Colégio Concórdia em Canoas no Bairro Niterói. (Rua Capistrano de Abreu, n° 229).
Reservas pelo telefone 51 8115 1580 com Oliana
Informações sobre o Folclore Ucraniano Solovey www.solovey.com.br
Convocatória para seleção - Espetáculo de dança
A GEDA Cia de Dança convida para audição de formação de elenco de apoio bailarinos, bailarinas, atores e atrizes (adultos) que queiram integrar a esta obra e que tenham disponibilidade de participarem dos ensaios no cronograma previsto pela produção, nos meses de janeiro e fevereiro. Esta obra será apresentada no período de 15 a 25 de março de 2011 no Grande Hall do Santander Cultural (Porto Alegre).
A ajuda de custo desta participação será comunicado após o resultado da audição.
Data da audição: 13 de dezembro de 2010 das 13h às 16h no Grande Hall do Santander Cultural (Porto Alegrete). Pedimos que os participantes estejam com roupas adequadas para movimentação corporal.
Informações:
e-mail: gedaciadedanca@gmail.com
fones: (51) 96763775
http://gedaciadedanca.blogspot.com
Ballet Gisele Chagas apresenta "Rítmos em Rítmos" do brega ao clássico
O Ballet Gisele Chagas convida o público para uma viagem pelos mais diferentes ritmos musicais.
-Não se surpreendam com o que possa vir acontecer. A sutileza da arte de dançar nos permite viver e sentir as mais diferentes sensações. Que ninguém fique alheio ao que vamos mostrar. Portanto, senhoras e senhores, meninas e meninos, sintam-se como se estivessem num vagão de trem, um fantástico trem, que nos levará pelos mais diferentes estações, onde nós os bailarinos, mostraremos através do corpo, um pouco de tudo desses vários ritmos aqui destacados neste belo espetáculo preparado especialmente para vocês. Escolha seu estilo, que seja flexível a linha do tempo, do brega ao ballet clássico. O que importa? Queremos apenas ser originais e vigorosos, e que possamos transmitir para vocês tantas outras formas de expressão.
Portanto, senhoras e senhores, meninas e meninos que se inicie o jogo cênico da dança e sem mais demora, porque “O Show vai começar" -
DATA: 20 E 21 DE NOVEMBRO DE 2010
SÁBADO – ás 18 horas e 20:30 horas e DOMINGO – ás 20 horas.
LOCAL : SEST / SENAT (Rua Jose Aloísio Filho – 695/ Bairro Humaitá).
ESCOLA DE DANÇA BALLET GISELE CHAGAS
Ballet Clássico- Jazz- Street Dance
AV. GOMES DE CARVALHO, 442
BAIRRO: PASSO DAS PEDRAS/ PORTO ALEGRE
FONE: 33481566 – 93139627
E-mail : giselechagas@ymail.com
Blog:http://edballetgiselechagas.blogspot.com/
8 de novembro de 2010
V Mostra de Dança de Rua
Ingressos: R$10,00 (Desconto 50% para estudantes, classe artística, terceira idade).
A produção de dança de rua vem se destacando nos últimos anos, no Brasil e no mundo com o crescimento no número de festivais, grupos, eventos e alunos que procuram a técnica, bem como tendo presença marcante em coreografias de comerciais na televisão, no cinema e, em especial, nos videoclipes. No ano de 2010, o espetáculo My House ganhou dois prêmios açorianos de dança, como melhor espetáculo e melhor coreografia, além de ter sido escolhido pelo júri popular no Prêmio Braskem no Festival Porto Alegre em Cena 2010.
A dança de rua tem sua grande projeção dentro do movimento hip hop nos EUA, na década de 60 e hoje engloba desde estilos clássicos como o break dance, o popping, o locking até estilos mais recentes como o house e o freestyle. A Mostra de Dança de Rua de Porto Alegre oferece a oportunidade do publico conferir a qualidade de dança produzida na capital.
Informações: 3289-8065/ centrodedanca@smc.prefpoa.com.br/ cdancasmc.blogspot.com
5 de novembro de 2010
Reverência ao tempo - texto publicado no Jornal Zero Hora em 31/10/2010
Mas não há como apreciar o programa sem sermos afetados pelo fato de que estamos diante de dois mitos da dança, Ana Laguna, com 54 anos, e Baryshnikov, com 62 anos. Ambos optando por não abandonar os palcos no ápice de suas carreiras e permitindo ver os frutos da maturidade de seus corpos dançantes. E não há no fato dessa constatação etária qualquer condescendência (daquela que torna tão difícil avaliar apresentações infantis e de idosos), mas sim a afirmação de outras qualidades nos intérpretes que dançam que não as do virtuosismo imperativo de numerosas piruetas, grandes saltos ou equilíbrio em sapatilhas de pontas. A técnica que transparece no palco é a do domínio tranqüilo e das descobertas que só os anos trazem. A dupla de intérpretes brinca, joga, suaviza, sublinha, mostra quem manda na música e que se pode fazer dança sem recorrer apenas aos efeitos que os consagraram.
Em Years later, Baryshnikov ironiza sua própria imagem juvenil projetada em um filme que o desafia a reproduzir os passos que realizava no passado. Ele não vacila e transforma, reinventa, recusa, esquece de propósito. Não são mais aquelas ferramentas que ele conta para fazer sua dança. E é o assumir dessa condição que dá uma dimensão de rara dignidade à cena. Uma lição, sem aquela postura dos mais velhos que assumem já saber de tudo, mas com o sabor e desafio de saber precisar redescobrir sempre, a cada dia, a cada nova experiência e nos fascinar com a integridade e intensidade de tal ato. Uma salutar perspectiva para as jovens bailarinas que também enchiam a plateia. Que seus mestres e mestras possam reconhecer essa lição e cultivar a tão necessária reverência ao tempo, à memória, mas também ao esquecimento.
29 de outubro de 2010
Quartas na Dança - "Awalin, as estrelas do mundo árabe" com a Escola Harém
O projeto Quartas na Dança nasceu em 2009 com o objetivo de fomentar a produção coreográfica dos grupos e companhias profissionais da capital e garantir o acesso do público a essa produção das mais diversificadas linguagens de dança. O projeto é realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença, sempre às 20h, com entrada franca.
03 de NovembroAwalin, as estrelas do mundo ÁrabeEscola Harém
O espetáculo conta a vida e história de grandes bailarinas que marcaram época e consagraram a dança oriental tanto no oriente, quanto no mundo. Trata-se de um espetáculo que mistura pesquisa histórica, vídeos antigos e a performance das bailarinas interpretando a coreografia idêntica a das artistas, reproduzindo seu figurino e aspectos físicos. Uma história da dança oriental no cinema, no circo, nos grandes cabarés egípcios da década de 40 e sua chegada ao ocidente através da fama destas atrizes-bailarinas.
Ficha Técnica:
Informações:(51) 3289 8065
28 de outubro de 2010
Pessoas III - As memórias
A Cia H apresenta a terceira parte da trilogia PESSOAS, em continuidade ao trabalho acerca da obra de Fernando Pessoa e seus heterônimos.
Inspirada na obra do heterônimo Ricardo Reis, Pessoas III – As Memórias, um espetáculo repleto de dança e poesia, onde a palavra percorre os domínios do corpo. Espetáculo de dança contemporânea, com Didi Pedone, Alexandre Rittmann, Mariano Neto, e grande elenco. Coreografado e dirigido po Ivan Motta.
Em cartaz nos dias 12, 13 e 14 de novembro, sexta e sábado as 21h e domingo as 20h, no Teatro Renascença.
Ingressos a R$20,00, com descontos para classe artística, idosos e estudantes. Desconto para o Clube do Assinante. Ingressos no local.
Mais informações: Luka Ibarra - Lucida Desenvolvimento Cultural
(51) 93923452 - 33725427
Mostra de Dança na Sala 209 da Usina
Sala 209 da Usina do Gasômetro
Estréia com entrada franca
Dia 06, Sábado às 20h,
com o espetáculo Chão, de Robson Duarte
Sábados e Domingos de Novembro às 20h
(Dias 06, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de Novembro)
Sala 209 da Usina do Gasômetro
(acesso pelo térreo após a Galeria dos Arcos à esquerda)
Ingressos: R$ 15,00 (R$ 8,00 para artistas, idosos, estudantes e assinantes do Jornal Correio do Povo)
Realização: GrupoTATO e Coletivo de Dança da Sala 209
Apoio: Eduardo Severino Cia de Dança, Jornal Correio do Povo, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Porto Alegre
A Sala 209 da Usina do Gasômetro têm se firmado nos últimos anos como a sala pública de dança da cidade de Porto Alegre. Junto ao projeto Usina das Artes a 209 é gestada pelo GrupoTATO, com direção de Fernanda Carvalho Leite, e pela Eduardo Severino Cia de Dança, dele e Luciano Tavares. Com eles agregou-se um coletivo de grupos e artistas independentes que em colaboração promovem constantemente atividades como aulas de dança contemporânea em variadas técnicas, contato improvisação, ballet, jams, mostras, espetáculos, debates alem de ensaios e reuniões com pauta em torno do desenvolvimento político da classe. O coletivo foi agraciado com o IV Prêmio Joaquim Felizardo que homenageia os destaques da cultura em Porto Alegre.
A mostra será formada por um espetáculo e por coreografias entre 3min e 15min que a cada fim de semana terá um programa diferente.
Sem com texto
O trabalho consiste numa intervenção de dança através de improvisações a partir do corpo e sua relação com o espaço, o som, o tempo no aqui e agora.
Serviço:
Local: Sala 209 na Usina do Gasômetro (passando a galeria dos arcos, 2º andar)
Horário: Às 12h30min. Duração – Entre 20 e 30 minutos
Com os bailarinos Eduardo Severino, Luciano Tavares, Luciana Paludo e Mônica Dantas.
Custo: Entrada Gratuita.
25 de outubro de 2010
Espetáculo Laboratório da Dança
PARA ABRIR AS COMEMORAÇÕES, TERÁ UM ESPETÁCULO DE DANÇA!!!
onde? TEATRO BRUNO KIEFFER, CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
quando? QUARTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO
a que horas? 20h30
quanto? ENTRADA FRANCA
Family Funky intercâmbios danças urbanas em Porto Alegre
Ted - Produtor Dançarino e Coreógrafo
Companhia de Dança Hackers Crew
Próximo 30 de outubro /
Local: Cia de Arte 1780 Rua dos Andradas Centro de POA
Horário das 16:00 ás 20:00
Entrada : Free
Andrea Spolaor numa parceria com Eduardo Severino Cia. de Dana e Sala 209 oferece o curso de Técnicas Corporais Chinesas, técnicas que fazem parte de sua preparação como bailarina. Neste curso trabalharemos as técnicas
Lian Gong em 18 Terapias e Xian Gong.
Ambas as práticas podem ser executadas por pessoas de todas as idades, tem músicas compostas especialmente para sua realização, so de fáceis de aprender e executar e não necessitam de conhecimento prévio de atividades corporais.
A primeira, chamada Lian Gong em 18 Terapias foi desenvolvida de acordo com as características anatômicas e fisiológicas das diversas regiões do corpo, tem se revelado uma excelente ferramenta para prevenir a maioria dos problemas decorrentes de má postura, fortalecer as estruturas fsicas, tendões, articulações e musculatura e, restaurar a movimentação natural do corpo.
A segunda, Xian Gong, significa Treinamento Perfumado uma prática corporal composta de dois níveis.
O nível um tem quinze movimentos realizados pelos antebraços e mãos, pode ser praticado em pé ou sentado, exercitando a parte superior do corpo que de natureza yang e celeste. O nível dois tem quinze movimentos que exercitam a parte superior e inferior do corpo (de natureza yin/terrestre). O objetivo da prática de eliminar doenças e vitalizar o corpo. Durante a sua prática percebe-se aromas e fragrâncias diversos. Após a sua prática percebe-se seus benefícios.
Local: Sala 209 da Usina do Gasômetro
Data: 13 de novembro
Hora: de 10h a 15h
Valor: 60,00
Inscries por e-mail: deiaspolaor@yahoo.com.br
*vir com roupas e sapatos confortáveis*
24 de outubro de 2010
Despedida a Irmgard Hofmann
Quando comecei a me aventurar a pesquisar as origens da dança em Porto Alegre contava com uma cópia datilografada das pesquisas de Morgada Cunha e Cecy Franck, que na época não haviam sido publicadas ainda. Lá aparecia o nome de Irmgard Hofmann Azambuja e algumas linhas sobre seu trabalho na década de 30. Num primeiro momento ficou apenas um desejo de intrigante de saber mais. Perguntava para professoras de balé mais antigas, buscava encontrar outras referências sem sucesso. Não sabia se ainda estava viva ou não. Em 2003, quando assumi as aulas de História da Dança, na Universidade Estadual do RS, propus aos alunos o exercício investigativo das origens da dança no Estado. A uma das alunas coube Irmgard e uma certa tristeza de tão pouco material sobre ela. Mas a aluna, Rose Nunes, começou a procurar, indo, inclusive investigar guias telefônicos antigos, até que encontrou uma senhora de mesmo nome, ligou e perguntou se era da residência de Irmgard. E ouviu a seguinte resposta: Sim, é ela mesma.
A partir daí minha aluna produziu um belo trabalho inicial e seguiram-se vários encontros meus com Dona Irmgard em sua residência, no chá da tarde. Foi assim que fomos descobrindo que com pouco mais de sete anos, em 1925, ela já havia subido ao palco, em uma ópera no Theatro São Pedro. Que formava, ao lado de Lya Bastian Meyer, Tony Petzhold e Salma Chemale, os pilares do balé clássico em Porto Alegre. Que as quatro dividiram o palco, em 1928, na primeira apresentação do Instituto de Cultura Física, de Nenê Dreher e Mina Black. Que teve sua própria escola de balé no final da década de 30, o Instituto Coreográfico Irmgard Hofmann. Que a jovem bailarina realizou viagem de estudos pelo Brasil, fazendo aulas com mestres como o tcheco Vaslav Veltscheck, do Municipal do Rio de Janeiro. Que, em 1938, suas bailarinas Leda Acauan, Berenice Faedrich e Érica Renner apresentam Valsas e Danças Húngaras, de Brahms, que encantou o crítico do jornal Correio do Povo, Aldo Obino.
Ficamos sabendo que ela deixou de ser professora por opção (e por conselho de um crítico do jornal Diário de Notícias), para ser artista e solista que se apresentou em inúmeras cidades do Estado, divulgando a arte do balé e encantando o público com seu talento e técnica ao som de Chopin, Debussy e Grieg.
E as surpresas não se esgotavam. Com orgulho especial ela revelou que foi primeiro violino da OSPA, tendo sido regida pelo maestro e compositor Villa-Lobos. Que depois de ter se afastado dos palcos não largou a dança e ampliou seu interesse para ioga (tendo publicado três livros sobre o tema). E que ainda tinha uma turma de alunas setuagenárias que se encontram em sua casa, não apenas para conversar, mas para se exercitar e dançar. E, como talvez, meu olhar traduzisse incredulidade, trouxe uma fita VHS em que me mostrou um balé cósmico no qual ela dançava com as alunas, representando astros, planetas e outros corpos celestes. Sim, aquele senhora que me servia chá e em breve completaria 90 anos, dançava e comandava o baile ainda.
Como se não bastasse, Dona Irmgard me confiou, por 24 horas, seus cadernos de recortes e fotos para que eu fizesse cópias. Álbuns amarelados com programas e críticas de jornais. Assim, pude ir aos poucos recuperando essa decisiva e inestimável participação na formação da dança cênica em nosso Estado.
E tinha mais. De uma gaveta ela me revelou um tesouro (ainda que ela não assim o considerasse): um álbum com centenas de fotografias de poses e seqüências de balé com a descrição escrita à mão. Um material da década de 1930 e que arrisco afirmar que possa ser o primeiro manual sistematizado de balé no Brasil.
Enfim, sucederam-se vários encontros para minha felicidade. Tardes inteiras ouvindo histórias de dança. E um convite do qual muito me honro, de estar presente no sua festa de aniversário de 90 anos. Segundo Irmgard, em entrevista à pesquisadora Rose Nunes, em 2003, declarou que nunca parou de dançar: “danço até hoje, em minha intimidade, basta ouvir alguma música que me comova, ou desperte minha atenção por sua beleza, ou até mesmo quando acontece algum fato ou momento que me comova, sinto vontade de dançar.”
E foi inevitável, frente ao reconhecimento de tanto trabalho para afirmar a arte da dança, homenageá-la em 2005, no Dia Internacional da Dança, quando cerca de 2 mil pessoas aplaudiram-na em pé no Salão de Atos da UFRGS. E, posteriormente, indicá-la ao Prêmio Joaquim Felizardo, que destaca todos aqueles que tiveram uma contribuição inestimável à cultura local.
Não consegui realizar, contudo, um plano secreto nosso. O de no Dia Internacional da Dança, valsarmos junto para comemorar a data, dando início a um grande baile. Ela tinha aceito o convite, mas acabei envolvido com lidas acadêmicas nos últimos anos que me afastaram dessa concretização. Azar o meu, pois Dona Irmgard seguiu seu bailado pelo grande salão da galáxia, afinal esse é o lugar de toda estrela. Se um dia arrumar outra parceira para minha valsa (que terá como intuito homenageá-la mais uma vez), tenho certeza que ela vai autorizar, e uma luzinha vai estar brilhando mais forte lá no céu, ajudando a marcar a contagem: um, dois e três; um, dois e três; um, dois e três...
Airton Tomazzoni, 24 de outubro de 2010.
19 de outubro de 2010
Centro Municipal de Dança abre inscrição para Mostra de Dança de Rua
A iniciativa pioneira, da Secretaria Municipal da Cultura, teve sua primeira edição em 2005 e reuniu 11 companhias, muitas delas pela primeira vez no palco do Teatro. A produção de dança de rua vem se destacando nos últimos anos, no Brasil e no mundo com o crescimento no número de festivais, grupos, eventos e alunos que procuram a técnica, bem como tendo presença marcante em coreografias de comerciais na televisão, no cinema e, em especial, nos videoclipes. Porto Alegre é a sede de uma das mais antigas companhias, a Hackers Crew, que esteve em temporada na França. O Grupo Batida de Rua comemorou recentemente seus 10 anos de atividade com espetáculo financiado pelo Fumproarte. E o espetáculo My house, de Marco Rodrigues (Bocão) recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de Dança (2009).
14 de outubro de 2010
Lançamento do livro "Pedagogia da Arte"
Oficina gratuita de dança para jovens gays
Este trabalho é coordenado pelo SOMOS - Pontão de Cultura LGBT e tem o apoio do Projeto Qual é a Sua?, da Fundação Schorer, da Holanda, além da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.
O ministrante da oficina será o bailarino e ator Nilton Júnior. Atualmente desenvolve pesquisas de dança e interpretação corporal como performer, e é interprete da dragqueen Cassandra Calabouço. Jr recebeu o Prêmio Açorianos de Dança – Melhor Bailarino (2010), pelo espetáculo Abobrinhas Recheadas.
Serão oito encontros, sempre aos sábados, na Companhia de Arte (rua dos Andradas, 1780) a partir do dia 9 de outubro. Serão abordandos temas como gênero, construção de sentidos entre o que se vê e o que se ouve, transformismo e cultura queer, a oficina realizará como conclusão uma performance, resultante dos conhecimentos adquiridos durante o curso.
Como as vagas são limitadas e os participantes irão receber uma ajuda de custo e é necessário fazer sua inscrição pelo e-mail oficinas@somos.org.br
Espetáculo "A primeira entrega"
13 de outubro de 2010
Bundaflor, Bundamor
4 de outubro de 2010
29 de setembro de 2010
Quartas na Dança Outubro - "Me...Mo...Mu...Melhores Momentos de Musicais" com CDEG
O Quartas na Dança de 6 de Outubro apresentará no palco do Teatro Renascença (Avenida Érico Veríssimo, 307) o espetáculo "Me...Mo...Mu...Melhores Momentos de Musicais" da Companhia de Dança Edison Garcia.
O espetáculo tem como ideia central retratar flashes dos melhores momentos de grandes musicais e é caracterizado pela superação inovadora de seus intérpretes.
Um elenco com integrantes na faixa etária dos 50 aos 86 anos de idade.
Seus quadros interligados mostram a ousadia desses bailarinos e bailarinas, juntamente com a magnitude das cenas cinematográficas coreografadas e adaptadas de filmes.
Uma mistura de superação, irreverência, humor e sensualidade. Canto, teatro e dança fazem deste espetáculo um musical vibrante e alegre.
O Quartas na Dança tem o objetivo de fomentar a qualificada produção de dança dos grupos e companhias profissionais da capital e garantir o acesso do público a essa produção das mais diversificadas linguagens da dança.
O projeto acontece uma quarta-feira por mês, sempre às 20h com entrada franca.
É possível o agendamento de escolas e grupos.
Ficha técnica:
Direção: Edison Garcia
Coreografias e Figurinos: Edison Garcia, Vanessa Garcia, Ronaldo Silveira e Marcelo Lomando.
Direção Artística: Vanessa Garcia / Direção Cênica: Ronaldo Silveira
Cenografia, iluminação e trilha: Edison, Vanessa, Ronaldo e Marcelo.
Iluminador: Prego / Sonorizador: Murilo
Foto: Renan Fedrizzi
28 de setembro de 2010
Dança em destaque no Prêmio Braskem
A montagem de dança "My House", dirigida por Marco Rodrigues, levou o prêmio do Júri Popular. O prêmio para atuação foi para o bailarino Eduardo Severino, por "Dar Carne à Memória", coreografado por Eva Schul.
O Prêmio Braskem Em Cena é promovido com o intuito de valorizar as produções gaúchas que participam do festival de teatro Porto Alegre Em Cena. As montagens que concorreram ao 5º Braskem em Cena foram “Solos Trágicos”, de Roberto Oliveira; “O Avarento”, do grupo Farsa; “Elefantilt”, da Cia. Babel; “Play Beckett: Enquanto Espero, Jogo”, com o grupo Jogo de Experimentação Cênica; “O Gordo e o Magro Vão para o Ceu” e “Dentrofora”, do In.Co.Mo.De.Te.; “Milkshakespeare”, dirigido por Camilo de Lélis; “O Homem que Não Vive da Glória do Passado”, da Cia. Espaço em Branco, além dos espetáculos de dança "My House” e “Dar Carne à Memória”.
Júri 5º Prêmio Braskem em Cena: Alice Urbim, Fabio Prickladnicki, Daniel Feix, Vera Pinto, Helio Barcellos, Roger Lerina e Rodrigo Monteiro. Conselho Curador dos Espetáculos Locais: Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Breno Ketzer, Ida Celina, Jezebel de Carli, Luciano Alabarse, Lutti Pereira, Mauro Soares e Vanise Carneiro.