Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre
A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre é um projeto de profissionalização que prevê aulas, ensaios, apresentações públicas e o trabalho educativo com as Cia Jovens de Dança nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, que mantém um elenco diversificado de intérpretes profissionais. O projeto foi criado em 2014 e formalizado em 2017, pela Lei 12.202 – de 13 de janeiro de 2017. É mantido pelas Secretarias Municipais da Cultura e da Educação do Município de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Sociocultural AFRO-SUL/ODOMODE, Organização da Sociedade Civil (OSC).
A Cia Municipal de Dança teve sua estreia em 2014 e já têm em seu currículo 21 obras coreográficas somando mais de 60 mil espectadores em inúmeras apresentações em Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul, 3 estados brasileiros, Israel e Alemanha.
Veja mais no site: https://www.ciamunicipaldancapoa.com/
Escola Preparatória de Dança - EPDs
A Escola Preparatória de Dança é um projeto vinculado a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre que mantém a formação de jovens e crianças da periferia que recebem gratuitamente aulas regulares de dança em 4 escolas municipais da periferia da capital, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e da Educação. A primeira unidade foi implantada na EMEF José Loureiro da Silva e devido a seu êxito, passou a contar com mais 4 unidades em diferentes bairros da cidade como EMEF Pepita Leão (Passo das Pedras), EMEF Vitor Issler (Vila Mario Quintana), e EMEF Alberto Pasquilini (Restinga), atendendo 450 alunos por ano.
Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre
A Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre é um projeto que atua integrando Arte/Educação/Desenvolvimento Social/Profissionalização em conjunto com as Escolas Preparatórias de Dança (EPDs) e mantido pela Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre numa parceria entre a Secretaria da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre.O trabalho teve início em maio de 2016 e atualmente vem atuando em 4 núcleos de Companhias Jovens de Dança que reúnem 10 alunos(as) que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança e atuam orientados pelos bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.
O projeto existe em 5 escolas: EMEF José Loureiro da Silva (Cristal); EMEF Pepita de Leão (Passo das Pedras) ; EMEF Deputado Vitor Issler (Vila Mario Quintana), e EMEF Alberto Pasquilini (Restinga).
Grupo Experimental de Dança - GED
O Grupo Experimental de Dança é um programa anual de formação em dança mantido pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. O programa funciona de março a dezembro, num total de 400 horas aulas de atividades e que se encerra com a criação de apresentações. O projeto nasceu em 2007 da necessidade de disponibilizar uma formação artística, plural, democrática e acessível para aos interessados em dança na capital, mantendo uma rotina de diária de aulas e possibilitando a vivência do trabalho coletivo e a troca de saberes entre bailarinos, professores, intérpretes e criadores.
Entre 2007 e 2018 já passaram 460 alunos pelo Grupo Experimental, alguns deles se destacando na cena nacional e internacional. Vários alunos e alunas atuam hoje em companhias internacionais e nacionais, criaram seus grupos e coletivos artísticos recebendo prêmios como o Açorianos de Dança e Klauss Vianna/Funarte.
Escritos da Dança
Os Escritos da Dança são publicações editadas pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura que visam suprir uma lacuna editorial relativa ao segmento da dança. Reúne textos de diversos formatos de autores da cidade. O primeiro volume da Série foi lançado no dia 29 de abril de 2016. Os textos destacam a produção em dança da Capital, nos seus aspectos históricos, sociais, poéticos, políticos ou pedagógicos. São abordados entre outros processos criativos, de pesquisa e de composição, histórico de grupos e companhias, procedimentos metodológicos do ensino e formação em dança e apreciação de obras coreográficas.
Mostras de Dança
A Mostra de Dança Verão e Inverno reúne coreografias de inúmeras companhias de dança, escolas, grupos e coletivos, em diversas modalidade de dança como: danças urbanas, tango, balé, dança do ventre, samba, flamenco, zouk, dança contemporânea, sapateado e jazz difundindo a diversidade da produção da dança na capital. São cerca de 80 grupos, envolvendo cerca de 500 bailarinos por edição, durante o mês de janeiro e julho.
Mostras de Dança Inclusiva
A Mostra de Dança Inclusiva foi criada em 2019 e busca reunir e dar visibilidade trabalhos de inúmeras escolas, grupos e coletivo que atuam com dança para pessoas com deficiência e necessidades especiais. São apresentados diversas modalidade de dança como: balé, dança do ventre, samba, sapateado, jazz entre outras difundindo a diversidade da produção da dança inclusiva na capital. São cerca de 10 grupos, envolvendo cerca de 200 bailarinos por edição.
Prêmio Açorianos de Dança
O Prêmio Açorianos de Dança tem a finalidade de destacar a produção de dança de Porto Alegre em sua diversidade e abrangência, e as ações e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento, qualificação e afirmação desta arte em nossa cidade. Este concurso é organizado pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e já premiou mais de 100 artistas e profissionais da dança em diversas categorias e modalidades.







Nenhum comentário:
Postar um comentário