Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

28 de abril de 2011

Grupo Experimental da Cidade comemora Dia Internacional da Dança



Nesta sexta, daí 29 de abril das 12 às 13h, personagens do espetáculo Faz de Conta que, do Grupo Experimental de Dança da Cidade estarão em performances na Casa de Cultura Mario Quintana comemorando o Dia Internacional da Dança. Uma família com enormes cabeças redondas coloridas enfrenta o desafio de dançar, descobrindo como se orientar. Uma metáfora que faz referência a cabeças dançantes repletas de ideias e pensamentos, como postulava Jean-Georges Noverre, mestre de dança do século XVIII. Para Noverre, não bastava apenas bailarinos com corpos bens treinados, mas era preciso mentes também atentas, críticas e ativas. Para isso, sugeria além do estudo de dança, o de anatomia, filosofia, artes em geral. Com esta perspectiva, ele antecipou posturas éticas e estéticas que se colocam hoje como desafios à dança na cultura contemporânea.
E, em função de sua enorme contribuição, o Dia Internacional da Dança, oficializado pela UNESCO, é comemorado na data de nascimento de Noverre. Percorrendo a Casa de Cultura, os bailarinos do Grupo Experimental de Dança da Cidade estarão distribuindo ao público trechos das Cartas sobre a dança,, publicadas pela primeira vez em 1760.


“È indispensável e necessário que os bailarinos dividam seu tempo e seus estudos entre o corpo e o espírito e que ambos sejam objeto de suas reflexões; mas infelizmente dá-se tudo ao primeiro e nada ao outro. Raramente a cabeça conduz as pernas e, como o espírito e o gênio não se encontram nos pés, fica-se perdido; o homem é eclipsado, resta apenas a máquina mal combinada, exposta à estéril admiração dos tolos e ao desprezo justo dos conhecedores”

Jean-Georges Noverre
Trechos de Cartas sobre a Dança – 1760


“O êxito nas composições de dança somente é possível se o coração se inquieta, se a alma com vivacidade se emociona, se a imaginação se incendeia, se as paixões trovejam e o gênio clareia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário