Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

8 de junho de 2011

QUARTAS NA DANÇA traz sobreVIVENTES da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul




No próximo dia 15 de junho o projeto Quartas na Dança traz a Porto Alegre o espetáculo sobreVIVENTES da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. O espetáculo acontece às 20 horas, no Teatro Renascença(Av. Erico Verissimo, 307), com entrada franca. As senhas podem ser retiradas a partir das 19 horas na bilheteria do Teatro.

O projeto é uma iniciativa do Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura, e nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica dos grupos e companhias, além de garantir o acesso gratuito do público a essa produção das mais diversificadas linguagens de dança. O Centro Municipal de Dança aceita agendamento prévio de grupos e escolas. Outras informações podem ser obtidas através do tel. 3289-8063/3289.8065, ou em centrodedanca@smc.prefpoa.com.br .

Com 13 anos de atividade, a Cia. é vinculada à Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e, atualmente, tem direção geral de Cristina Nora Calcagnotto.

O grupo apresentará o espetáculo sobreVIVENTES – um dos desdobramentos do projeto KIT de sobrevivência, desenvolvido ao longo de 2010, e pontuado por intercâmbios artísticos que originaram a exposição fotográfica de mesmo nome – com imagens de Frank Jeske e Jorge Soledar – além de uma estrutura coreográfica que se disponibiliza em fragmentações e releituras, a partir da diversidade de lugares e contextos por onde passa. A concepção e coordenação do projeto são de Daggi Dornelles, que assina também o espetáculo, com coreografia compartilhada com o elenco da companhia.

Cenário e figurinos confeccionados a partir de lixo e restos de material são parte integrante da mola propulsora do projeto e do espetáculo: qual a matéria essencial de nossa sobrevivência? O que levar nesta bagagem que clama pela desocupação de um espaço e tempo estrangulados?

“Muito antes das reciclagens impostas pela urgência, a transformação dos restos  sempre me pareceu fascinante: o que não mais se vê, não mais se quer, reanimado pelo ato criativo. Ao lançar a idéia deste projeto, não tinha qualquer previsão dos caminhos da composição. Nunca temos, ela sempre tem vontade própria e segue seu rumo. Desejava apenas coletar retalhos vivos e tecer compartilhamentos, cooperações  – que me parecem o grande desafio de nossa própria sobrevivência. Agora, projeto em andamento, resultados aparentemente alcançados, continuo sem elementos claros da composição deste KIT e ainda e sempre SEM SABER sobreVIVENTES!” (Daggi Dornelles)

Serviço:

Projeto Quartas na Dança
Espetáculo sobreVIVENTES
Dia: 15 de junho de 2011
Local: Teatro Renascença - Avenida Érico Veríssimo, 307  Porto Alegre
Horário: 20h
Entrada Franca

Fotos de divulgação: FRANK JESKE


FICHA TÉCNICA


Direção Geral da Cia. Municipal de Dança
Cristina Nora Calcagnotto

Concepção, direção e dramaturgia do espetáculo,
cenário/proposta de figurinos e pesquisa sonora
Daggi Dornelles

Composição Coreográfica
Daggi Dornelles e elenco da Cia. De Dança

Elenco
Alessandro Rosa
Ana Paula Stedile
Átila Muniz
Cristian Bernich
Ísis Rodrigues
Janaína Cruz
Nicole Fischer
Paula Giusto
Pedro Coelho
Tábata Faé

Trilha Sonora
Kevin MacLeod, ALM e Jay500,
por incompetech.com - useful things Royalty-Free e Jamendo – creativecommons.org.

Concepção e Operação de Luz
Israel Cabral

Operação de Som
Cristina Nora Calcagnotto

Arte Gráfica
Alisson Andrighetti Borghetti
Frank Jeske
Jorge Soledar

Workshops e Aporte Literário
Hermes Bernardi Jr.

Orientação para Criação de Figurinos
Cristina Lisot

Colaboradores
Andréa Spolaor
Daniel Medeiros
Douglas Jung Andrade
Evandro Pedroni
Letícia Guimarães
Luan de Lima
Luiz André Cancian

Nenhum comentário:

Postar um comentário