Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

13 de dezembro de 2011

Programação 13 a 16 de dezembro

Espetáculo PAIXÃO - Escola de Arte e Dança Mahaila Adma
O Espetáculo de final de ano da Escola de Arte e Dança MAHAILA ADMA
terá apresentações de dança do ventre, danca de salão, bachata, salsa, zouk e dança de rua, com os alunos e professores da escola e grupos convidados.
Será no dia 13 de dezembro de 2011, às 21 hs no Teatro de Camara Tulio Piva, sob a direção geral de Priscilla Silvestri e a realização da Escola de Arte e Dança MAHAILA ADMA.



 
 

Anfíbios, espetáculo solo de Ricardo Alvarenga

O Espetáculo solo do bailarino e coreógrafo mineiro radicado em Caxias do Sul, Ricardo Alvarenga será apresentado na sala 209 no dia 13 de dezembro, terça-feira, às 21h.

Num cruzamento entre natureza, cultura e artifício, as relações corpo homem/corpo peixe são dadas em analogias, numa dramaturgia que problematiza o ser vivo como ser vasto. Localizado no tempo e no espaço. Produtor e produto do meio.
Criador/intérprete – Ricardo Alvarenga (Belo Horizonte/Caxias do Sul)
Foto – Vini Rocha


Dia 13 de dezembro às 21h
Sala 209 / Usina do Gasômetro
Ingressos – R$15,00 / Meia – R$ 8,00 (classe artística, estudantes e melhor idade)
Apoio – Eduardo Severino Cia. de Dança/ Coletivo de Dança Sala 209/ Usina das Artes
Contato – provisoriocorpo@hotmail.com com Ricardo Alvarenga
Telefone – 96892621 com Eduardo Severino

 


Quatro ou mais humores
 

A performance encerra o semestre da turma da disciplina de Produção Cênica do curso de Licenciatura em Dança da UFRGS, sob a orientação da Professora Luciana Paludo.

Dia: 14/12/11
Local: Sala Rítmica I na Esef (Felizardo, 750 Jardim Botânico)
Horário: 17h

Ficha Técnica:
Diretores: Paula Finn, Thiago Rieth, Roberta Pedroni.
Concepção de figurinos: Laura Bauermann.
Arte, foto e montagem: Ana Carolina Klacewicz.
Comunicação e divulgação: Béthany Martínez, Paola Vasconcelos.
Montagem, ambientação da plateia: Diana Panceri, Kamila Barcellos, Martina Bevilacqua.
Operação de som: Luciana Paludo.
Concepção de luz e iluminação: Thiago Rieth.
Produção: turma da disciplina de Produção Cênica.
Bailarinos/intérpretes: Adrielle Paulino, Ana Carolina Klacewicz,
Béthany Martinez, Cristiano Vieira, Diana Nunes, Gabriela Cruz, Gracielli Lattuada, Kamila Barcellos, Laura Bauermann, Luciana Paludo, Marcela Fattore, Martina Bevilacqua, Paola Vasconcelos,
Paula Finn, Priscila Ramos,
Régis Coimbra, Roberta Pedroni, Thiago Reith.



 
 

3ª Edição do Projeto

CAMINHOS CÊNICOS – Diálogos e Formação Instituto Estadual de Artes Cênicas  

Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas

A terceira edição do Projeto Caminhos Cênicos – Diálogos e Formação será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro, na cidade de Passo Fundo-RS, com a realização de quatro oficinas gratuitas oferecidas a produtores culturais, artistas, professores, grupos de teatro da região e demais interessados. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Passo Fundo, através do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do IEACen e da Casa de Cultura Mario Quintana.

O projeto teve sua primeira edição na cidade de Santo Ângelo, no mês de agosto, e a segunda edição na cidade de Bagé, em outubro, sempre com grande receptividade por parte das comunidades locais e regiões.

Nesta edição, serão oferecidas as seguintes oficinas: Formatação de Projetos Culturais, Dança Contemporânea, Do Texto à Cena e Construção da Cena para Atores e Diretores.  

A oficina Formatação de Projetos Culturais será ministrada pelo diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, Paulo Wayne. A oficina de Dança Contemporânea será ministrada pelo coordenador de Dança do IEACen Wagner Ferraz; Do Texto à Cena, pela coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do IEACen, Luciana Éboli, e Construção da Cena para Atores e Diretores pelo diretor do IEACen, Marcelo Restori.

As oficinas são gratuitas e limitadas. As inscrições serão realizadas na SEDEC em Passo Fundo (ao lado do Teatro Municipal Múcio de Castro), e a ficha de inscrição também pode ser solicitada através do e-mail cultura@pmpf.rs.gov.br. Outras informações pelo telefone (54) 3312-1426.

PROGRAMAÇÃO

Dias 15 e 16/12/2011
Horário: Das 9h às 12h
 

1. Formatação de Projetos Culturais Local: Teatro Municipal Múcio de Castro Ministrante: Paulo Wayne – Produtor cultural com experiência em planejamento e execução de projetos; Diretor da Casa de Cultura Mario Quintana.
Apresentação e estudo de projetos, leis de incentivo e captação de recursos.
Horário: Das 13h30min às 17h30min

2. Dança Contemporânea Local: Baillar Centro de Danças Ministrante: Wagner Ferraz – professor de dança formado pela ULBRA; coordenador de dança do IEACEN.  

A oficina apresenta propostas de experimentações em dança contemporânea, destacando diferentes formas de dançar/criar/pensar a dança através do trânsito por diferentes qualidades de movimento, níveis, direções, intenções de movimento e propostas coreográficas para a cena da dança.

3. Do Texto à Cena Local: Teatro Municipal Múcio de Castro Ministrante: Luciana Éboli – Atriz e Diretora Teatral; Doutora em Letras; Coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do IEACen.

A construção da cena teatral a partir da dramaturgia; princípios de comunicação e contracenação no teatro; a presença do texto teatral, sua leitura e interpretação.
 

Das 19h às 23h

4. Construção da Cena para Atores e Diretores Local: Teatro Municipal Múcio de Castro Ministrante: Marcelo Restori – Diretor Teatral e Cineasta; Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas.

A construção de cena a partir do trabalho corporal do ator, do ritmo corporal e vocal. Oficina realizada no International Workshop Festival em Londres (2004) e no Porto Alegre em Cena (2010).

Realização

Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas/ IEACen/ SEDAC RS e Casa de Cultura Mario Quintana em parceria com a Secretaria Municipal de Desporto e Cultura de Passo Fundo/RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário