Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

7 de janeiro de 2014

GRUPO EXPERIMENTAL DE DANÇA DA CIDADE ABRE AMANHÃ A 20ª MOSTRA DE DANÇA VERÃO



Foto de Ana Vianna

A 20ª Mostra de Dança Verão abre amanhã, quarta-feira, dia 8, 21 horas, no Teatro Renascença, com a apresentação do trabalho do Grupo Experimental de Dança da Cidade, programa de formação em dança da Prefeitura. Procedimento 21 + 1 tem concepção de Douglas Jung e do sloveno Matej Kejzar (integrante do Cia Rosas, da Bélgica), e trilha sonora de Lucas Juswiak. A entrada é franca.
            O coreógrafo Douglas Jung fez parte da primeira turma do GED, em 2007, participando da montagem Folias Fellinianas, tendo depois estudado na Folkwang (Alemanha) e Salzburg Experimental Academy of Dance (Áustria). Sobre a coreografia Procedimento 21+1, o artista define:
            “Como quem compõe a estratégia perfeita para uma missão irrealizável, ou como quem escreve o plano diretor de uma cidade em ruínas; a constituição do "Procedimento 21+1" foi escrita para gerir e regulamentar um sem-fim de movimentos e manifestações que reivindicam a constante revisão das propostas de presença física e ocupação de espaços. Em dias em que a experiência de viver e estar presente se mostra cada vez mais como uma tarefa que requer uma liminar de justiça; um aplicativo de celular; um programa de computador ou algo que controle por nós todas as variáveis; nós do Grupo Experimental de Dança investimos tempo e curiosidade em construir um procedimento que desafie a experiência da presença e o ato de mover-se no espaço de performance. Por trás de uma muralha de informações, regras e exigências impostas por um score que mais parece a Constituição Federal, estamos nós, engajados em permanecer íntegros, presentes e curiosos apesar da forma, apesar da expectativa, apesar da antecipação, apesar do idealismo...”
A 20º edição Mostra de Dança Verão segue com programação variada até o dia 12 de janeiro(domingo). O evento que apresenta a produção de dança da capital em toda sua diversidade no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), sempre às 21 horas. O público poderá conferir mais de 60 coreografias de alguns dos melhores profissionais e grupos da cidade, bem como de jovens talentos em cinco dias de intensa programação. Os ingressos custam R$ 20,00, com desconto de 50% para maiores de 60, estudantes, classe artística e municipários. A Mostra é uma realização do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário