Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

5 de dezembro de 2014

Grupo Experimental apresenta
Sagração e CyberMacumba

 Dias 5, 6 e 7 de Dezembro | 20h                         Sala Álvaro Moreyra |                            Entrada Franca

O Grupo Experimental de Dança da Cidade, projeto da Prefeitura de Porto Alegre, realizado desde 2007, realiza sua mostra anual de trabalho no próximo final de semana no Teatro Renascença, dia 5, 6 e 7 de dezembro, sempre às 20h.  As montagens Sagração e CyberMacumba são resultado do trabalho de um ano de um grupo de 19 pessoas, selecionados através de uma audição pelo Centro de Dança.

Na sexta feira, dia 05, a criação colaborativa CyberMacumba é um trabalho autônomo do grupo. Cara e coroa, norte e sul, ocidente e oriente, direita e esquerda, razão e emoção. São tantas as divisões que delimitamos ao mundo, traçamos linhas que nos separam, nos dividem e que configuram diferentes subjetividades aos sujeitos. Essas divisões (bi ou multipolares) configuram territórios psicofísicos e ao se cruzarem entram em choque e podem causar cataclismos sociais. Nesse universo caótico festivo os vários artistas que compõem o GED/2014 propõem um diálogo entre as diferenças sociais na contemporaneidade brasileira. Através da temática conceitual de cyber-macumba e tendo como pano de fundo as diferentes personas que somos dentro do território das relações pessoais: ditador, agente do caos, apaziguador, violador, terrorista, pacifista, coxinha, revolucionário de shopping, cibernético, blasé, etc. Explora-se, nesse espetáculo, os elementos da cultura brasileira articulados sobre as diferentes polaridades que nos constituem artistas – bailarinos – brasileiros – contemporâneos.

Nos dias 6 e 7, o grupo apresenta "Sagração". Com direção do Douglas Jung, o espetáculo traz uma remontagem da Sagração da Primavera.

O projeto do Grupo Experimental de Dança da Cidade foi criado em 2007 com o objetivo de oferecer formação gratuita e continuada com consagradas artistas e professores da capital. Mais de 120 alunos já passaram pelo projeto, alguns deles ganhando destaque na produção local como Alessandro Rivellino (Prêmio Açorianos 2011 de Melhor Bailarino) e Roberta Savian (Prêmio Klauss Vianna 2012) ou continuando sua formação no exterior e integrando grupos e companhias nacionais e internacionais como o bailarino Douglas Jung, graduado na  School Experimental Academy of Dance (SEAD/ Salzburg/ Áustria) e o bailarino Marcio Canabarro que atua na Europa e esteve recentemente esteve no Brasil dançando obra de Meg Stuart. Desde sua criação o projeto contou no seu corpo docente com consagrados artistas como Eva Schul, Jussara Miranda, Luciana Paludo, Susana D´ávila, Alexandre Rittman e Andrea Spolaor. Entre as montagens do projeto estiveram Follias Fellinianas (2007), Ou algo assim que me intrigue (2008) e Faz de conta que (2010) e Cuidado Frágil (2012).
No ano de 2014, o Grupo Experimental de Dança teve na equipe de professores: Bia Diamante – educação somática, Eva Schul – dança moderna, Neca Machado – dança contemporânea, Douglas Jung – dança contemporânea, Didi Pedone – Axis Syllabus, Alessandro Rivellino – contato e improvisação, João de Ricardo – Processos Híbridos de Criação.


Dias 5, 6 e 7 de dezembro
Sagração
Direção: Douglas Jung
Elenco:Aline Loretto, Ana Maria Vasconcelos, Ananda Mida, Anderson Moreira Sales, Aquila Mattos, Débora Jung, Gabriela Tarouco Tavares, Guilherme Guinalli, Jefferson Cabral, Jony Pereira, Leslie Diehl, Lilian Habib, Luiza Gil Vargas, Maílson Fantinel, Martina Seifer, Namisi de Oliveira, Paula Finn, Priscila Florido, Tatiane Rocha.
Figurinos: Tuka Santos.
Iluminação: Carol Zimmer.


CyberMacumba: 
Elenco:Aline Loretto, Ana Maria Vasconcelos, Ananda Mida, Anderson Moreira Sales, Aquila Mattos, Débora Jung, Gabriela Tarouco Tavares, Jony Pereira, Kevin Brezolin, Lilian Habib, Maílson Fantinel, Priscila Florido, Tatiane Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário