Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

28 de dezembro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 28 de Dezembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (28 de Dezembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 28 de Dezembro



Festival Frente Feminina

https://www.festivalfrentefeminina.com.br/inicio Idealizado pelas atrizes Anna Marques, Catarina Accioly e Larissa Mauro, o Festival oferece uma programação variada que foi pensada para dar luz a expressão e poder criativo das artistas cênicas, diante de uma cena teatral nacional e local permeada, em sua maioria, por direções masculinas. O intuito é reverberar a diversidade de pensamento, a pluralidade de linguagens, a coragem e a liberdade de tantas artistas potentes


Mulheres na Cena

Vai rolar a nova edição do Mulheres na Cena. Um evento reúne mulheres das Danças Urbanas em workshops, palestras e batalhas, agora On-line, nos dias 9 e 10 de janeiro, com aulas e bate-papos através do Zoom. Para adquirir o passaporte basta contatá-las via inbox no Instagram @cenamulheresna


“Sobre a presença do Movimento na Educação, Fazendo um Paralelo com a Dança” - Conversa entre Daniel Amaro e Iracema Guerrero

A Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, fará a sua última atividade do ano de 2020, no dia 28 de dezembro às 20h, no canal: https://www.youtube.com/user/ciadanielamaro , Daniel Amaro conversa com Iracema de Araújo Guerrero, 'Sobre a presença do Movimento na Educação, Fazendo um Paralelo com a Dança".


Curso de verão “Introdução à Técnica de Martha Graham”

Está aberta a inscrição para o curso de verão "Introdução à Técnica de Martha Graham", totalmente online, ao vivo, que acontecerá do dia 11/01 ao dia 18/01, das 12:00 às 13:30. Um curso para qualquer pessoa aprender e praticar. Não precisa requisito, apenas a vontade de querer aprofundar-se no conhecimento sobre o corpo e seus processos de equilíbrio para a saúde. Neste curso Arte, Ed. Física e ayurveda cruzam-se e nutrem novas perspectivas.  Inscrição aberta pelo WhatsApp 51 9 99115907. Curso com certificado DCDA de 7:30horas/aula. 


Videodança “Encontro entre música, dança e natureza"

"Encontro entre música, dança e natureza" é um projeto de videodança realizado com financiamento da Lei Aldir Blanc do município de Garibaldi/RS e estreia hoje (28/12) às 20h, no canal do YouTube PoesiaDiversa https://youtu.be/up7CmdP63jk. São quatro cenas a partir das composições para piano de Yanto Laitano; Uma produção de PoesiaDiversa; Trilha sonora - Yanto Laitano; Artistas da dança - Letícia Guimarães e Luiz André Cancian.


Pedagogias somáticas com Wagner Ferraz

Encontros gratuitos do Estudos do Corpo, que ocorrerão no mês de janeiro de 2021 (online). As conversas versarão sobre os temas estudados no EDC, assumindo como mote possíveis pedagogias somáticas para, assim, tratar da criação em diferentes práticas, da aprendizagem de modo amplo na vida e das práticas corporais diversas. Período: dias 15, 22 e 29 de janeiro de 2021 (sextas-feiras); Horário: das 9h às 11:30h (manhã); Inscrições: Até 10 de janeiro de 2021 ou enquanto houver vaga; CONTATOS:  estudosdocorpo@gmail.com; 51-9-9306-0982 (Com Wagner Ferraz); www.estudosdocorpo.com.


Aulas online com Vinni San

Vinni San, professor e dançarino de Porto Alegre oferece aulas online de Jazz Funk. São 8 aulas salvas e disponíveis até fevereiro/2021 no perfil do Instagram @vinnisanclass (perfil privado destinado às aulas) e ou @vinnisan_ (perfil pessoal do artista).


Arranjo de Castanhola “Amor de San Juan” com La Negra  Ana Medeiros

A bailarina de Dança Flamenca, Ana Medeiros, multiartista, percussionista convida o público a aprender a tocar nas castanholas um arranjo da música "Amor de San Juan" (https://www.instagram.com/p/CJFBsg3gFZL/). Assista também seu concerto de Castanholas Natalino (https://www.instagram.com/p/CJLr6e1gJfZ/).


Coreografia “Last Work” de Ohad Naharin

"Você poderia debater infinitamente o simbolismo aqui [...] Seja qual for o seu significado [...] a peça é de tirar o fôlego para a dança extraordinária dos dançarinos de Batsheva, e a maneira como o Sr. Naharin pode evocar estados de prazer, dor, loucura e uma espécie de animalidade - um estado puro de estar no corpo - através de seu movimento" (Roslyn Sulcas, The New York Times) Assista a peça em https://youtu.be/AfcG12UpMTo


Videodocumentário “Balé e balas” - VICE Brasil

Milhões de crianças do mundo todo sonham em dançar – seja hip hop, salsa, passinho ou balé. Algumas têm a oportunidade de aprender, outras não – às vezes por causa do tempo, dinheiro, da família, de tabus culturais, de acesso a escolas ou dezenas de outros motivos. No documentário da VICE "Balé e Balas" (https://youtu.be/BlCu2ZcatxU) Tuany Nascimento e as alunas do projeto "Na Ponta dos Pés" no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, contam sobre sua vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário