Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

13 de junho de 2022


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (13 de Junho) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 13 de Junho


Inscrições abertas - Prêmio Açorianos de Dança 2022


De 01 de junho a 01 de novembro, estão abertas as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2022. Sensível às mudanças ocorridas na cena da dança, a partir da pandemia, o Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre realizou diversas mudanças em sua estrutura no ano passado. 

Para 2022, o prêmio acompanha a evolução do contexto pandêmico, abarcando tanto as ações realizadas de forma presencial, como de forma híbrida ou virtual. A cerimônia de entrega está prevista para o Teatro Renascença, em 29 de novembro. 

Sete categorias foram propostas neste edital, com foco no reconhecimento à toda cadeia produtiva da dança em Porto Alegre, que reúne artistas, técnicos, produtores, educadores, pesquisadores, grupos, companhias, coletivos, escolas e espaços culturais, fundamentais para o fortalecimento da arte na capital. 

Para acessar o edital completo e inscrever-se, acesse o link: https://linktr.ee/centrodedancasmc 


Reabertura de cadastro - Auxílio Emergencial Giba Giba


A Secretaria Municipal da Cultura reabriu, no dia 27 de maio, as inscrições para os solicitantes ao benefício do Auxílio Emergencial Giba Giba. Serão disponibilizadas 300 vagas para atingir a meta proposta, sendo destinadas para aqueles profissionais que ainda não tenham realizado suas inscrições ou ainda não tenham entrado com recurso no período previsto em caso de inabilitações. Até o momento, mais de 3 mil pessoas já receberam o benefício.

Aberto em 5 de janeiro de 2022, com previsão de atendimento de até 5 mil profissionais da cultura de Porto Alegre com uma parcela única de R$800, o auxílio emergencial havia fechado o sistema de cadastramento no mês de abril, buscando a realização de balanço geral, uma vez que fora atingido o número de 5 mil inscrições realizadas.

Após esta etapa de balanço, restaram 300 vagas a serem preenchidas. O auxílio emergencial Giba Giba é exclusivo para quem atua de forma profissional no segmento cultural, valendo para técnicos, artistas e prestadores de serviços. As categorias contempladas são: música e tradicionalismo; artes cênicas; dança; audiovisual e fotografia; literatura e humanidades; artes visuais e artesanato; capoeira e hip hop; Carnaval e blocos de rua, produtores e técnicos; patrimônio, memória e design.

O Auxílio Emergencial Giba Giba é realizado a partir dos recursos recebidos pelo edital da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, financiados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ SMC.

PARA SE INSCREVER:
Requisitos:
Ser pessoa física
Ser maior de 18 anos
Residir em Porto Alegre
Não ser aposentado/pensionista
Não estar no regime CLT (com carteira assinada)
Não ser funcionário público


Encontro Lúdico com a Natureza - Gira Ligeiro


Dia 18 de junho, das 16 h às 20 h, dança, arte efêmera, brincadeiras, improvisação e interações com a natureza no evento Gira Ligeiro, Encontro Lúdico com a Natureza, no Centro de Vivências Vale do Ligeiro, em Maquiné. Contato sensorial com a natureza e com seus próprios corpos, por meio de práticas corporais que ampliem a percepção através da escuta, do brincar e do dançar. Festa de São João com oficina de Forró. Facilitadores do evento, Kátia Zanini,  bióloga e educadora e João Pereira,  pesquisador dos movimentos do bem viver, dançarino das palavras e das imagens.

Mais informações no Facebook @katia.j.zanini 


EduCorpo - Estudos do Corpo


EduCorpo é um programa de assinatura com cursos e conteúdos sobre Pedagogias do Corpo. Um espaço de aprendizagem apoio e acolhimento para professores e artistas, tratando dos processos de Educação do Corpo em vários aspectos. Existem planos mensais, semestrais e anuais. Aulas ao vivo semanalmente, e ficam gravadas para quem não pode assistir ao vivo. Parte da  programação já está  disponíveis para você na plataforma. Basta assinar e já assistir. 

Para mais informações, acesse o Instagram @estudosdocorpo


Junho no Circo Híbrido


Junho no Circo com diversas turmas nos cursos regulares presenciais e online, para todas idades. Para adultos, tecido, trapézio, bungee, pilates e flexibilidade, e também aulas de Circo para crianças e adolescentes. E no dia 25/06 acontecerá o Encontro Livre de Circo, um evento mensal gratuito, para todos que querem conhecer e praticar a arte do circo. 

Mais informações no Instagram @circohibrido


Métodos de Creación e Investigación Coreográfica - Fernando López


Fernando é bailaor, filósofo e pesquisador em dança. Doutor em Estética pela Universidad Paris 8-Saint Denis, autor dos livros "Espejismos de la identidad coreográfica", "De puertas para adentro: disidencia sexual y disconformidad de género en la tradición flamenca” e "Historia Queer del Flamenco". O público alvo para este workshop são pessoas interessadas em pesquisa e criação cênicas, especialmente relacionadas com a dança e o flamenco. O workshop acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, às 11 h e será online e ao vivo pela plataforma Zoom.   

Mais informações no Instagram @elclubdelduende


Gestão e Sustentabilidade de Pequenos e Médios Espaços Culturais


Gestão e Sustentabilidade de Pequenos e Médios Espaços Culturais, com o gestor e produtor cultural Chico Pelúcio, é online e acontece nos dias 20, 21 e 22 de junho, das 9h às 11h30. O Programa de Formação e Qualificação na Área Cultural é um investimento na formação dos profissionais de cultura, com uma visão que busca instigar a sua capacidade crítica, intelectual e de visão organizadora do setor, para refletir, discutir e pesquisar sobre o significado e o valor de se trabalhar com cultura e arte.

Mais informações no Instagram @sedac_rs


11ª Conferência de Cultura de Porto Alegre


Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre (CMC) e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC) convidam para a 11ª Conferência de Cultura de Porto Alegre, dias 17 e 18 de junho. A Conferência Municipal de Cultura é uma instância de participação e representação das demandas artísticas culturais dos diversos setores e segmentos da sociedade cultural com o propósito de definir as prioridades de política pública para o setor da cultura e seus equipamentos. 

Dia 17 de junho: Abertura Oficial
- Local: Câmara de Vereadores / Plenário Otávio Rocha
- Endereço: Av. Loureiro da Silva, 255 - Cidade Baixa
- Horário: 19h 

Dia 18 de junho: 
- Local: Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
- Endereço: Av. Érico Veríssimo, 307 - Menino Deus
- Horário: das 8h às 12h e das 13h30min às 18h

Para conferir a programação e mais informações acesse o Instagram @cmcdepoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário