Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

25 de outubro de 2022

Água Redonda e Comprida contemplado no Edital (Re)-Volta da Dança 2022 estreia no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre


Estreia no dia 03 de novembro, às 20h, no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre, Água Redonda e Comprida, espetáculo contemplado no edital (Re)-Volta da Dança 2022, uma parceria do Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre com o Goethe-Institut Porto Alegre. A temporada, que tem entrada franca, segue nos dias 4 e 5 de novembro, sempre às 20h. A retirada de senhas inicia sempre às 19h no local do espetáculo.

O edital (Re)-Volta da Dança visa fomentar a produção local de dança e o circuito de apresentações na capital. Além do incentivo para criação de novas obras coreográficas, com prêmio em dinheiro de R$10 mil pela Prefeitura de Porto Alegre, o Goethe-Institut Porto Alegre garantiu suporte para ensaios no próprio local de apresentação e abriu seu tradicional Auditório para realização da temporada.

Água redonda e comprida é um espetáculo que mergulha no universo das águas desde a cosmovisão do Povo Kaingang.

As águas, como seres vivos, possuem as marcas clânicas do Povo Kaingang. É na complementação entre as marcas redondas e compridas, referentes às metades clânicas Kamé e Kainru, que o mundo pode ficar em equilíbrio. Assim, é dado nome às goj tej, que são as águas compridas, referente aos rios e pertencentes à metade Kame, e às goj ror, que são as águas redondas, referente às nascentes e pertencentes à metade Kainru.

Geórgia Macedo, bailarina contemporânea, e Naiane Gakre, uma pré-adolescente do Povo Kaingang, estreiam em cena com um espetáculo que mergulha no universo dessas águas. Trazem, através da linguagem das artes cênicas, imagens fluidas de águas redondas e compridas.

SERVIÇO


O QUÊ? espetáculo de dança Água Redonda e Comprida

QUANDO? dias 3, 4, e 5 de novembro de 2022.

ONDE? Auditório do Gothe-Institut Porto Alegre, Rua 24 de Outubro, 112

ENTRADA FRANCA: retirada de senhas a partir das 19 horas.


FICHA TÉCNICA


Concepção e Direção Geral: Geórgia Macedo

Orientação: Iracema Gah Teh Nascimento

Direção Artística: Geórgia Macedo e Kalisy Cabeda

Direção Cênica: Kalisy Cabeda

Bailarinas criadoras: Geórgia Macedo e Naiane Gakre Domingos

Coreografia: Geórgia Macedo e Naiane Gakre Domingos

Preparação corporal: Camila Vergara e Geórgia Macedo

Direção de movimento: Camila Vergara

Figurinos e cenografia: Isabel Ramil

Criação e operação de luz: Thais Andrade

Trilha Sonora e operação som: Thiago Ramil

Voz e narrativa: Iracema Gah Teh Nascimento e Angélica Kaingang

Arte Gráfica: Vini Albernaz

Produção: Geórgia Macedo e Virgínia Cotta de Mello


Nenhum comentário:

Postar um comentário