Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

29 de dezembro de 2022

Balanço 2022 – Centro Municipal de Dança

Centro de Dança divulga balanço das atividades realizadas em 2022. Feliz Ano Novo! Voltamos em 2023 com muita energia e muita dança! 


Projeto Quarta na Dança 

Tem como finalidade incentivar, fomentar e difundir a produção artística local de grupos e companhias de dança da capital oferecendo espaço para realização de espetáculos no Teatro Renascença, sempre às quartas-feiras, com apresentações abertas ao público e às escolas e instituições de ensino da capital. O projeto foi retomado em 2022 com 6 espetáculos e público de quase 1.400 espectadores nos espetáculos:

8/6 – Fragmentos - Ballet Lenita Ruschel

6/7 -  Periferia, dança & arte - Restinga Crew

3/8 -  Dura Mater - Amálgama Cia de Dança

7/9 - Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano, da Macarenando Dance Concept

5/10 - Macho Homem Frágil - Anima e Eduardo Severino Cia de Dança

9/11 - Reutilizáveis corpos descartáveis, da Plural Cia Dança

 

Prêmio Lya Bastian Meyer

A premiação busca apoiar, valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança em Porto Alegre que vem contribuindo para o desenvolvimento cultural, social, educacional e econômico de nossa cidade, responsável por grande parte da geração de emprego e renda para profissionais do setor e uma ampla rede de escolas e centros de formação. Foram inscritas 16 escolas de dança da capital e selecionadas 6 (seis) que receberam o prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00.

Escolas premiadas:

·         Pequenices: Arte e Educação

·         Escola de Dança Karin Ruschel

·         Projeto Expressar

·         Escola de Dança Aline Rosa

·         Suzana D'Avila Studio de Dança

·         Velvet Pole e Tease


 Dança Comunidade e Oficinas do OP

Oferece oficinas de dança gratuitas abertas para a comunidade. Foram realizadas oficinas no CEPRIMA, de danças urbanas, dança de salão e ballet infantil. Danças circulares no Ginásio Tesourinha e Danças urbanas e Percussão na Associação Comunitária Santa Rita de Cássia no Jardim Carvalho. Com atendimento de 400 alunos aproximadamente.

Exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX” realizada de 22 de setembro a 29 de outubro, na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre foi realizada pelo Centro de Dança da SMCEC resgatou a história de quatro mulheres decisivas para a consolidação do ensino e da produção local da arte na capital:  Irmgard Hofmann, Lya Bastian Meyer, Salma Chemale e Tony Seitz Petzhold. A exposição teve a presença de mais de 1.000 pessoas.


Projeto (Re)-Volta da Dança

Parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe Institut Porto Alegre lançou Edital (Re)-Volta da Dança para seleção de propostas inéditas de montagem com prêmio em dinheiro de R$ 20.000, da Prefeitura e Goethe mais temporada de três apresentações e espaço para ensaios no Auditório do Goethe Institut. Foram 16 propostas inscritas e a vencedora foi “Água Redonda e Comprida” de Geórgia Macedo e público de mais de 350 espectadores


Cia Municipal e Cia Jovem de Dança de Porto Alegre

Retomada dos ensaios e das temporadas de espetáculos presenciais da Cia Municipal de Dança com os espetáculos Brazil Beijo, da coreógrafa israelense Orly Portal e Scanner, de Airton Tomazzoni e da Cia Jovem de Dança com a estreia do espetáculo Parco de Driko Oliveira. Além da participação da Cia Municipal na Opereta “O Morcego” com a Ospa no Theatro São Pedro. Além do espetáculo de encerramento do 29º Festival Porto Alegre em Cena no Teatro Renascença. Foram 9 apresentações com público de mais de 3550 espectadores.


1ª Mostra de Dança Infantil da EMEI Valneri Antunes

Com apoio do Centro de Dança realizada na sala Álvaro Moreyra apresentou o trabalho de dança criativa de crianças de 1 a 5 anos e reuniu crianças de  180 espectadores.


Grupo Experimental de Dança

O GED é projeto de oferece formação gratuita para pessoas com ou sem experiência em dança e oferece espaços para formações livres e contemporâneas em dança. A sua base pedagógica contempla abordagens práticas e teóricas de diversos estilos de dança. Em 2022 o projeto completou 15 anos de existência e realizou a remontagem do espetáculo “Folias Felinianas” de 2007 com direção de Douglas Jung, Fernanda Bertoncello Boff e Juliana Vicari. Também realizou a Performance da turma de 2022 "Olhar ao redor parece fácil, mas não é" com direção de Louise Lucena e Janaína Ferrari. Os eventos do GED reuniram cerca de 300 espectadores.


Prêmio Açorianos de Dança 

Busca valorizar e reconhecer a produção em dança na capital. Em 2022 foi retomado de forma presencial e contou com 68 inscrições e 40 indicações em 7 categorias. Foram premiados 8 grupos/profissionais além do Prêmio Especial do Juri para Eva Schul, o Prêmio de Incentivo à Dança para o Goethe-Institut Porto Alegre e a OSPA e o Prêmio de Personalidade do Ano para Diego Mac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário