No próximo dia 30 de novembro, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Renascença, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2023, uma realização do Centro Municipal de Dança da SMCEC/PMPA.
Com o tema ancestralidade e renovação, a noite promete ser uma grande festa, celebrando artistas que consolidaram a área da dança na capital e as novas gerações que desenham o futuro. No palco estarão novos artistas da dança, como Andi Goldenberg, Arthur Guerra, Estúdio de Dança Greyce Gross e o projeto Renascer, da Restinga, com jovens talentos que estão se destacando nos palcos locais. A cerimônia também fará um tributo especial póstumo a Suzana D'ávila com a participação do Grupo Transforma.
São 68 finalistas nas 11 categorias do prêmio: Espetáculo ou Performance de Dança, Coreografia, Destaque Técnico, Destaque Artístico, Elenco Destaque, Intérprete Destaque, Produtor/a, Ação Cultural em Dança, Criação em Multimídia, Trilha Sonora e Revelação.
O espetáculo Trivial, um espetáculo de b-boys, de Driko Oliveira, tem o maior número de indicações com 7 indicações (espetáculo, coreografia, intérprete destaque, trilha sonora, produtora, elenco e destaque artístico). Com 5 indicações cada, estão os espetáculos Artifícios da Virtuose Dissidente (espetáculo, elenco, destaque artístico, coreografia e produtor) Memórias Perdidas (coreografia, produtora, intérprete, elenco, destaque artístico), e Réquiem (espetáculo, intérprete, produtora, coreografia e destaque técnico).
O Prêmio Personalidade da Dança será entregue à Mãe Paty, coordenadora e Coreógrafa do Projeto Nossas Origens, grupo de dança do Quilombo Família de Ouro - Ylê de Oxum e Ossanha, comunidade localizada na Vila Mapa. Mãe Paty é também fundadora e coordenadora da escola de Tradição Quilombola Família de Ouro e uma das fundadoras da Escola de Samba Unidos da Vila Mapa, além de promover anualmente o Encontro de Negros e Negras da Vila Mapa. É formada em saúde pública.
As comissões julgadoras foram formadas pela professora e bailarina Aline Centeno, a professora e coreógrafa Anette Lubisco, o bailarino, coreógrafo e professor Aluísio Gustavo, o coordenador do Centro de Dança Airton Tomazzoni, o coordenador da pós-graduação em dança da PUCRS, Luiz Felipe Silveira, a jornalista Clarice Alves, a professora e bailarina Fernanda Santos, e a professora de história da UFRGS, Letícia Bauer.
Os vencedores recebem o troféu criado por Vasco Prado além de premiação em dinheiro.
Confira a lista completa de indicados em:
Serviço:
O quê: Cerimônia de Entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2023
Quando: 30 de novembro, 20 horas
Onde:Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
ENTRADA FRANCA
REALIZAÇÃO: Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa/PMPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário