O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (20 de Janeiro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.
Dicas da Semana – Edição 20 de Janeiro
Intensivo de Verão Espaço Dobra
DANÇA CONTEMPORÂNEA + DO JAZZ AO FUNK
Dias 20, 22, 27 e 29 de janeiro - Segundas e Quartas - 18h as 20h
Local: Espaço Dobra (Av. Getulio Vargas, 1498)
São duas semanas de encontros. Nas segundas e quartas vai rolar uma Dobradinha, com PAULA FINN E SYL RODRIGUES no Espaço Dobra. Os cursos são independentes, mas tem valor promocional pra quem quiser fazer as duas aulas. Janeiro é sempre um mês de realizar vontades engolidas pelo ano.
VALORES:
R$180,00 cada curso
Valor promocional inscrição nos dois cursos: 300,00
Desconto de 30% para classe artística, Pessoas Negras, LGBTQIAPN+ e Indigenas: 126,00/210,00
INSCRIÇÕES via googleform: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccdYmGcqxHgeokCtoQBgb8BbMbhGTvgyNeZ1WpGex7V1Aa1g/viewform?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAabuos_2qPvQJo016Az8ox6z_Fqs7HAGElLSxdfNkSRtipEDa6GYEl5mlzg_aem_uBalUYSn4l0nAPdNUVZTOw
DANÇA CONTEMPORÂNEA: 18h
Técnica de Dança contemporânea unindo diversos saberes, como consciência corporal, contato com o chão, fluidez de movimento, suporte, pontos de apoio e expressividade.
A escuta do corpo é uma prática que precisa ser exercitada constantemente. A percepção interna exige frequência e tempo de dedicação para se desenvolver. As aulas, além da técnica, direcionam a percepção para as sutilezas a fim de abrir espaços internos, conhecer novos caminhos possíveis no mover, liberar o corpo expressivo e alimentar os sentidos.
DO JAZZ AO FUNK: 19h
A aula "Do Jazz ao Funk" é um convite para experimentar e ressignificar aspectos da cultura negra a partir dos fundamentos que circundam as danças Afrodiaspóricas, nessa aula Syl Rodrigues compartilha suas experiências dançantes através de um Experimento Coreográfico.
SOBRE AS PROFESSORAS:
Paula Finn é bailarina, professora e artista inquieta. Licenciada em Dança da UFRGS, fez parte da primeira turma do curso. É bailarina da Cia Municipal de Porto Alegre. Tem uma trajetória de 20 anos de estudo em Dança Contemporânea e Flamenca, com professores como Douglas Jung, Alessandro Rivellino, Luciana Paludo, Silvia Canarim, além de participar de residências com artistas e pesquisadores de fora. Integrou o quadro de professores do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre de 2019 a 2022. Entre os principais trabalhos, se destacam: “Hiato” (Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina 2016 e Destaque Braskem 2018); “Ainda que seja Noite” Cia Silvia Canarim (2018); “Peixes” (Indicação a Interprete destaque Prêmio Açorianos 2024).
Syl Rodrigues é graduanda do curso de Licenciatura em Dança na Uergs, foi jurada do Prêmio Açorianos de Dança de Porto Alegre 2022, pesquisadora das danças AFRODIASPÓRICAS, foi professora no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre 2020, Professora de Dança na Estação Verão Sesc 2020 e 2023, Educadora Social na Fundação de Educação e Cultura do Sport Clube Internacional de 2016 a 2021 e Educadora Social na CUFA de 2022 a 2024. Atualmente está professora de Dança na Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e diretora da Escola de Dança Soul Dança. Foi indicada ao Prêmio Açorianos de Dança 2019 na categoria destaque em Danças Urbanas e junto com a Cia de Dança Flash Black vencedora do Prêmio Açorianos 2020 na categoria Vídeodança. Sua formação em dança integra aulas no Grupo experimental de Dança de Porto Alegre, Estúdio de Dança Carol Dalmolin, New school Dreams, Curso Extendido IGBASILE (Registro Negros na Dança), Workshop de Danças de Matrizes Africanas( Dança Afro de Beni e Dança dos Orixás) Companhia Daniel Amaro, Oficina "Funk e Passinho: Cultura de RESISTÊNCIA PRETA" com Jõ Gomes, Oficinas e workshops de Jazz Funk, Stiletto,Waacking, Vogue, Danças Africanas, Funk e Hip Hop Dance com grandes nomes da cena nacional e internacional, APRENDI, baseado na metodologia de ensino da PSICOPEDAGODANÇA, Indança.
Aulas Temáticas de Dança do Ventre
A DANÇA DO VENTRE é uma expressão milenar que conecta corpo, mente e alma. Fazer aulas é uma oportunidade de descobrir a magia dessa arte única e envolvente, e se divertir enquanto cuida de si mesma.
Em janeiro, a GROSS – UNIDADE RIO BRANCO está com uma programação especial de aulas com a professora ALINE MESQUITA, nas segundas e quartas às 18h30:
06 e 8/01: Movimentos Sinuosos
13 e 15/01: Movimentos Rítmicos
20 e 22/01: Mãos e Braços
27 e 29/01: Shimmies (Movimentos Tremidos)
As aulas são para todos os níveis, para aprender, se expressar e se conectar com a própria essência através dos movimentos fluidos da dança.
Muita Água
As enchentes no RS produziram uma catástrofe socioambiental na capital gaúcha e em mais 94% dos municípios do Estado. MUITA ÁGUA é a dança-denúncia de um sistema colapsado pelas águas de uma sociedade triste, afogada e multifocada que amontoa os restos de suas vidas em frente à sua casa, no caso de ainda haver casa. Três artistas de um Porto não muito Alegre desdobram as experiências corporais dessa transformação radical barrenta de uma sociedade desgovernada.
“Muita Água” será apresentado dias 21 e 22 de janeiro, às 19h30, no auditório do Goethe-Institut (Vinte e Quatro de Outubro, 112 – Auxiliadora). O espetáculo faz parte da programação do PORTO VERÃO ALEGRE 2025.
Ingressos pelo site portoveraoalegre.com.br.
Danças que Servem para Nada: desistir, cair, flutuar, dobrar
Dançar sem utilidade ou pretexto, viabilizar o movimento pelo movimento, ficar com o esqueleto
dançar para não resolver nada
cair para ser contraproducente
flutuar para duvidar das certezas
1. Ir (um corpo) boiando ao sabor das ondas ou da corrente.
3. [Figurado] Vacilar, hesitar, estar indeciso.
4. Andar lidando.
8. Andar entre
DANÇAS QUE SERVEM PARA NADA, com JANA FERRARI, acontece nos dias 21, 22 e 23 de janeiro - terça, quarta e quinta, das 10h às 12h no Espaço Cerco Cultural (Riachuelo, 579 – Centro Histórico). São 10 vagas e 2 BOLSAS SOCIAIS por ordem de inscrição. Não necessita de experiência em dança ou práticas de corpo.
Link para inscrições e valores na bio de @pegamataecome.
Curso Intensivo de Dança Contemporânea por Eva Schul
Até dia 24 de janeiro está acontecendo o CURSO INTENSIVO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA, com a mestra EVA SCHUL. Às 18h o nível é iniciante e, às 19h30, intermediário. São duas semanas de AULA/TÉCNICA e uma de IMPROVISAÇÃO. As aulas ocorrem de terça a sexta-feira na sala Cecy Frank, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico).
Informações pelo whatsapp 999799020 ou pelo instagram @anima_cia_de_danca.
Ubumpuru Transversal - uma Corpa Marginal
Das rodas feitas em volta de uma fogueira, da bruma borrifada pelas nuvens, das águas calmas e ritmadas de um rio-mar emerge uma Lenda, um Mito, um Rito. Ubumpuru surge para conectar estórias e histórias corporificadas pela simbologia cênica, lembranças adormecidas da memória coletiva. Uma Corpa Travesti, Não-Binária, Racializada e Periférica ressignificando no hoje uma estratégia de sobrevivência. As navalhas que carregam o fio da vida, ela quebrou quando criança. UBUMPURU mira a Água. Sintam!
“UBUMPURU TRANSVERSAL – UMA CORPA MARGINAL” será apresentado dia 23 de janeiro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer - Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico). O espetáculo contará com acessibilidade em LIBRAS e faz parte da programação do PORTO VERÃO ALEGRE 2025.
Ingressos pelo site portoveraoalegre.com.br.
Danças Circulares: Brincar e Dançar
Uma oficina para aprender danças e brincadeiras ligadas à infância, resgatando nossa criança através de cantos, gestos, movimentos e muita diversão.
DANÇAS CIRCULARES: BRINCAR E DANÇAR acontece dia 25 de janeiro, às 14h30, no Meme Estação Cultural (Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa). Facilitação: PATRÍCIA PREISS. Informações e inscrições pelo whatsapp (51)982570024.
Intensivo de Pagode
Dia 25 de janeiro, das 16h às 19h, acontece o INTENSIVO DE PAGODE no ESPAÇO DE DANÇAS RODRIGO GARBIN (Av. Coronel Marcos, 1000 - Pedra Redonda). Professores: Rodrigo Garbin e Danielle Perceval.
Informações e inscrições: (51) 99367-3014 (WhatsApp).
Flamenco no Tablado Andaluz
Que tal mergulhar na magia mundo Flamenco? Veja os novos horários, do TABLADO ANDALUZ 2025.
INICIANTES 1/ Novas Alunas 2025:
- 10h: segunda-feira (horário misto)
- 19h: segundas e quartas
- 14h30: sábado
INICIANTES 2:
- 15h30: sábado
- 18h: terças e quintas
INTERMEDIÁRIO 1:
- 10h: quinta-feira
- 16h30: sábado
- 18h: segundas e quartas
AVANÇADO:
- 20h: terça-feira
CASTANHOLAS:
- Sábado: 16h30
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA. Agende seu horário, a escola tem saias e sapatos para emprestar.
Improvisação em Dança: Isadora Franco e Paula Finn
Dias 28, 30 e 31 de janeiro acontece, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico), o INTENSIVO DE IMPROVISAÇÃO EM DANÇA, ministrado pelas artistas ISADORA FRANCO E PAULA FINN. As aulas serão das 19h às 21h na sala Cecy Frank.
Inscrições pelo instagram @desconstrui.dora ou (51)999353431.











Nenhum comentário:
Postar um comentário