Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

19 de maio de 2026

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 18 de Maio



O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje (19 de Maio) mais uma edição do Parabólica da Dança, uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, espetáculos e conteúdos de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações? Enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

NOTA: Para que sua programação seja divulgada, é necessário que os dados e o card sejam enviados até a quarta-feira anterior a públicação, para que a divulgação seja publicada.


Espetáculos e Eventos

Indes Galantes


- Exibição do documentário Indes Galantes
- Dia 21/05/2026, 16h, na Sala Redenção 
- Entrada franca. 
- Após a exibição, terá um bate-papo mediado pelas professoras Luciana Paludo e Rubiane Zancan. 

Flamenco Negro


A primeira atração do 20º Festival Palco Giratório no CHC sera o Flamenco Negro, da Cia de Arte La Negra, que propõe um encontro entre ancestralidade, arte e urgência por reparação histórica, trazendo à cena histórias reais de racismo vividas pelas bailarinas e reafirmando o papel fundador da cultura negra também dentro do flamenco.

Realizado pelo SESCRS, o Festival Palco Giratório acontece de 19 de maio a 3 de junho de 2026, promovendo encontros entre diferentes linguagens, territórios e artistas de todo o Brasil. 

Data: 20 de maio, às 20h
Local: Teatro do CHC
Ingressos em: sesc-rs.com.br/palcogiratorio

                                          Família Paraíso


A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta o espetáculo Família Paraíso: memórias em dança, 
O espetáculo tem concepção e direção de Driko Oliveira e Isadora Franco e dramaturgia de Airton Tomazzoni onde os bailarines reinventam acontecimentos da família Silveiro, que habitou o Solar Paraíso na Chácara do Cristal, a partir de 1854.
A performance apresenta um passeio pelos cômodos, pela intimidade familiar, redescobrindo as mesmas paredes que guardam suas memórias.

Data:24 de maio - domingo, sessões às 15h e 17h
Local: Solar Paraíso (Travessa Paraíso, 71 – Bairro Santa Teresa)
duração: 50min
classificação: 14 anos
Entrada Franca, distribuição de senhas 1h antes do espetáculo
SOMENTE 30 LUGARES

Mares e nuvens flutuantes


Mares e Nuvens Flutuantes, espetáculo dos dançarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, e o terceiro dirigido por Etsuko Ohno, matriarca da família. A obra traz o Butoh, dança que nasceu no Japão ao final da década de 1950 por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Minimalista em cores e movimentos, o espetáculo carrega memórias, o legado de mestres da arte Butoh, e de forma sensível propõe uma reflexão sobre a beleza possível que pode existir até mesmo nas mais improváveis circunstâncias. 

Local: Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Marechal Deodoro, s/n), 19h
Duração: 50 minutos
Ingressos: À venda a partir de 4 de maio, nas Unidades Sesc/RS, no site e, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros.

Transmobilização


Transmobilização é uma intervenção urbana que fricciona a aparente rigidez da cidade para revelar suas brechas, fluxos e pulsações escondidas. Sete artistas das Danças Urbanas, remixando linguagens e gestualidades, constroem uma arena circular que acolhe e envolve o público. Em 50 minutos de atuação, a cidade é ressignificada como um corpo vivo e em transformação. Baseado em tarefas que estimulam ouvir, mover, rir, apreciar e surpreender, A Transmobilização propõe uma reflexão sobre modos de viver e ativar o espaço urbano. O projeto reafirma o poder da arte de criar frestas de magia, convivência e imaginação coletiva. 
Para mais informações: sesc-rs.com.br/palcogiratorio/ 

Cursos, Editais e Oficinas

Flamenquinho


Aulas de Flamenquinho para crianças na Casa Cadica com prof. Nina Borghetti

Data: Quintas, das 18h30 às 19h30!

Local: Casa Cadica (Rua General Caldwell 866)

Dança Afro-Gaúcha



Comunicamos aos alunos já inscritos na turma de dança afro-gaúcha para adolescentes do Projeto Iara Benzeu: Legado Sankofa que as aulas, anteriormente realizadas nas terças-feiras, foram realocadas para os sábados.

Data: Sábados | 13h30 às 14h30
Inscrição: Basta acessar o formulário no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1lfSYArWQOmxHxtuCgARnt4NzEqriJ9E8FcHfDSHcyOdfAw/viewform

Circo Híbrido



Semana de Voos Livres

De 18 a 23/05 irá acontecer a Semana de Voos Livres no Circo Híbrido: aulas gratuitas dos cursos regulares pra adultos, jovens e crianças experimentarem o circo. Não precisa experiência prévia.

Como se inscrever:

- Entrar em contato pelo whats do número (51) 9163-3144
- Escolher a modalidade e horário disponível e agendar sua aula!
- Logo após ira receber  a confirmação e as orientações.

IMPORTANTE!!!

As vagas são limitadas e algumas turmas costumam lotar rapido. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada no Whats, então se a resposta demorar um pouco, evitar mandar novas mensagens seguidas para não embaralhar a fila.



Nenhum comentário:

Postar um comentário