O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje (29 de Junho) mais uma edição do Parabólica da Dança, uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, espetáculos e conteúdos de dança para se envolver em Porto Alegre.
Interessades em divulgar suas programações? É só enviar as informações e uma foto ou card no formato 4:5 (1080 x 1350 pixels) para o nosso direct ou para o nosso e-mail (dancasmc@gmail.com) até a quarta-feira anterior à publicação, pois nós fechamos a edição até às 18 horas de quinta-feira. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.
Espetáculos e Eventos
4 – de amores & sombras

4 – de amores & sombras” é uma delicada obra de dança teatral que investiga identidade, relações humanas e os rastros que o tempo deixa em nossos corpos e trajetórias. Em cena, diferentes gerações se encontram, revelando contrastes, continuidades e a beleza dos vínculos construídos ao longo da vida.
Com direção de Sayonara Pereira, o espetáculo reúne em cena Carina Nagib, Diadorim Lima, Natália Karam e a própria Sayonara, em uma criação sensível que convida o público a reconhecer, nas histórias apresentadas, contornos da sua própria trajetória.
DATA: 04 e 05 de julho às 19h
LOCAL: Rua Riachuelo, 1089 - Teatro Oficina Olga Reverbel
Meada
Espetáculo “Meada” do Coletivo Moebius em julho na casa salto! Ingressos já à venda.
Os olhos pesam nas órbitas, a língua pesa na boca, o pescoço já não sustenta. A testa pesa sobre a mão, o cotovelo busca apoio e não encontra. A cabeça pesa, pesa… O chão chama, a coluna enrola, o braço desiste, a gravidade ganha: a cabeça toca o chão e lá fica. Vira apoio, desliza, torna viável ou inviável a trajetória do corpo no espaço. Da permanência vem a mudança de estado e de forma. Vem também o desejo de estar em outro lugar. O corpo dá a ver o esforço escondendo o ser bípede. Nas escápulas em movimento surge um bicho com braços como patas que quer, deseja. Deseja deslocar-se, sentir o espaço, conquistar terreno, e aí virar outro bicho em novas terras. Primeira obra solo de Luíza Fischer, Meada é uma peça de dança contemporânea que dialoga com o som e o espaço.
DATA: 4 e 5 de julho às 20h
LOCAL: R. André Puente, 447 - Casa Salto
BRONZE IN BATTLE
Acontecerá a batalha dentro do Lado B nas modalidades:
Hip-Hop 1x1
Open Style 1x1
DATA: 11 de Julho
LOCAL: Av. José do Patrocínio, 824
Cursos, Editais e Oficina
Aulas de Castanhola
Novidade na D'Alma A partir de 01 de Julho a D'Alma Escola de Dança e Teatro terá aulas de castanhola com a professora Jana Rocha, que estuda danças espanholas há mais de 30 anos, tendo passado pelo Tablado Andaluz e Casa de Espanha sempre com muita habilidade e dedicação.
LOCAL: Fernando Machado, 43
INFORMAÇÕES: Pelo WhatsApp 51 983236437
Criando Danças Com Crianças
Está chegando mais uma edição do programa Professorices, com o curso CRIANDO DANÇAS COM CRIANÇAS.
Pensando o corpo em movimento e seus processos artístico-pedagógicos nas infâncias, o curso propõe discussões acerca de uma abordagem contemporânea de dança, especialmente em contextos educacionais. Por meio de trocas de experiências, compartilhamento de referencial teórico e desenvolvimento de estratégias, abordaremos, dentre outros, os seguintes tópicos:
- Protagonismo infantil: o potencial artístico criativo das crianças;
- Professor(a) como colaborador(a): acolhimento, co-criação e autoria
- Trabalhando com turmas multi-etárias: desafios e deslumbres
DATA: 11 de julho, às 9h
LOCAL: R. Comendador Coruja, 412 - Estúdio Amplo
INSCRIÇÕES: Pelo Whats (51) 999.559.789
Dança Afrocontemporânea Gaúcha
O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre abre inscrições para a oficina DANÇA AFROCONTEMPORÂNEA GAÚCHA, com Thyago Cunha, dentro do CICLO OFICINAS NO PARAÍSO. As inscrições são gratuitas e vão até 1º de julho..
Esta oficina convida você a vivenciar a Dança Afrocontemporânea Gaúcha, uma prática que busca o despertar dos movimentos no corpo e a ampliação da consciência sobre os espaços que nos cercam, permitindo que cada participante se encontre e perceba a harmonia dos elementos da natureza, da vida em seu próprio cotidiano. Além de ser uma forma de dançar, se divertir, alongar, aquecer e fortalecer o corpo e a mente, essa experiência propõe algo profundo: um contato com o sagrado que muitas vezes almejamos no dia a dia sem nos darmos conta. É uma oportunidade de reconectar e ligar-se consigo mesmo — um autocuidado talvez esquecido — através do toque das trilhas sonoras que têm o tambor como base.
DATA: 08 e 09 de Julho, às 19h
LOCAL: Travessa Paraíso nº71 - Solar Paraíso
Oficina Corpo Expressivo
Na quarta aula da oficina de dança Corpo Expressivo, vamos explorar o movimento a partir de relações de toque e encaixe, articulação e transformação. Como nos movemos quando nos aproximamos e interagimos com o outro?
A inspiração para este encontro, intitulado “Corpo Encaixe – mover-se em relação”, é a artista contemporânea Lygia Clark, que se dedicou à investigação da experiência sensorial e propôs a participação ativa do público na construção de sentido da obra de arte.
Guiados pela professora de dança Camila Vergara e pela arte-educadora Vitória Morlin, vamos dançar ativando conexões entre diferentes partes do corpo e também entre os participantes.
Neste ano, a oficina “Corpo Expressivo – Dança e Imaginação em Movimento” propõe uma experiência prática em dança contemporânea, ampliando sua relação com outras expressões artísticas e se inspirando em grandes artistas visuais do Brasil.
DATA: 4 de Julho, às 10h
LOCAL: Rua João Caetano, 440 - Instituto Ling
Workshop Corpo Memória

DATA: 08 de Julho às 10h
LOCAL: André Puente, 447 - Casa Salto
INSCRIÇÕES: Pelo WhatsApp 51 99816 4456
Workshop Dança Semente
Dança Semente, uma prática que transita entre a dança contemporânea, danças afro-brasileiras e do ventre.
DATA: 04 de Julho, às 10h
LOCAL: André Puente, 447 - Casa Salto
INSCRIÇÕES: Pelo WhatsApp 51 99816 4456
Nenhum comentário:
Postar um comentário