Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

7 de setembro de 2026

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 07 de Setembro


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje (07 de setembro) mais uma edição do Parabólica da Dança, uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, espetáculos e conteúdos de dança para se envolver em Porto Alegre.
Interessades em divulgar suas programações? É só enviar as informações e uma foto ou card no formato 4:5 (1080 x 1350 pixels) para o nosso direct ou para o nosso e-mail (dancasmc@gmail.com) até a quarta-feira anterior à publicação, pois nós fechamos a edição até às 18 horas de quinta-feira. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Espetáculos e Eventos:

Raiz Afro-Gaúcha em formato audiovisual 

O Afro-Sul/Odomode e a Cinemateca Capitólio informam: a exibição audiovisual do espetáculo Raiz Afro-Gaúcha, que celebra o Dia Municipal da Dança Afro-Brasileira em Porto Alegre, tem nova data: 9 de setembro.
Será uma oportunidade de reencontrar Raiz Afro-Gaúcha, espetáculo que conquistou o público e foi reconhecido pelo Prêmio Açorianos de Dança 2025, agora apresentado em um formato audiovisual especial.
A programação também contará com uma roda de conversa com Mestre Paulo Romeu, um momento de memória, reflexão e compartilhamento sobre a trajetória da música e dança afro-brasileira e a história construída pelo Afro-Sul ao longo de cinco décadas.

DATA: 9 de setembro, às 18h30.
LOCAL: Cinemateca Capitólio — Rua Demétrio Ribeiro, 1085.
INGRESSOS: Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Sympla: linktr.ee/afrosul.odomodeoficial

Novos velhos corpos 50+

No Instituto Ling programação especial de Novos Velhos Corpos, iniciativa desenvolvida pelo coletivo que contempla espetáculos, debates e oficinas dedicados à reflexão sobre arte, corpo, envelhecimento e longevidade. Abrindo a agenda de atividades, será apresentado NOVOS VELHOS CORPOS 50+, espetáculo de dança que combina música ao vivo, teatro e projeções em vídeo para lançar novos olhares sobre idade, longevidade e vulnerabilidade na dança e na vida. A obra propõe uma experiência cênica sensível sobre forças, fragilidades, aproximações e afastamentos entre corpos maduros, por meio de uma composição baseada na dança contemporânea e em improvisações estruturadas. 

DATA: 19/09, às 19h.
LOCAL: Instituto Ling — R. João Caetano, 440 - Três Figueiras
INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-novos-velhos-corpos-50/3546344

Cursos, Editais e Oficinas:

Dança na Maturidade

As vagas para a nova turma de Dança na Maturidade na Frisson Escola de Dança já estão abertas. Se você quer cuidar do corpo, da mente e transformar as suas tardes, o momento de garantir o seu lugar é agora.
O que você precisa saber:
Quem pode fazer: Turma iniciante! Não precisa ter par e nem saber dançar.
Como são as aulas: Dinâmicas individuais, em duplas, trios, rodas e coreografias divertidas.

DATA: Início em 08 de setembro, todas as terças-feiras, das 15h às 15h50.
LOCAL: Rua Luiz Afonso, 330 - Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre.
INSCRIÇÕES: pelo WhatsApp (51) 98420-7622.

Cine JAM

Próxima JAM NO PARAÍSO é Cine Jam! 
Para pensar as relações do Contact Improvisation - CI com a vida e os movimentos cotidianos,  o Núcleo de estudos em Arte Contemporânea e Contact Improvisation - NACCI convida para o 1º CINEJAM, com exibição do documentário poético Humano Caracol (Ixiar Rozas, 2009), que apresenta micro registros poéticos do pensamento e trajetória de Steve Paxton, um dos fundadores do CI, numa conversa com os coreógrafos María Muñoz y Pep Ramis (Mal Pelo) enquanto preparam composto orgánico. A Jam tem guia e instalações audiovisuais de Krishna Daudt @avaguaviy

DATA: 11 de Setembro às 19h
LOCAL: Tv. Paraíso, 71 - Solar Paraíso
INSCRIÇÕES: Entrada franca

Criando Com Crianças

Está chegando mais uma edição do querido programa Professorices, com o curso CRIANDO DANÇAS COM CRIANÇAS. Pensando o corpo em movimento e seus processos artístico-pedagógicos nas infâncias, o curso propõe discussões acerca de uma abordagem contemporânea de dança, especialmente em contextos educacionais. Por meio de trocas de experiências, compartilhamento de referencial teórico e desenvolvimento de estratégias, abordaremos, dentre outros.

DATA: 12 de setembro às 12h
LOCAL: R. André Puente, 447 - Casa Salto
INSCRIÇÕES: Pelo WhatsApp (51) 999.559.789, no valor de R$130,00

Samba de Gafieira

O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre abre inscrições para a oficina  SAMBA DE GAFIEIRA com Alexandre Santos e Michelle Lucero, dentro do CICLO OFICINAS NO PARAÍSO.

Você não precisa nascer com ritmo, ter experiência ou dominar passos elaborados para aprender a dançar.

Em apenas quatro encontros, você vai começar do zero, aprender os fundamentos do samba de gafieira e ganhar confiança de uma forma leve e super divertida. Mesmo que nunca tenha dançado, se sinta travado ou ache que tem dois pés esquerdos, a oficina vai mostrar que você também pode dançar.

As inscrições são gratuitas e vão até 10 de setembro de 2026.

DATA: de 17 de setembro a 8 de outubro, às quintas-feiras, às 16h
LOCAL: Tv. Paraíso, 71 - Solar Paraíso

Oficina de Samba de Gafieira

Se você já conhece as bases da dança e quer desenvolver ainda mais sua técnica, conexão e musicalidade, preparei uma tarde especial para explorarmos juntos novas possibilidades no samba. Não precisa ter par!
A proposta é dançar, experimentar, aprender e, principalmente, aproveitar a riqueza e a alegria do Samba de Gafieira.
Espero vocês para compartilhar comigo uma tarde de muito movimento, conexão e musicalidade.

DATA: 19 de setembro, das 15h30 às 17h.
LOCAL: Sala Multiuso da CCMQ — Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre/RS.
INSCRIÇÕES: linktr.ee/tracyfreitasdance

 Experimentos de criação em dança 

O BOUNCE está de volta!
Quer dançar, se expressar e experimentar novas dinâmicas no corpo? O nosso projeto de extensão retornou e é aberto para todo mundo: pessoas dançantes e não dançantes! Não precisa ter experiência, apenas vontade de se movimentar e aproveitar o espaço.

DATA: toda sexta-feira, das 19h às 22h.
LOCAL: Sala Marcos Barreto - CCMQ.

 Dança e improvisação guiada com música ao vivo

 
Um espaço onde podemos experimentar, testar, aprender, compartilhar.
Aulão Suculentas + música ao vivo, com Camila Vergara e Caio Amon 

DATA: 19/09.
LOCAL: João Telles 508, Bom Fim - POA

Nenhum comentário:

Postar um comentário