Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

16 de janeiro de 2012

VI Prêmio Joaquim Felizardo é terça dia 17



Os premiados são escolhidos por um conselho, formado pelos coordenadores de áreas da SMC (música, teatro, artes plásticas, etc.), mais o próprio secretário. O Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo reúne-se três vezes durante o ano, sendo que no primeiro encontro é debatida uma lista de três personalidades para cada área, no segundo são votados dois nomes e no último encontro é decidido por consenso cada homenageado.
O FALA BRASIL foi um dos ganhadores do Primeiro Prêmio Joaquim Felizardo, como mídia cultural/2006. O Fato aconteceu em janeiro de 2007
Para maiores informações sobre as edições anteriores do evento, por favor consulte o site da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, no link www.portoalegre.rs.gov.br/smc.
1 – MÍDIA JORNAL
Cláudia Laitano é jornalista e escritora. Vencedora do Prêmio Açorianos de Crônicas, mantém coluna diária em Zero Hora, onde é editora-executiva de Cultura, sendo co-criadora do projeto Fato Literário.
2 – MÍDIA RÁDIO
O programa Cafezinho nasceu com a rádio Pop Rock em 1997. De segunda a sexta, às 13h e 17h, oferece 1h de humor e informação cultural, sobretudo em música. Em 2007, editaram a obra mais vendida da Feira do Livro.
3 – MÍDIA TV
Clóvis Duarte foi jornalista e professor. Teve programas em todas as tevês do RS, sempre com espaço para a cena cultural. Foi pioneiro nas entrevistas em mesa redonda e na interatividade com os telespectadores.
4 – DESCENTRALIZAÇÃO
Beatriz Gonçalves Pereira é Conselheira da Cultura com participação em várias comissões sociais do município. É co-organizadora da Procissão de Navegantes e presidente da escola de samba Unidos do Por do Sol.
5 – MANIFESTAÇÕES POPULARES
Nilo Feijó é compositor. Precursor do samba-enredo gaúcho, foi produtor musical, diretor de harmonia e jurado dos desfiles de carnaval. Presidiu o Conselho da Comunidade Negra e preside o clube Satélite-Prontidão.
6 – NATIVISMO
Luiz Carlos Borges é cantor, compositor e acordeonista. Foi secretário de cultura de Santa Maria e São Borja, criou o Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo e gravou 32 discos de carreira internacional.
7 – MEMÓRIA CULTURAL
A Arquidiocese de Porto Alegre administra iniciativas sociais e é em grande parte responsável pelo restauro da Cúria Metropolitana e das igrejas da Conceição e de Nossa Senhora das Dores, entre outros prédios.
8 – FOTOGRAFIA
Leonid Streliaev é fotógrafo. Trabalhou para quase todos os grandes jornais e revistas do país. Teve exposições individuais e participação em bienais de arte e fotografia com premiações no Brasil e no exterior.
9 – CINEMA
Ana Azevedo é roteirista e diretora de sete filmes, com destaque para o longa Antes que o Mundo acabe, ganhador de 13 prêmios. Tem participação em 16 longas e curtas e também dirigiu programas para Rede Globo e HBO.
10 – MÚSICA
Criado em 1953, o Conjunto Melódico Norberto Baldauf é o mais antigo dedicado a bailes no país. Gravou 19 discos, com performances com Ary Barroso, João Gilberto, Carlos Lyra, Elis Regina e vários outros mestres.
11 – DANÇA
Eva Schul é bailarina e coreógrafa, com passagem pelo New York City Ballet. Foi professora e fundadora de vários grupos e escolas, presidiu o Instituto Estadual de Artes Cênicas e criou o festival Conesul Dança.
12 – TEATRO
Ronald Radde criou com o pai em 1968 a Cia Teatro Novo, onde atuou, dirigiu e administrou, criando sede própria, a Sala Carmem Silva. Dirigiu mais de 150 espetáculos, com mais de dois milhões de espectadores.
13 – ARTES PLÁSTICAS
Britto Velho é artista plástico. Expôs individualmente nas principais galerias, mostras e museus de todas capitais brasileiras, tendo representado o país em eventos em Buenos Aires, Havana, Madri, Montevidéu e Paris.
14 – LITERATURA
Flávio Loureiro Chaves foi professor titular da UFRGS, lecionou na França e Portugal. Autor de 16 livros, é responsável direto pelo reconhecimento crítico nacional das obras de Erico Verissimo e Simões Lopes Neto.
15 – PAIXÃO PELA CULTURA
Jayme Sirotsky é jornalista. Participou da Fundação do Grupo RBS, que presidiu entre 86 e 91, tendo fundado seu Conselho de Cultura. Presidiu a Associação Mundial de Jornais e a Associação Brasileira de Jornais.
16 – PAIXÃO PELA CULTURA
Eva Sopher é provavelmente a primeira empresaria cultural do Brasil. Começou em 1975 a reeguer o Theatro São Pedro, reinaurado em 84. Concebeu o Multipalco e já concluiu grande parte de seus quase 20 mil m².

Nenhum comentário:

Postar um comentário