Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

12 de abril de 2012

O Festival Internacional Dança Ponto Com abre inscrições para oficinas

Dança contemporânea e artes visuais - poéticas em aproximação

 
Oficina teórico-prática abordando as relações entre a dança contemporânea e as artes visuais. As artes visuais serão abordadas através de alguns artistas (Yves Klein, Marcel Duchamp, Fluxus, The Yes Men, Ana Mendieta, Sophie Calle, Dias & Riedweg, Marcia X., entre outros) pela influência de suas propostas na dança contemporânea, especialmente nas últimas duas décadas. Partindo também dos processos artísticos de seus próprios trabalhos (Dança Contemporânea em Domicílio, Fora de Campo, Caixa-Preta e Exhibition), a artista irá levantar questões e oferecer elementos para que os alunos possam desenvolver suas próprias pesquisas. As proposições de cada participante serão abrigadas, experimentadas e discutidas. A oficina acontece dias 26 e 27 de abril (tarde) e 28 e 29 (manhã).


Público alvo: estudantes e artistas de dança, teatro, artes visuais com alguma experiência em criação e disponibilidade para trabalhar em um projeto próprio. É FUNDAMENTAL TRAZER MATERIAIS DE TRABALHOS JÁ REALIZADOS E UM PROJETO ARTÍSTICO NO QUAL ESTEJA TRABALHANDO NO MOMENTO.

Cláudia Müller, artista com projetos desenvolvidos em dança, performance e vídeo, tendo atuado em cias. de dança em SP, RJ e na Alemanha (1990-2000). Desde 2000 começou a desenvolver projetos que se situam entre a dança contemporânea e as artes visuais. É mestre em Artes pela UERJ e foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 com Fora de Campo. Dentre suas performances está Dança contemporânea em domicílio, realizada na edição de 2011 do Festival Dança Ponto Com.

Os interessados devem enviar um breve currículo e carta de intenção com informações do trabalho artístico que está desenvolvendo até dia 20 de abril.

Informações no Centro Municipal de Dança - Fone: 32898063 - tomazzoni@smc.prefpoa.com.br
 
Workshop A incerteza como condição de existência



Compartilhamento da pesquisa teórico-prática desenvolvida por Elke Siedler no que concerne a diferentes modos de improvisação em dança contemporânea. A incerteza, presente nas ações do corpo enquanto dança, é compreendida como potencializadora de soluções criativas que complexificam a coerência da dança durante a apresentação. A partir deste entendimento, Siedler propõe situações que contribuem para a produção de autonomia do bailarino na composição/execução de configurações de dança.
Para solicitar inscrição: enviar currículo e carta de intenção.
Facilitadora: Elke Siedler
Dia 25 de abril, na Sala Álvaro Moreyra, das 14 às 16 horas.
15 vagas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário