Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de junho de 2013

O Centro de Dança abre inscrições para as Oficinas do IV Festival Dançapontocom

O Centro de Dança está com as inscrições abertas de 05 a 19 de junho para as oficinas “Caminhos que levam à coreografia”, ministrada por Magda Loitzenbauer e “Práticas do Sensível – a linha entre desenho e dança”, ministrada por Mariana Konrad. As oficinas fazem parte da programação do IV Festival Dançapontocom e  são gratuitas. Para inscrever-se, o interessado deve enviar breve currículo tomazzoni@smc.prefpoa.com.br.   Outras informações podem ser obtidas através do fone 3289.8065 ou 3289.8063. Veja a seguir horários e conteúdos das duas oficinas:


“Caminhos que levam à coreografia”
Ministrante: Magda Loitzenbauer
De 24 a 26 de junho, 14h30min – 17h
Companhia de Arte

“Práticas do Sensível – A linha entre o desenho e a dança”
Ministrante: Mariana Konrad
Dia 29 de junho, 14h30min
Sala de Desenho II – Atelier Livre



“Caminhos que levam à coreografia”
Oficina ministrada por Magda Loitzenbauer


“Esta é uma oficina de caráter lúdico, onde os participantes terão a oportunidade de experimentar algumas técnicas de improvisação dentro da dança contemporânea. Técnicas estas que procuram dar espaço ao movimento mais autêntico de cada um.
Na primeira parte da aula vamos "despertar" e ativar o corpo com exercícios de yoga e de energização. Através destes se cria uma espécie de diálogo interior, permitindo uma maior conexão entre mente e corpo e voltando a atenção para si e para o "aqui e agora".
Após esta fase partiremos em busca da expressão. Tarefas bem específicas dentro dos temas ritmo, espaço e intensidade darão aos participantes, através da improvisação, a possibilidade de descobrir novos movimentos e reinventar antigos padrões. Uma atmosfera de descontração e confiança - tão importantes ao processo criativo - será adquirida com a ajuda de jogos dramáticos.” Magda Loitzenbauer, oficineira

Para participar da oficina não é necessário ter experiência em dança.
Magda Loitzenbauer: Bailarina e professora com formação em Pedagogia da Dança Moderna no Conservatório de Dança e Música de Viena, além de formação em Yoga pelo SIVANADA/ Reith/Austria.


Número de participantes: até 20 pessoas


“Práticas do Sensível – A linha entre o desenho e a dança”
Oficina ministrada por Mariana Konrad

“A oficina tem como objetivo desenvolver uma sensibilidade de percepção da dança na criação de um desenho. Investigando diversos ritmos e a movimentação do corpo para a criação de linhas e registros gráficos.
Através de um olhar minucioso do movimento da mão e do corpo, é possível analisar a organização do corpo de cada um e a influência do som no ambiente e na realização de trabalhos, desde o estudo da linha e suas possibilidades de expressão até o desenvolvimento de desenhos de observação.
Experiências diversas na relação do carvão – dança – papel. Em momentos, enquanto um dança o outro desenha. E a aqui, não importa em primeira análise o resultado estético e artístico do desenho, mas sim a revelação do gesto em imagem no processo criativo.”  Mariana Konrad, oficineira

Mariana Konrad:Formada bacharel em Desenho pela UFRGS. Atua investigando possibilidades de diálogos entre linguagens percebendo o corpo como potencial de expressão. Realizou diversas intervenções urbanas em eventos, festivais e instituições, tais como Bienal do Mercosul e Bienal B, Casa de Cultura Mario Quintana e Fundação Ecarta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário