Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

15 de junho de 2016

CIA MUNICIPAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE APRESENTA FRAGMENTOS DE ADÁGIO



No dia 20 de junho, segunda-feira, o público poderá conferir a primeira apresentação da temporada 2016 da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, às 20 horas, no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307). No programa da noite, Ilação, criado pelo bailarino Driko Oliveira a partir de referências de danças urbanas e Água Viva, um mergulho no universo de Clarice Lispector com direção coreográfica de Eva Schul. Ambas as obras fazem parte do espetáculo Adágio que teve estréia em dezembro de 2015. A apresentação tem entrada franca e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h.

A Cia é formada por intérpretes com experiências em diversas linguagens de dança, do balé ao contemporâneo, das danças urbanas às danças populares. Assim, um núcleo de artistas com diversos saberes coreográficos que estão se permitindo dar o tempo de escuta, de trabalho e de entendimento para produzir obras singulares e que permitam revelar as diversas “vozes” que compõe sua versatilidade. No elenco: Andrew Tassinari, Bethany Martinez, Bianca Weber, Didi Pedone, Driko Oliveira, Everton Nunes, Fernanda Santos, Fernando Queiroz, Juliana Coutinho, Kleo Disantys, Leticia Paranhos, Maria Emilia Gómez, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso, Victoria Terragno. A direção artística é de Neca Machado.

A Cia realizou sua primeira audição em maio de 2014 e teve a estreia do seu primeiro espetáculo, Salão Grená, em novembro de 2014, no Auditório Araújo Vianna, para uma plateia de 3 mil espectadores. Ao longo de 2015 a Cia vem cumprindo uma intensa agenda de apresentações na capital e interior. Recentemente a Cia foi contemplada no programa de patrocínio O Boticário na Dança para turnê nacional em 2016. O Projeto da Cia é desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e da Educação e mantém cinco Escolas preparatórias de Dança em bairros da cidade, oferecendo formação em dança gratuitamente para crianças e jovens.

Adágio no vocabulário musical indica uma obra com movimento mais vagaroso. Mas Adágio também é sinônimo ditado, uma forma de sabedoria popular. Nossos adágios são assim constituídos: do devido tempo para se maturar e de saberes que são encontrados no cotidiano, nas diversas expressões culturais que nos constituem. É um pouco a tradução do trabalho da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, um sonho acalantado por 70 anos e que vem se permitindo dar o tempo para encontrar sua identidade sem perder as referências do contexto cultural da nossa cidade.
Informações; 32898065/ tomazzoni@smc.prefpoa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário