Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

14 de dezembro de 2016

Mostra do Grupo Experimental de Dança 2016 na Usina do Gasômetro




De 16 a 18 de dezembro os integrantes das turmas da manhã e da noite do Grupo Experimental de Dança (GED) apresenta ao público uma mostra dos processos de trabalho desenvolvidos durante o ano de 2016.

O GED (turma da noite) espera o público na sala Rony Leal (Usina do Gasômetro, 3º andar), nos dias 16 e 18 de dezembro, às 18h30min, para fazer parte de “Kairós – o que fica em nós”.

Os gregos antigos usavam duas palavras para designar o tempo: “chronos” e “kairós”. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico ou sequencial (o tempo que se mede, de natureza quantitativa), Kairós possui natureza qualitativa, o momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. Kairós é o deus do tempo oportuno e, nesse caso, também é constatação de que o tempo que passa, quando vivido de forma plena, deixa marcas no corpo.

A turma da manhã do GED receberá o púbico com todo o glamour para um grande baile de gala – o “Gala GED” , no Mezzanino da Usina do Gasômetro, dia 17 de dezembro às 20h.

Belos vestidos. Make-ups luxuosíssimas. Corpos no auge de seu desabrochar. Leoas de salto alto. Primor primata. Hair styles da mais alta pompa. Idiossincrasia aristocrática. Glamour decadente. Esquizofrenia requintada. Garbo mofado. Tradição torta. Vanera venérea. Tapete vermelho do avesso. Chulé chic. Puro luxo orgânico. Uma celebração que visa a chegada de todos, como um cardume, a um lugar comum. Ou nenhum.

O Grupo Experimental de Dança da Cidade é um programa anual gratuito de formação em dança mantido pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. O programa funciona de março a dezembro, num total de 400 horas aulas de atividades e que sempre encerra sempre com a montagem de uma mostra dos processos de trabalho. O projeto nasceu em 2007 da necessidade de disponibilizar uma formação artística, plural, democrática e acessível para aos interessados em dança na capital, mantendo uma rotina de diária de aulas e possibilitando a vivência do trabalho coletivo e a troca de saberes entre bailarinos, professores, intérpretes e criadores.

SERVIÇO:

Kairós – o que fica em nós
Grupo Experimental de Dança – Turma noite
Dias 16 e 18 de dezembro
Horário: 18h30 (Senhas a partir das 17h30)
Sala Rony Leal, Usina do Gasômetro – 3º Andar
Entrada Franca

Gala GED
Grupo Experimental de Dança – Turma manhã
Dia 17 de dezembro
Horário: 20h
Mezzino da Usina do Gasômetro
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário