Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

5 de abril de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 05 de Abril


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (05 de Abril) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 05 de Abril

Reunião aberta “Encontros da Dança” - CMD

O Centro Municipal de Dança realiza a primeira edição de 2021 do Encontros da Dança no dia 06 de março às 19h em reunião pelo zoom. Nessa edição o tema será a nova gestão 2021/2024 da SMC, perspectivas e desafios para a gestão da dança no novo governo e em contexto de pandemia. O Encontro busca abrir um espaço para o diálogo, escutas, partilhas do segmento da dança. PARA PARTICIPAR DA REUNIÃO ACESSE O LINK: https://zoom.us/j/97679700722?pwd=SS8zK2RJSjNyenZXWXJhQnQ0dFlLZz09 PARA RESPONDER À PESQUISA: Lembramos também que estamos com um formulário de pesquisa on-line para coletar contribuições e subsídios para elaboração de políticas, programas, projetos, ações para a dança no âmbito da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Se você ainda não respondeu gostaríamos de receber tua colaboração no link https://forms.gle/Z23UMTN8EjmVxMEr9

Reunião Cais Mauá Cultural

O grupo Cais Mauá Cultural teve início em dezembro de 2020, a partir da percepção de estar em curso uma movimentação do Governo do Estado, apontando para um novo projeto para o Cais Mauá, no qual há, inclusive, a possibilidade de venda de lotes para a iniciativa privada. Percebendo esses movimentos sobre o Cais Mauá a comunidade cultural se organizou em reuniões para elaborar uma maneira de reivindicar um espaço cultural público no Cais. Reuniram pessoas de várias áreas e estamos crescendo, buscando o engajamento de demais segmentos da cultura e nos organizando em reuniões virtuais. Além da participação dos setores culturais, estamos contando com a articulação do Legislativo: Municipal, Estadual e Federal. Será realizada nova reunião, no dia 11 de abril às 15h, para informar os participantes sobre o que está acontecendo sobre o Cais Mauá, reuniram-se as demandas do setor para o movimento poder construir o projeto que será enviado para o Estado. Pautas: Introdução ao movimento Cais Mauá Cultural; Dúvidas; Propostas e demandas do setor. Mediação: Caio Vedovatto e Jacqueline Custódio. Link da reunião: https://meet.google.com/bnu-nrez-gbp

Eleições nova gestão - Colegiado Setorial de Dança RS

O Colegiado Setorial de Dança do RS está com inscrições abertas de 5 a 30 de abril de 2021 para candidatos(as) e para a formação do colégio eleitoral. O pleito será on-line e tanto candidatos(as) à próxima gestão quanto votantes deverão se inscrever em formulário próprio. A votação será dia 8 de maio, das 8h às 13h, de forma remota. É pré-requisito o preenchimento do questionário referente ao Mapeamento da Dança tanto para quem deseja participar da eleição como eleitor, quanto para quem também quiser se candidatar a membro do colegiado. Confira todas informações em https://www.facebook.com/colegiadodancars/posts/3762811127144001

Livro “Dança na escola” - Pedagogias Possíveis


Está disponível para download no site https://wp.ufpel.edu.br/ensinodedanca/ o livro "Dança na escola". A organização deste livro é uma ação do Projeto de Pesquisa “Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis”, vinculado ao Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA) – Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Festival de Circo Contemporâneo - Fecico

A 1ª edição do FECICO, Festival de Circo Contemporâneo será realizada de 20 a 25 de abril, e será 100% on-line e gratuita. Terão oficinas com o objetivo de qualificar a atuação de artistas e produtores circenses que possuem desejo de se aprofundar no universo audiovisual e se aprimorar para elaboração de projetos. Acesse o site http://www.fecico.com/ e inscreva-se.

Agenda semanal de aulas com o Balé Teatro Guaíra

Semanalmente o Balé Teatro Guaíra convida para sua programação de aulas online abertas e gratuitas com a cia. De segunda à sexta-feira, às 8h30min, são ministradas as aulas de condicionamento físico para o balé e aulas de balé clássico. O link permanente para as aulas está em https://linktr.ee/baleteatroguaira.

Aulas online “ARA Vivência Corporal” com Luziana Cavalli

Este mês iniciaram as práticas em  A.R.A - Área de Saberes Afro - Corpo-Movimento em formato de lives. Acontecem todas as segundas e sextas-feiras. Elas alinham saberes da capoeira Angola e experiência somáticas em dança para alongamento corporal. Das 07:40 às 08:20 pela página do Instagram @jincadancasecenas.

Imersão “LabCrítica” - ANDA

Imersão LabCrítica é uma ação extensionista do laboratório voltada à formação em crítica, desenvolvida, desde 2012, junto às programações de festivais, mostras e circuitos artísticos, com a orientação de membros do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Crítica. A Imersão LabCrítica – ANDA 2021 realizará atividades coletivas teórico-práticas que compreendem minicurso, apreciação da programação das Trilhas Digitais para Dança do Congresso ANDA 2021, seguida de debates em grupo, escrita e orientação de textos críticos para publicação. Conheça a programação deste ano e inscreva-se através do link https://labcritica.com.br/imersao-anda-2021/.

Edital QualiCult - QualiCorp

Por acreditar na valorização humana e no quanto a arte tem o poder de transformar vidas a QualiCorpo criou seu 1º edital cultural para abraçar e valorizar a classe artística do país. Serão 90 projetos selecionados, em 3 categorias, com inscrições individuais ou em grupo. De 22.03 a 22.04, artistas de todo o Brasil podem se inscrever. Acesse o site e informa-se https://qualicult.qualicorp.com.br/?utm_source=quali_apoia&utm_medium=banner_utm_campaign=quali_cult

Espetáculo “Território Nu” - Cia Mário Nascimento

O espetáculo “Território Nu” explora a conquista dos espaços físico e exterior. Usa da dança para romper com o passado e se manter no presente. É sobre luta, disputa, enfrentamento e a busca do seu lugar no mundo. Na montagem, os bailarinos são aliados e levam a reflexão acerca das diversas formas de exílio. Assista o registro no YouTube https://youtu.be/yYpzr011WwI.


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário