Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

3 de maio de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 03 de Maio

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (03 de Maio) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 03 de Maio


Webnário “Memorial Eva Schul”

Seminário Gratuito transmitido via Web, de 18 a 21 de maio, às 10h, para difusão de conhecimento, proporcionando oportunidade para o aprimoramento, diversidade e dinamização dos profissionais da área da dança. Quatro horas de palestras divididas em 4 eixos. Inscrição: https://forms.gle/9UN5fi9zqYShwBin9 com certificado! Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.6

Workshop online - Grupo Corpo

O Workshop online gratuito do Grupo Corpo vai voltar e te convida a dançar todas as sextas-feiras de maio, às 19h30, no canal do youtube e convidamos todos vocês a se juntarem a nós. Será nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio, às 19h30, no www.youtube.com/grupocorpooficial. As inscrições devem ser feitas em www.grupocorpoplay.com.br/workshop.

Documentário “Um mar de danças” - Núcleo Imagem e Dança de Imbé

UM MAR DE DANÇAS – cartografias do litoral norte começa uma iniciativa inédita: a produção de um documentário de média metragem sobre as manifestações de dança nos municípios do litoral norte. O documentário foi contemplado no Edital Sedac nº 09/2020 Produções Culturais e Artísticas com recursos da Lei Aldir Blanc. Além de identificar a diversidade e pluralidade cultural dos artistas e coletivos que promovem a arte da dança na região, a iniciativa se propõe a incrementar a cadeia produtiva da dança gerando oportunidade de trabalho para profissionais locais e ainda articulando uma rede de agentes culturais. A idealização do projeto é do NIDI (Núcleo Imagem e Dança de Imbé) que é resultado da parceria do Estúdio de Dança Tati Missel e do coletivo Pomar Poético idealizado pelo artista Marcelo Cabrera ( Porto Alegre/ Imbé). Acompanhe o evento no facebook https://www.facebook.com/events/780703032574734 para o lançamento dia 15 de abril às 17h no youtube https://www.youtube.com/channel/UCDPuz63uDCJXvAKkFCqQRCw.

Mini documentários “Videodança RS” - MOOV.art

O projeto começa a lançar a partir de hoje o resultado da suas pesquisa na busca por proporcionar maior visibilidade a uma rede de coletivos de trabalho independente e sem patrocínios na cena da dança gaúcha que se mobilizam através de ONGs, escolas e grupos, o projeto VIDEODANÇA RS reforça e reafirma o protagonismo feminino, o trabalho de artistas negros e pessoas com deficiência física, além de intérpretes ligados às questões LGBTBQIA+ que, em suas trajetórias, transitam pela dança contemporânea, o ballet clássico, as danças afro-populares e as danças urbanas. Nas seis cidades visitadas, variações, nos cenários espaços históricos e de patrimônio cultural foram exaltados. Projeto realizado com recursos do Edital de Concurso Produções Culturais – SEDAC-RS nº 09/2020, da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. Acompanhe no Instagram @moov.art e no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCfeMJsQIZOva6OhlsJh1JBA.

Concurso “@Noverre: novas msgs sobre a dança” - CMD/SMC e Goethe-Institut

O Goethe-Institut e o Centro Municipal da Dança da Secretaria Municipal da Cultura trazem para vocês a boa notícia de uma parceria inédita que lançará em breve o concurso “@NOVERRE: NOVAS MSGS SOBRE A DANÇA. O Concurso selecionará propostas de releitura das revolucionárias "Cartas sobre a Dança" do francês Jean Georges Noverre”. Sigam nossas redes sociais e fiquem atentos para mais informações.

Espetáculo “Crendices...quem disse?” - Companhia de Danças de Diadema

Tendo como base temática a pesquisa gestual e de movimentação, elementos das danças populares brasileiras, transformadas por meio da visão contemporânea o espetáculo que comemorou o dia Internacional da Dança onde a Companhia de Danças de Diadema pretende abordar as crendices populares que habitam o dia–a–dia do povo brasileiro. Assista no YouTube https://youtu.be/WUcpe8Yl8Y4


Videodança “Sem ter o que dançar, foi se curar” - Dudude e Thais Mol

Assista "Sem ter o que dançar, foi se curar" de Dudude e Thais Mol no YouTube https://youtu.be/6CuvPh0K5Sw. Sinopse: "Assim como o corpo se move para criar uma dança, as imagens estão em constante construção, buscando registrar esse corpo e seu entorno, movem-se pelas relações entre mundo e sujeito. Não há o que fixar, há a relação em fluxo. Ora o personagem exibe sua aflição de um mundo-desastre, ora coexiste com água, folha, pedra e chão. Há uma dança entre o corte íntimo dos detalhes da experiência corpórea e a vastidão do que nos contém. Há o choro, o grito e a fruição. Mas também a denúncia de que perdemos a noção de nosso lugar no mundo em que água vira fogo, azul se torna amarelo, a raiz sai do chão. Ecoam sons da floresta, árias de emoções do mundo, atmosferas que unem tudo que somos num caldeirão de sentidos." Projeto realizado com recurso da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc / MG) - Edital 14 - Termo de Compromisso SECULT/LAB-FCS nº. 23294612/2020

Dossiê Arte e Trauma - Revista Cena

https://seer.ufrgs.br/cena/issue/view/4198 O objetivo da revista é divulgar a produção intelectual de artistas, professores e pesquisadores de artes cênicas com uma pluralidade de pensamentos e constante aprimoramento. Publica textos inéditos no Brasil que não foram publicados em outra revista ou em outro livro científico e que tratam de vários aspectos das artes cênicas na forma de artigos, ensaios, críticas,  atualizações bibliográficas, resenha de livro, entrevista ou hipermídia. Também publica trabalhos de autores estrangeiros já publicados em seus países de origem como traduções inéditas em português. Propõe dossiês agrupando as diferentes seções em torno do mesmo tema.

Dicas para começar a dançar - Amora Produções Culturais

E pra comemorar o dia internacional da dança a Amora separou algumas dicas super espertas pra não deixar o corpo enferrujar nessa quarentena infinita. Acompanha os canais mencionados e para qual dessas propostas se encaixa mais no teu perfil. Segue o post https://www.instagram.com/p/COQ1qxOpPAi/

Trecho coreográfico de “Le Sous Sol” - Peeping Tom Dance Cie

Le Sous Sol é a parte final da primeira trilogia de Peeping Tom, que começou em 2002 com Le Jardin, seguido por Le Salon em 2004. Em Le Sous Sol, os membros da família encontrados anteriormente na trilogia estão agora mortos e enterrados, mas vivem no subsolo. Eles se encontram em um mundo estranho onde os códigos sociais não existem mais; a hierarquia familiar está pronta para ser virada de cabeça para baixo. A inspiração veio de Bobok de Dostojevski. Os personagens falecidos falam sobre sua morte e se perguntam sobre a vida que viveram. Le Sous Sol foi criado coletivamente pelos artistas e estreou em 28 de março de 2007 no Royal Flemish Theatre (KVS) em Bruxelas (BE). A peça viajou pela Europa e Japão de 2007 a 2009. Assista um pedacinho da obra no YouTube https://youtu.be/ouFMGc9JLAU.


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc

Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário