Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

10 de maio de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 10 de Maio

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (10 de Maio) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 10 de Maio


2ª semana Pedagogias do Corpo e da Dança - Estudos do Corpo

Os vídeos de todas(as) convidados(as) que participaram da 2ª SEMANA PEDAGOGIAS DO CORPO E DA DANÇA, com estão disponíveis com temas muito interessantes para o campo da dança. Toda a programação em vídeos está disponível no canal do "Estudos do Corpo - EDC" no YouTube: https://www.youtube.com/estudosdocorpoedc. Informações sobre o evento podem ser encontradas no seguinte link: https://www.estudosdocorpo.com/blogue/2021-2-semana-pedagogias-do-corpo-e-da-danca

3º Articulanário - Articula Dança RS

No dia 26 de maio, quarta-feira, acontecerá o Terceiro Articulário. O tema da reunião mensal é a Lei da Dança que tramita no congresso. Marca na agenda: dia 26 de maio, às 19h30, via zoom. Acompanhe as informações no Instagram https://www.instagram.com/articuladanca.rs/

Dance a Diversidade - Macarenando

“Dance a Diversidade” é o mais recente projeto desenvolvido pela Macarenando e apresenta ao público uma série de 21 vídeos criados a partir do procedimento de composição coreográfica “Dance a Letra” e da temática LGBTQIA. Além disso, a Macarenando realizará uma Masterclass gratuita destinada a artistas LGBTQIA+ do RS. Fica atente nas redes sociais da Macarenando! Instagram https://www.instagram.com/macarenandodanceconcept/

Aulas de Dança Afro Contemporânea com Lu Oliveira - Jinca Dança Afro

Assista a última aula-live de Dança Afro com a Lu Oliveira https://www.instagram.com/p/COi_mf9gj23/. Todas as quintas-feiras de maio das 17h às 18h30min, nas lives do Instagram https://www.instagram.com/luzianacavalli90/ ou ao vivo no Facebook https://www.facebook.com/jincacorpoepercussao você podem aprender junto com ela a partir do conforto de casa. Além disso, se tiver interesse, também são desenvolvidas aulas via Zoom e, para saber mais, contate-a pelo e-mail lutazom@gmail.com ou pelo WhatsApp (48) 9 8833-7999.

Oficina “A urgência da ineficiência e errância no processo criativo” com Tuca Pinheiro - Paralela

A oficina é um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo diretor coreográfico e pesquisador Tuca Pinheiro, no intuito de fomentar, discutir e propor, através de um diálogo horizontalizado, ferramentas, provocações, e outras lógicas que auxiliem os interessados na pesquisa corporal , e nos interessados em composição e criação coreográfica em dança contemporânea. A oficina está com as inscrições abertas no site da Paralela - Plataforma de Arte https://www.paralelaplataformadearte.com.br/oficinaerrancia com as respectivas e de mais informações.

IX Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana - Cia. de Dança Daniel Amaro

Em sua 9º edição a Mostra de Dança e Teatro de origem Africana, idealizada e realizada pela Cia. de Dança Daniel Amaro, de Pelotas, convoca o público para participar da sua programação que está postada completa no evento do Facebook (https://www.facebook.com/events/1376742239373180/?active_tab=about) com todas as informações. São oficinas, espetáculos, mesas de conversas, palestras, todas executadas através do projeto aprovado pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

1ª Mostra Gaúcha de Dança para a Tela - Grupo Ballet de Pelotas

A partir da iniciativa do Grupo Ballet de Pelotas, que visa valorizar, promover e democratizar o acesso a expressões artísticas no âmbito da videodança, criou-se a 1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela: diversidades em tempos de pandemia no sul do Sul, na qual serão contempladas e exibidas produções audiovisuais de videodança produzidas por artistas ou grupos residentes em uma das vinte e três cidades da RF5. A Mostra oferecerá ainda, dentro de sua programação, outros espaços de capacitação e aprimoramento profissional através de realização de palestras, oficinas, intercâmbios e discussão das obras por profissionais e participantes. O regulamento, as inscrições e as plataformas digitais do projeto estão todas no link https://linktr.ee/mostragauchaparatela.

Laboratório Emergências - Laboratório Sociocriativo

Está aberto o processo de seleção para o Laboratório Emergências | Práticas Colaborativas + Projetos Sociocriativos.  Uma iniciativa do #LaboratórioSociocriativo, executada através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.  Serão 16 encontros telepresenciais, contemplando capacitação em práticas de colaboração criativa e mentorias colaborativas com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos. As mentorias contarão com a participação de provocadores especialmente convidados, lideranças de projetos de movimentos ligados a temas de transversalidades da ação cultural (educomunicação, participação cívica, direitos LGBTQIA+, políticas afirmativas para equidade racial e de gênero, etc). Saiba tudo no site https://www.sociocriativo.info/single-post/práticas-colaborativas-projetos-sociocriativos.

Workshop “Preparação física para bailarinos” com Luís Gonzales - Casa Brasileira da Dança

O bailarino e professor cubano Luis Ruben Gonzalez ministrará um workshop online sobre preparação física para bailarinos. Será um workshop teórico e prático, destinado a estudantes, bailarinos e professores de dança. Será no dia 15 de maio, sábado, das 15h às 17h. Para mais informações e inscrição acesse o link da Casa Brasileira da Dança https://sjgtcdrc.paperform.co/.

Mostra Transversalidades na Dança | Corpo, Política e Educação - Estúdio Investiga Dança

O Estúdio ID Investiga Dança, espaço de formação, criação e produção em dança, sediado na cidade de Ouro Preto/MG, completa 35 anos de história e atuação na área da dança. Para comemorar organizou a 1ª Mostra Transversalidades na dança: corpo, política e educação e tem como focos principais: a valorização da dança enquanto área de conhecimento, a formação continuada em dança, o fomento e democratização da arte para o público em geral, bem como para o corpo docente e discente das escolas municipais e estaduais do município, com vistas a proporcionar e subsidiar a capacitação e aprimoramento dos potenciais artísticos locais, bem como contribuir para a preservação e a ampliação da pluralidade e diversidade culturais, educacionais e sociais em dança. Acesse o site e confira a programação completa https://www.investigadanca.com/cópia-projeto-social.

Mostra 10 Gigabytes de história - Laboratório-Escola

O Laboratório-Escola está comemorando 10 anos de história e com isso, realiza mais um trabalho: a MOSTRA 10 GIGABYTES DE HISTÓRIA - VACINA PARA CORPOS DIGITAIS. Irão acontecer ao longo desse evento quatro vivências, disponíveis para todes a partir de 15 anos, quatro Mostras de Processo, a partir dessas vivências, seis Espetáculos, dois Saraus, quatro Bate-papos com grupos convidados como Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, Coletivo Órbita, Canoas Coletivo De Dança, Grupo Pretagô. Além disso, haverá um Documentário, e para encerrar tudo, vai rolar uma Festa Digital. Veja todo o conteúdo no evento do Facebook (https://www.facebook.com/events/310196057365053?ref=newsfeed) e participe.



Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário