Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

30 de agosto de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 30 de Agosto


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (30 de Agosto) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 30 de Agosto

Inscrições Açorianos de Dança 2021 - CMD

INSCRIÇÕES DO PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA 2021 ABERTAS ATÉ AMANHÃ.
INSCRIÇÕES : De 05 de julho a 31 de agosto
LINK DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES: https://forms.gle/QwKdDKXxqWbc7SjZ8

NOVAS CATEGORIAS, com prêmios em dinheiro:
Intérprete Destaque
Ação Coletiva
Vídeo Dança
Espetáculo ou performance de dança virtual ou presencial
Destaque Técnico-Artístico
Memória
Ação Formativa
Ação de Difusão
Ação Periférica

Divulgação dos Resultados das Indicações: a partir de 04 de outubro de 2021;
Cerimônia de Entrega dos Prêmios: a partir de 15 de outubro de 2021.

Mais Informações: dancasmc@gmail.com


#Noverre: novas mensagens sobre a dança - Goethe-institut Porto Alegre e CMD

O Goethe-Institut Porto Alegre, em parceria com o Centro Municipal de Dança da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, abriu inscrições para o edital #Noverre - novas mensagens sobre a dança. Ele faz parte do projeto (Re)-volta da Dança, que busca provocar novas perspectivas artísticas e promover o pensamento crítica na produção artística. O edital selecionará propostas de releitura das revolucionárias "Cartas sobre a Dança" do francês Jean Georges Noverre, que foram publicadas pela primeira vez em Stuttgart em 1760, de 02 de agosto até o dia 03 de setembro (sexta-feira) de 2021.O resultado será divulgado até 15 de outubro. Serão aceitas inscrições de propostas de formatos diversos (coreografias, estudos, espetáculos, pesquisas, produções audiovisuais, bem como propostas que envolvam a hibridação das linguagens) desde que contemplem a linguagem da dança e desenvolvam livremente o tema proposto como fio condutor. Artistas e agentes culturais que atuem no setor da dança e sejam residentes em Porto Alegre e na região metropolitana podem saber mais informações acessando a página do concurso em https://goethe.de/portoalegre.


E-book | Acordar o Chão: Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras - Nave Gris Cia Cênica

Os textos que compõem esta publicação foram inspirados nas ações (per)formativas do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão”: GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança e Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras - Gira de Debate. Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura. O e-book está disponível para download em https://navegris.com.br/


Contrapartida LAB | Aulas de Ballet Clássico com Isabel Beltrão - Ballet Redenção

Oficinas de Ballet Clássico
Contrapartida Lei Aldir Blanc

30/08 - 16h30
31/08 -  9h30
1º/09 - 16h30

Ministrante: Prof. Isabel Beltrão
Local: Ballet Redenção

Inscrições pelo Whatsapp: 51 32210459


LITORÂNEAS | femininos possíveis em dança - NIDI

De 1 a 7 de setembro às 20 h canal do YouTube do NIDI serão lançados os vídeos do projeto Litorâneas. O projeto busca abordar o universo feminino na sua diversidade através da dança em cenários do litoral norte. Dunas, mar, lagoas, cachoeiras, morros, mata nativa. A diversidade ambiental e geográfica da região como cenário para diversidade de corpos dessas sete mulheres que dançam. Mulheres gaúchas do litoral ou convidadas para desbravar o litoral. Mulheres maduras e jovens, negras, trans, mães, professoras, periféricas, multiétnicas, multiculturais. Histórias inscritas no corpo e emolduradas pela natureza.


Yoga Contemporâneo com Clarissa Brittes

O curso de YC foi criado com a finalidade de fornecer uma compreensão do Yoga a partir de atualizações contemporâneas. O curso de formação em Yoga é completo pois ensina técnicas tradicionais e modernizadas, fornecendo ferramentas múltiplas e datalhadas para inserir o profissional no mercado de trabalho. Além disso irá acontecer o Mini-curso de Yoga Contemporâneo e degustação Aerial Yoga. Acesse o Instagram @clarissabrittesyogarteduc e saiba mais sobre a programação.


Workshop com Kauê Sant’Anna - Reticências Escola de Dança

Workshop com Kauê Sant'Anna inaugurando uma série de eventos da Reticências Escola de Dança. Kaué Sant’anna vai ministrar duas aulas de 1h30 pra se jogar muito no Jazz Funk. Será um sábado (11/09). Para se inscrever chame no Instagram @dancareticencias ou no WhatApp: 32768781.

Videoperformance | EPICENO - Projeto Epiceno

Idealizado para experimentar a performance considerando a intersecção entre dança e a técnica de equilibrar-se em perna de pau, o projeto propôs a criação de um videoperformance. Corpos em (des) equilíbrio • corpos em relação a seus sentidos próprios de masculino y feminino • o comum a elementos diferenciados • epiceno. Assista EPICENO no YouTube https://youtu.be/MvkKDhxxRy4


Festival Cámara Corporizada

Convocatória para o festival de confluências audiovisuais contemporâneas e a dança, com ênfase no universo folclórico e popular dos corpos. O Festival é uma iniciativa da Cámara Corporizada, um espaço de pesquisa, investigação, formação e experimentação que dá visibilidade a diferentes expressões do mundo da dança folclórica e a sua intersecção com o olhar contemporâneo através do formato audiovisual. É realizado com o apoio do programa de Mecenato Cultural do Governo da Cidade de Buenos Aires. Veja tudo sobre o projeto em https://filmfreeway.com/camaracorporizada


Vivência online | Técnica Klauss Vianna - CETKV

Uma série de encontros que proporcionam a vivência na Técnica Klauss Vianna. A programação foi organizada de modo que os encontros se complementam pela temática, porém, as pessoas interessadas podem optar por participar de forma independente. Cada encontro será conduzido por uma professora de Técnica Klauss Vianna (TKV) e estudos críticos do corpo da PUC-SP. Saiba mais e se inscreva em https://www.sympla.com.br/produtor/oespacovazio


Videodança | RINHA de Janaína Ferrari

Hoje estreia às 19h RINHA, videodança-prelúdio do trabalho solo de Janaína Ferrari. RINHA é sobre descobrir de onde a força motora vem. Numa tentativa de identificar os trajetos de impulsos motores, abrir caminhos no corpo para que o fluxo aconteça. Reciclando a energia de um movimento para outro, uma outra mecânica se estabelece. O formato será uma chamada via jitsi onde o vídeo será assistido e depois a equipe fica disponível para conversar com quem quiser. Para participar basta mandar um e-mail para jana.ferrari@gmail.com


Aulas com Ferraz Wagner - GeoCorpMov

GeoCorpMove são todas as atividades de movimento realizadas por Ferraz Wagner. São aulas regulares de Move Flow, Mat Pilates, Práticas Somáticas e Dança. Todas com abordagem fascial e somática. São Práticas para qualquer corpo. Pois qualquer corpo pode se mover dentro de suas condições e cuidar de si mesmo. Acesse https://beacons.ai/geocorpmove para mais informações.


Live | Website Carne Digital: arquivo Eva Schul - Carne Digital

No dia 30 de agosto, será lançado o site Carne Digital: arquivo Eva Schul, com textos, fotografias, vídeos e documentos analógicos digitalizados sobre a obra e a trajetória da coreógrafa Eva Schul. O evento de lançamento ocorre às 20h, no canal do YouTube Carne Digital (https://youtu.be/rmBR2PE53Kg), com a participação especial de Eva, das coordenadoras do projeto Mônica Dantas, Suzi Weber e Aline Haas, da equipe que elaborou o arquivo e de bailarinos que fizeram, e ainda fazem, parte da trajetória de Eva.


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário