Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

17 de janeiro de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 17 de Janeiro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (17 de Janeiro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 17 de Janeiro

Auxílio emergencial Giba Giba

As inscrições começaram dia 5, mas muitos profissionais ainda não se inscreveram. Estamos auxiliando com dúvidas e orientações sobre formulário e anexos. E precisamos ampliar para que esse benefício chegue a quem precisa e não está mas redes. Repasse para integrantes de seus grupos, de grupos conhecidos, da sua escola ou projeto! Auxílio emergencial para profissionais do segmento da cultura abre para cadastros dia 5 de janeiro. Parcela única de R$ 800 será paga a 5 mil trabalhadores da cultura, sem necessidade de prestação de contas ou contrapartida vinculada. Link para cadastro https://forms.gle/5vFdFovfa8KUe9SB8


Edital Chamamento Público 003/2022

A prefeitura irá firmar parceria com entidades para oferecer aulas de dança aos alunos da rede municipal. O edital de chamamento público está publicado na edição desta quinta-feira, 13, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A expectativa é atender 600 estudantes - do 1º ao 9º ano - das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Serão selecionadas organizações da sociedade civil (OSC), sediadas em Porto Alegre, para firmar Termo de Colaboração com as secretarias municipais da Educação e da Cultura. O edital é destinado à administração e gerenciamento de escolas preparatórias de dança, a Companhia Jovem de Dança e - no eixo de atendimento para estudantes da Rede Municipal de Ensino - na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, realizando a contratação de profissionais e serviços para o desenvolvimento de aulas, ensaios, apresentações públicas didáticas, atividades educativas, artísticas e de formação. Edital aqui.


Dança no Porto Verão Alegre

O Porto Verão Alegre voltou e teve seu início em 15 de janeiro com programação até 19 de fevereiro. Dentro do circuito estarão em cartaz os espetáculo A última cartada e Extimidades. 

A última cartada, 27/01, 20h: O Show A Última Cartada reúne a beleza dos passos da dança aos mistérios do mundo da mágica. Dançaremos as belezas do Tango, o ritmo caliente da Salsa, e a alegria do Samba. A cultura do Hip Hop vem com o grupo Batida de Rua. Teremos números de cartomagia e malabares que formam ilusões de óptica. A plateia interage com o elenco no número final.

Extimidades, 8 e 9/02, 20h: O espetáculo de dança contemporânea concebido a partir do poema de Carlos Drummond de Andrade, “Necrológio dos Desiludidos do Amor”, apresenta quatro coreografias, como se fossem quatro curtas metranges, cujas histórias apresentam como denominador comum, a falta de comunicação, a frustração e as incertezas em um relacionamento no qual nenhum dos envolvidos acredita que sobreviverá.

Confira no site todas as informações https://www.portoveraoalegre.com.br/


Corpo Flix - Estudos do Corpo

"COM CORPO: APRENDER E CRIAR" é um curso que faz parte do CorpoFlix, que é o 1° programa de assinatura mensal com conteúdos sobre o corpo. Você pode assistir este curso online ao vivo ou a gravação, como ficar melhor para você. O temas estudados no curso são: Teorias e práticas do corpo;  Pedagogias do corpo; Didática do corpo em movimento; Corpo e criação; Corpo e processos artísticos;
Corpo, pesquisa e cartografia; Experiências somáticas. Para saber mais envie um direct para @estudosdocorpo


Oficina online O Corpo Coletivo

Dança & Educação Somática & Comunicação. O Corpo Coletivo é uma proposta de integração individual-coletiva através do movimento somático e da comunicação. Para participar, não é necessário ter experiência prévia com dança. Todo corpo já carrega sua própria inteligência motora e toda vez é a primeira vez. As oficinas são gratuitas e realizadas pelo Zoom. Acompanhe as atualizações do projeto no perfil do Instagram @ocorpocoletivo. Inscrições https://forms.gle/9vEfkYpVnAvKPWDS6


Educação Criadora Práticas Corporais Ludopedagógicas

O curso configura-se como formação pedagógica contribuindo com o campo de formação de professores(as) e de professores(as)-artistas. Objetiva proporcionar a experimentação e a criação de práticas pedagógicas e ludopedagógicas. Opera com a realização de atividades lúdicas e discussões baseadas nos quatro princípios do método Educação Criação: experimentações; diferença/singularidade; movimento; variação. Tomo como referências diversas práticas corporais, práticas pedagógicas e lúdicas, materiais didáticos, livros e criações artísticas. Mais informações em https://linktr.ee/pequenices


Janeiro no Dobra

Do dia 10 de janeiro a 7 de fevereiro o Espaço Dobra abre suas portas para primeira edição de “Janeiro no Dobra”. Serão 19 cursos para todas as idades e de várias expressões diferentes, entre dança, teatro, escrita e até jardinagem. Tem aulas de mês inteiro, aulas avulsas e cursos de 2 semanas. Confere tudo no Instagram @dobraespaco


Curso de formação de professores - Território da Dança

Em Março iniciará a 2⁰ turma do curso @maisqueprofessordedanca. Um curso onde irá aprender a metodologia e didática para ensinar os ritmos do samba, forró, salsa e pagode. Muito além do que só te prepararmos para dar aulas, iremos lhe ensinar os segredos de uma gestão eficiente, onde você irá aprender: Marketing; Processo de Vendas; Lotar suas turmas; Mater as turmas lotadas; Gestao de negócios; Autoconhecimento... O curso terá 8 encontros de 8h cada; Com formatura e entrega de certificado.


Projeto Verão - Karen Ibias Ballet

A partir de hoje, 17 até 26/01, a Karen Ibias Ballet está com uma programação completa de aulas de dança para todas as idades. Confira o cronograma no Instagram @karenibiasballet.


Aulas de Verão com Nandah Cardoso - Estúdio Nandah Cardoso

A Nandah Cardoso preparou dois aulões especiais, com temas e músicas que proporcionam momentos de conexão com o corpo trazendo mais movimento, consciência corporal, expressão, sensibilidade, sensualidade. Sensual Dance - Atitude e Autoconfiança e Dança do Ventre-Sensações (Quadril sinuoso e percussivo) - Autoestima e energia feminina. Saiba mais pelo Instagram @estudionandahcardoso.


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário