Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

13 de janeiro de 2022

Publicado edital para ampliar ensino da dança nas escolas municipais


Foto: Nando Espindola

A prefeitura irá firmar parceria com entidades para oferecer aulas de dança aos alunos da rede municipal. O edital de chamamento público está publicado na edição desta quinta-feira, 13, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A expectativa é atender 600 estudantes - do 1º ao 9º ano - das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Serão selecionadas organizações da sociedade civil (OSC), sediadas em Porto Alegre, para firmar Termo de Colaboração com as secretarias municipais da Educação e da Cultura.

O edital é destinado à administração e gerenciamento de escolas preparatórias de dança, a Companhia Jovem de Dança e - no eixo de atendimento para estudantes da Rede Municipal de Ensino - na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, realizando a contratação de profissionais e serviços para o desenvolvimento de aulas, ensaios, apresentações públicas didáticas, atividades educativas, artísticas e de formação.

“A dança é uma forma de conhecer o mundo e de se reconhecer. Conhecer seu próprio corpo e suas possibilidades expressivas, conhecer o corpo do outro, conhecer a diversidade de expressão e a capacidade criativa e de potencialização do sensível. Como arte que não se faz sozinha, e sim no coletivo, é um exercício de relacionamento, solidariedade e cooperação”, diz a secretária municipal de Educação, Janaina Audino.

O projeto amplia a diversidade de linguagens e expressões culturais de dança oferecidas nas escolas, que incluem balé, danças folclóricas, danças urbanas, jazz, flamenco, dança contemporânea, danças de salão, entre outras.

Projetos - A Escola Preparatória de Dança (EPD) é um projeto de formação em dança criado em 2014, dentro da Companhia Municipal de Dança, em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura.

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada como projeto-piloto em 2014, também em uma parceria entre a Cultura e Educação. É composta por instrutores, bailarinos, coreógrafos profissionais e atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança e a Companhia Jovem de Dança. É responsável pelo processo de formação profissional dos integrantes da Companhia Jovem de Dança e pelo programa EducaCena.

A Companhia Jovem de Dança reúne alunos da rede municipal que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança. Os integrantes são orientados pelos bailarinos/instrutores da Companhia Municipal de Dança para sua completa formação.

"A inclusão da dança na escola é uma ação que transforma não só a vida dos alunos, mas de toda comunidade. A Cia Municipal de Dança cumpre essa missão, resgata a valorização da arte da dança democratizando seu acesso e torna-se referência para crianças e jovens, que podem acreditar em um futuro para dança na nossa cidade", destaca o diretor do Centro Municipal de Dança Airton Tomazzoni.



Nenhum comentário:

Postar um comentário