Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

25 de fevereiro de 2011

Abertas inscrições para oficina de Educação Somática com a bailarina carioca Silvia Soter


O Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre abre inscrições de 1º a 11 de março para a seleção à oficina Educação Somática com a professora carioca Sílvia Soter, uma das maiores especialistas do Brasil em técnicas corporais. A oficina é gratuita e acontecerá nos dias 19 e 20 de março, sendo dirigida tanto a bailarinos, como a profissionais de área de educação física, fisioterapia, terapeutas corporais e afins.
A oficina Educação Somática - Perfil Método Ehrenfried - Ginástica Holística® terá caráter introdutório no Método Ehrenfrie. Nele, o gesto de cada indivíduo é abordado a partir de seus aspectos motores, sensoriais, perceptivos e cognitivos, simultaneamente. Este curso introdutório terá como foco o desenvolvimento de experiências corporais que estimulem a boa organização da postura e um alinhamento osteomioarticular harmônico e adaptado às diversas solicitações do movimentono espaço. Para complementar o entendimento do Método Ehrenfried, suas bases teóricas também serão abordadas.

Os interessados devem entregar currículo e carta de intenções no Centro de Dança (Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307) ou enviá-los para centrodedanca@smc.prefpoa.com.br. A atividade faz parte da programação da Semana de Porto Alegre e ocorre no Centro Municipal de Cultura e Casa de Cultura Mário Quintana. Outras informações podem ser obtidas através do tel. 3289.8065.

Silvia Soter atua na área de Educação Somática desde 1984. Em 1996, na França, formou-se em Ginástica Holística® - Método da Dra. Ehrenfried com Marie-Josèphe Guichard. Dá aulas coletivas e individuais em seu estúdio noRio de Janeiro. Nos últimos anos, vem realizando cursos de pré-formação e deformação em Educação Somática. É crítica de dança do Jornal O Globo. É mestre em teatro, tendo formação em dança pela Universidade de Paris 8. É professora da UFRJ e atua como dramaturga da Cia Lia Rodrigues de Dança. Além da oficina, ela fará o lançamento do DVD Educação Somática Para Bailarinos e não-bailarinos, ganhador do prêmio Klauss Viana, da Funarte 2010. Seu trabalho pode ser apreciado no site www.silviasoter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário