Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

1 de fevereiro de 2011

Oficina gratuita de ritmos afro-brasileiros com instrumentos no Odomodê

Oficina de ritmos afro-brasileiros com instrumentos reciclados no projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II

Vivência gratuita é destinada a crianças e pré-adolescentes

Dando continuidade às atividades do projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II, será realizada na próxima sexta-feira, dia 04 de fevereiro, a Oficina de Música (ritmos afro-brasileiros) com instrumentos musicais de percussão feitos de material reciclável e/ou renovável. A oficina gratuita será coordenada pelo músico e produtor Jorge Foques e ocorrerá das 17h às 19h, na sede do Afro-Sul Odomodê, na Avenida Ipiranga, 3850, em Porto Alegre. Podem participar crianças a partir dos cinco anos de idade, pré–adolescentes e adolescentes até 12 anos As inscrições podem ser feitas pelo fone: (51) 33911945 ou pelo fone: (51) 99115907.

As próximas oficinas:
Já estão abertas as inscrições para as próximas oficinas da segunda etapa do projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II. As oficinas são gratuitas e abertas ao público geral (crianças a partir dos cinco anos de idade, pré–adolescentes e adolescentes até 12 anos).
O objetivo destas oficinas é possibilitar o aprendizado de métodos alternativos de criação, cuidados pessoais e educacionais para crianças e adolescentes da comunidade. As vagas são limitadas.
As modalidades oferecidas são:
- Oficina de Balé Clássico, com a professora, coreógrafa e diretora Victória Milanez - Dia 16 de fevereiro, quarta-feira, das 18h às 20h.

- Oficina de Nutrição e Higiene Pessoal, com a nutricionista Fabiane Severo – Dia 23 de fevereiro, quarta-feira, das 17h às 19h.

Os encontros ocorrem na sede do Afro-Sul Odomodê, na Avenida Ipiranga, 3850, em Porto Alegre

O projeto:
O projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II é uma proposta idealizada pela bailarina e coreógrafa Marilice Bastos e propõe um diálogo entre a dança contemporânea e a “cultura” e os ritmos afro-brasileiros. Pela segunda vez consecutiva, a iniciativa foi contemplada com o Prêmio de Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010, financiado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura - Secretaria de Cidadania Cultural, Cultura Viva, Mais Cultura e Fundação Nacional de Artes - Funarte.
A principal novidade desta edição é que o público é formado por crianças a partir de cinco anos e pré-adolescentes até 12 anos de idade, diferente da edição anterior, quando jovens, adultos e terceira idade foram beneficiados.
Para saber mais sobre a edição anterior acesse: http://www.iagentemail.com.br/IMI-click2.php?idc=4267232&ida=19936&idl=98548&em=Y2VudHJvZGVkYW5jYUBzbWMucHJlZnBvYS5jb20uYnI= - Ano 2009

Além das oficinas abertas à comunidade, que ora estão em franco desenvolvimento, o projeto prevê, como ação principal, a realização de AULAS REGULARES DE DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS DO PONTO DE CULTURA ODOMODÊ E GRUPO AFRO-SUL MIRIM DE MÚSICA, que serão ministradas por Marilice Bastos entre os meses de fevereiro a abril, sempre às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30.
As aulas, que contarão com o acompanhamento do professor de música Jorge Foques, se propõem a interligar a arte da dança com a arte da música executada ao vivo com instrumentos de origem africana confeccionados com materiais recicláveis.

Conforme Marilice Bastos, o projeto deseja propiciar aos integrantes do grupo Afro-Sul Odomodê Mirim a oportunidade de conhecer a técnica de dança contemporânea, a fim de que possam ampliar seus conhecimentos e ter a possibilidade de utilizar alguns princípios em seus trabalhos corporais.

Encerrando o projeto, estão previstas para a primeira quinzena do mês de abril duas “Mostras de Resultados Finais”, a fim de que a integração e interação de ambas as culturas - afro-brasileira e dança contemporânea - tornem-se o eixo principal do trabalho. Este resultado será levado à população rio-grandense por meio de apresentações (Mostras), a fim de multiplicar os conhecimentos obtidos ao longo da execução do projeto e comunicar o poder da educação pela arte.

Mais informações:
marilicebastosguimaraes.bastos@gmail.com
http://www.iagentemail.com.br/IMI-click2.php?idc=4267232&ida=19936&idl=98548&em=Y2VudHJvZGVkYW5jYUBzbWMucHJlZnBvYS5jb20uYnI= - Ano 2009

SERVIÇO:
O QUÊ: Projeto Integração Afro-Sul Mirim em Dança II
ONDE: No Ponto de Cultura Odomodê (Avenida Ipiranga, 3850), em Porto Alegre - RS
PARA QUEM: Crianças e pré-adolescentes, entre cinco e 12 anos de idade
QUANDO: Dia 04/02/11 – Oficina de Percussão com o músico e produtor Jorge Foques
Dia 09/02/11 – Início da Oficina de Dança Contemporânea para o Grupo Afro-Sul Mirim de Dança;
Dia 16/02/11 - Início da Oficina de Balé Clássico, com a bailarina e coreógrafa Victória Milanez;
Dia 23/02/11 - Início da Oficina de Nutrição e Higiene Pessoal, com a nutricionista Fabiane Severo.

QUANTO: Gratuito
INSCRIÇÕES: (51) 33911945 ou email: marilicebastosguimaraes.bastos@gmail.com
INFORMAÇÕES: (51) 99115907
FINANCIAMENTO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário