Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

5 de abril de 2019

Vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2018

Foto: Cláudio Etges

Espetáculo do Ano:

Cllã

Direção:

Alex Sander dos Santos e Carlota Albuquerque, por Cllã

Bailarino:

Caleo Alencar, por Gran Fuleiro Circus

Bailarina:

Luciana Dariano, por Cllã

Coreografia:

Alex Sander dos Santos, Lauren Lautert e Luciana Dariano, por Cllã


Cenografia:

Luís Cocolichio, por Das amarras dela

Iluminação:

Fabrício Simões, por Ainda que seja noite                    

Figurino:

Renata de Lélis, por Fisiologia do desespero        

Trilha Sonora:

Thiago Ramil, por Poéticas sobre morte/ tempo/ vida

Produção:

Lucida Desenvolvimento Cultural – Luka Ibarra, por Gran Fuleiro Circus


PRÊMIO ESPECIAIS


Prêmio de Personalidade do Ano:
Margit Kolling

Prêmio de Incentivo à Dança:
Gerência Cultural do SESC-RS


CATEGORIA DESTAQUES


Destaque em Ballet Clássico

Júlia Prestes – pela excelência no desempenho técnico e artístico em festivais nacionais e internacionais.

Destaque em Sapateado

Cia de Dança Karin Ruschel – pelo espetáculo Tímpano firmando a cena profissional do sapateado na cidade e trazendo à cena um elenco coeso e artisticamente maduro.


Destaque em Flamenco

Casa Palo Santo – pela criação de um espaço que reúne a comunidade flamenca, possibilitando um novo local para o encontro de vários artistas, fomentando e divulgando a Arte Flamenca.

Destaque em Jazz

Jazz for fun – Por sistematizar um material pedagógico, didático e prático do Jazz com foco na formação infanto-juvenil de visibilidade nacional.

Destaque em Dança do Ventre

Baladi Ya Wad – Edição Solidária – pela reunião e troca de experiências entre professores de diversas escolas em um evento beneficente.

Destaque em Danças Urbanas

Girese Zimmer – pela pesquisa e desenvolvimento das danças urbanas, exercendo excelência como júri do evento Hip Hop International, em diversos países ao redor mundo. Sua dedicação reverbera o desenvolvimento das Danças Urbanas de Porto Alegre a nível mundial.

Destaque em Dança Contemporânea

Espetáculo Cllã – pelo refinamento técnico e maturidade artística na articulação singular de diferentes elementos cênicos na construção de um imaginário inventivo e surpreendente.

Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas

Lúcia Brunelli – pelo reconhecido trabalho na formação, criação e difusão de danças folclóricas evidenciada na curadoria do evento Invernada Farroupilha que reuniu CTGs de diversos pontos do estado.

Destaque em Projeto de Formação e Difusão em Dança

Pequenices: dança contemporânea para crianças - pela qualidade artística e pedagógica na reflexão teórica e sistematização metodológica para o ensino da dança. Pela tradução de temas e conceitos da dança contemporânea para o público infantil, criando uma rede formativa ampliada.

Destaque em Novas Mídias

Raízes em útero – Pela articulação rigorosa entre os elementos da direção de fotografia, edição, trilha sonora, coreografia e direção de arte.

Destaque em Dança de Salão 

Vagner Eifler – pelo empenho, popularização e acessibilidade nos eventos públicos e gratuitos, além da promoção da cultura do Forró na cidade, dando espaço às bandas, às escolas e aos profissionais locais. É responsável pelo projeto Forró Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário