Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

17 de junho de 2020

Centro de Dança e Caixa recebem inscrições para cursos de capacitação profissional da Incubadora de Dança da Restinga



Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Caixa Econômica Federal recebem inscrições para os cursos de capacitação profissional da Incubadora de Dança da Restinga.

Após a remodelação do projeto para atender às exigências de distanciamento e medidas de prevenção da COVID 19 todos os cursos terão módulos virtuais e alguns serão realizados somente de forma on-line. Serão oferecidos gratuitamente 6 cursos de capacitação na área da dança e realizada a montagem de um espetáculo e vídeo dança com 15 bailarinos(as) que será lançado de forma virtual. 

A Incubadora de Dança da Restinga pretende promover ações estratégicas que visam fortalecer a cadeia produtiva da dança e a atividade empreendedora no Bairro Restinga buscando a integração com atores locais (tais como, agentes culturais, artistas, estudantes, produtores, entre outros). Busca capacitar e apoiar profissionais da cadeia produtiva da dança a transformar conhecimentos e ideias em produtos e/ou serviços relevantes ao contexto socioeconômico e cultural, inserindo-os no mercado, contribuindo desta forma para a difusão e o desenvolvimento da arte da dança na periferia de Porto Alegre, através da criação de oportunidades de emprego e renda. 

O programa de capacitação integra o projeto Mais Restinga, uma parceria da Caixa Econômica Federal com a Prefeitura de Porto Alegre, para levar ações sociais, inclusivas, culturais, educativas, formativas, esportivas e recreativas para a comunidade no entorno dos condomínios Minha Casa Minha Vida da região Restinga. Este será realizado até dezembro de 2020 e será executado pela SESIPA Imobiliária, empresa contratada para essa tarefa, e abrangerá um público bem diversificado do Bairro Restinga. Os recursos desse projeto são oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e todas as ações oferecidas à comunidade são gratuitas. 

PERÍODO E LOCAL DAS AULAS: 


As aulas virtuais iniciam no mês de julho e serão realizadas nas terças e nas quintas-feiras no turno da noite e nos finais de semana através da plataforma Zoom. As aulas presenciais tem previsão de início no mês de setembro (condicionadas às medidas de prevenção da COVID 19) sempre na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Senador Alberto Pasqualini (R. Ten. Arizoly Fagundes, 250 - Restinga) 

PRÉ-REQUISITOS GERAIS:


1. Ser morador/residente da Restinga com comprovante de residência
2. Ter idade a partir de 14 anos
3. Ter equipamento e acesso a internet para participar das aulas virtuais
4. Ter disponibilidade de frequentar as aulas presenciais e não faltar nenhuma vez
5. Preencher a ficha de inscrição

INSCRIÇÕES:


A partir de 15 de junho conforme disponibilidade de vagas de cada curso
É possível se inscrever em mais de um curso
As aulas de cada curso não acontecerão de forma concomitante

Para fazer sua inscrição veja os pré-requisitos específicos de cada curso e preencha o formulário link https://forms.gle/p1Jivsx6WTP5r94TA

ATENÇÃO:

A AGENDA DA ETAPA PRESENCIAL DOS CURSOS ESTÁ CONDICIONADA ÀS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO PARA PREVENÇÃO DA COVID 19.

CONTATO:
dancamaisrestinga@gmail.com


DESCRIÇÃO DOS CURSOS


1. Curso de capacitação a monitores/professores de dança (virtual/presencial)


Conteúdo programático: Princípios pedagógicos e artísticos para preparação de aulas de dança, PCN Parâmetros Curriculares Nacionais e LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, A Dança na Escola, A Dança no Ensino Informal, Dança em Projetos Sociais, Princípios legais e organizacionais da profissão. 
DATA: de 03/08 a 12/10 - terças-feiras
HORA: 19h30 às 21h30

Carga horária: 30 horas(total) – 3 horas/aula/dia – 10 encontros
Vagas: 20
Público alvo: bailarinos(as), interessados com alguma formação em dança maiores de 14 anos Pré-Requisito: Comprovar algum tipo de formação ou experiência em dança
Metodologia: teórico/prática 

Professora: Fernanda Bertoncello Boff 
Professora, bailarina e coreógrafa. Licenciada em Dança pela UFRGS, Fernanda Bertoncello Boff dedica sua pesquisa e trabalho às infâncias desde 2009. Atuou como Professora de Dança em diversas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade de Porto Alegre, como o Colégio Farroupilha (2014) e a EMEF José Loureiro da Silva, compondo o quadro de professores da Escola Preparatória de Dança (2014-2016). Em 2015, ao ser contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, deu início ao projeto “Pequenices: Arte e Educação”. Saiba mais: http://pequenices.art.br/


2. Curso de elaboração de projetos e produção de dança (Virtual)


Conteúdo Programático: Planejamento e Elaboração de Projetos: como planejar e elaborar um projeto cultural e suas diferentes redações para os diversos focos do setor. Leis de Incentivo: O funcionamento das leis de incentivo, mais utilizadas no Rio Grande do Sul, Lei Rouanet e Pró-cultura RS/LIC (Lei de Incentivo do Governo de Estado do Rio Grande do Sul). Fundamentos para projetos culturais e as diferentes fontes de financiamento. Gestão e avaliação de eventos e programas culturais.
DATA: de 09/07 a 10/09 (quintas-feiras)
HORA: das 19h30 às 21h30

Carga Horária: 20 horas (total) – 2 horas/aula/dia – 10 encontros
Vagas: 20
Público alvo: estudantes, agentes comunitários, profissionais da dança, interessados maiores de 14 anos
Metodologia: teórico 

Professora: Luka Ibarra
Produtora cultural com mais de 15 anos de atuação no mercado nos segmentos da dança, teatro, música e artes em geral. Já ministrou inúmeros cursos e workshops de produção e elaboração de projetos no RS e no Brasil. Já gerenciou e formatou inúmeros projetos premiados em leis de fomento e editais de patrocínio locais e nacionais. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2003), tem Mestrado Relações Internacionais, Estado, Política e Sociedade (PPGH/PUCRS – 2006). 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL 
2002 – Curso de Produção Cultural, Liga da Cultura/ Santander Cultural 40h 
2008 – Curso Produção Cultural, Gaieus Mecenas, 30 horas 
2010 – Produção Cultural, Manufatura da Cultura (SP), 200h 
2012 – Curso de Produção Cultural, Liga da Cultura/Studio Clio, 40 horas 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RECENTE 
Desde fevereiro de 2015 – Diretora do Espaço de Arte e Cultura – Espaço n, Escola de Artes. 
2019 – Comitê Olímpico Local para CONMEBOL Coordenação de Protocolo Copa 
América, inauguração da Sede PTA, Arena do Grêmio, produção local para Noite dos Museus e do Museu Iberê Camargo, Porto Alegre. 


3. Curso Básico de Iluminação (virtual/presencial)


Conteúdo Programático: Segurança e elétrica, Equipamentos, Montagem e afinação, Noções de operação de mesa e roteiro, Luminosidade, Feixe de Luz e Consumo, Lâmpadas PAR 64, Lâmpadas de LED, Introdução à iluminação Cênica, Utilização da Luz em Espetáculos, Iluminação para dança e Modelos de Inovação Low-Tech e High-Tech. 
DATA: 02/08 a 30/08 (aulas teóricas – virtuais) de 11/10 a 08/11 (aulas práticas – presencias) - domingos
HORA: 14h às 16h

Carga horária: 20h (total)
- 10 horas (aulas teóricas) 2 horas/aula/dia – 05 encontros teóricos
- 10 horas (aulas práticas) - 5 horas/aula/dia – 2 encontros de vivência prática em espaço cênico
Vagas: 20
Público alvo: estudantes, agentes comunitários, profissionais da dança, profissionais de outras áreas interessados em iluminação cênica maiores de 14 anos
Metodologia: teórico/prática
 
Professor: João Bathista Machado Freire 
Técnico em iluminação e dono da empresa Luz Cênica (Site: www.luzcenica.com.br
Realizou o projeto técnico para a construção do teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz 
do Sul; Iluminação para o DVD do Tangos & Tragédias e para os shows: Rádio Esmeralda, Marisa Rotemberg, Adriana Deffentti, Mário Falcão, Trubufu, Acorda Criança, James Liberato e Vanessa Longoni. Fez a coordenação técnica do Projeto TPE – Teatro Pesquisa e Extensão junto a UFRGS. Realizou trabalhos em Portugal, França, Espanha, Argentina e Uruguai, com a FUNDARTE Projeto Dançar e com a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, espetáculo “Salão Grená”. 
INDICAÇÕES E PRÊMIOS: 
TIBICUERA DE TEATRO INFANTIL: 
Pantaleão o Mágico Trapalhão, O Cavaleiro da Mão de Fogo, Pé de Pilão, 
Encantadores de Histórias, Viajantes das Galaxias. 
AÇORIANOS DE TEATRO E DANÇA: 
Ella, Lixo, Lixo Severino, A Mão Mansa do Afeto, Sobre Saltos de Scarpin, 
Descrição de Uma Imagem, Dona Flor e Seus Dois Maridos. 
ISNARD DE AZEVEDO - A Roupa Nova do Rei. 


4. Curso de capacitação para produção de áudio (virtual/presencial)



Conteúdo Programático: Como escolher os processos em tempo real, Como utilizar esses processos, Preparação off-line. Tipos de programas, Formatos de áudio, Tipos de edições, Como editar, Efeitos off-line e em tempo real e Microfonação.
DATA: de 06/09 a 04/10 (aulas teóricas – virtuais) de 11/10 a 08/11 (aulas práticas – presenciais) - domingos
HORA: das 14h ás 16h

Carga horária: 20h (total)
- 10 horas (aulas teóricas) 2 horas/aula/dia – 05 encontros teóricos
- 10 horas (aulas práticas) - 5 horas/aula/dia – 2 encontros de vivência prática em espaço cênico
Vagas: 20
Público alvo: estudantes, agentes comunitários, profissionais da dança, profissionais de outras áreas interessados em sonorização de espetáculos maiores de 14 anos.
Metodologia: teórico/prática 

Professor: Driko Oliveira
Produtor musical e operador de som, iniciou os seus trabalhos com áudio a partir de 2014 com a produção musical “Meu eu orgânico”, trilha sonora para coreografia homônima em Danças Urbanas. Em outubro do mesmo ano firmou parceria com a Lucida Desenvolvimento Cultural, empresa de produção cultural que contribuiu para a realização de mais de 10 operações de sons em eventos como os Encontros Estaduais de Dança do Estado do Rio Grande Do Sul, a produção e mixagem de Trilhas Sonoras de espetáculos como “Anatome” do Coletivo de Dança da Cidade de Canoas e “Sete, Oito Impermanências”, do Grupo Sete, Oito, de Porto Alegre, durante o ano de 2015. Foi indicado ao Prêmio Açorianos de Dança de Porto Alegre como destaque pela iniciativa de produção de trilhas sonoras para danças urbanas e por melhor Trilha Sonora, prêmio o qual foi agraciado junto com o Grupo My House. 
Driko é sócio diretor e produtor fonográfico da Sustain Produções, responsável técnico em áudio para a Lucida Desenvolvimento Cultural, professor, bailarino e coreógrafo de danças urbanas. 


5. Workshop de marketing digital e redes sociais (virtual)


Conteúdo Programático: 
A transformação digital imposta pelo novo corona vírus
Os modelos de negócio digitais
O futuro das profissões e novo cenário
A revolução mobile
Os negócios e os canais Digitais
Influenciadores Digitais – Todos podemos ser
Ferramentas disponíveis (redes sociais, e-commerce, WhatsApp para negócios. Site, Marketplace)
Introdução para cada uma dessas ferramentas.
Ferramentas Free para Geração de conteúdo.
Cases de sucesso
China - o que devemos saber sobre o maior império digital do mundo
Como ganhar dinheiro com as redes sociais
E-commerce
Conteúdos Gráficos
Vídeos
DATA: de 18/07 a 19/09 (sábados)
HORA: 14h ás 17h

Carga horária: 20h (total) – 1 encontro de 2 horas/aula + 6 encontros de 3 horas/aula
Vagas: 20
Público alvo: interessados maiores de 14 anos
Metodologia: teórico/prático 

Professores: Flávia Murr, Mariana Petek e Mike Rodrigues
Flávia Murr é jornalista, publicitária e radialista. Desenvolve trabalho de consultoria de Marketing pelo SEBRAE-RS com atual comprovação de 6.388 horas de atendimentos à micro e pequenas empresas. Atuou por 19 anos em veículos de comunicação como RBS TV, Rádio Atlântida, Pop Rock, Band, Rádio Ipanema, Rádio Unisinos e Canal Futura. Sua paixão é auxiliar pequenos e médios através das ferramentas de Marketing. 

Mariana Petek é publicitária e pós graduada em Marketing Digital. Já trabalhou em diversas empresas, entre elas, Vossa, Agência, Ama, QG Comunicação e Dell, onde desenvolveu a primeira loja e-commerce do Brasil. É professora convidada do curso de Publicidade e Propaganda da Ulbra e professora de Pós-Gradução em Negócios Digitais da FAMAQUI Porto Alegre. No último ano, Mariana fez uma imersão em marketing digital nos Emirados Árabes trazendo novidades sobre inteligência artificial e produção de conteúdo orgânico através de marketing digital no modelo asiático. 

Mike Rodrigues é fundador da Adtools, empresa especializada em gestão de mídia online para e-commerce, análise de performance, integração, monitoramento de concorrência e automação de anúncios digitais, Mike possui 10 anos de experiência em Marketing Digital de Performance. Consultor do SEBRAE, Especialistas em Google ADS e campanhas para e-commerce. Atualmente, trabalha para empresas como Panvel, Mercado Livre, Natura, Dell, taQi, iPlace, DPaschoal. 

6. Curso de gestão para escolas de dança e academias (virtual)


Conteúdo Programático: Como captar alunos; Gerenciamento financeiro da escola e do professor; Como motivar (alunos e professores); Como surpreender, encantar e manter alunos.
DATA: 26/09 a 17/10 (sábados)
HORA: 14h ás 17h

Carga horária: 12h (total) – 3 horas/aula/dia – 4 encontros
Vagas: 20
Público alvo: professores ou gestores de espaços de dança e academias
Pré-Requisitos: maiores de 18 anos e comprovar algum tipo de formação em dança
Metodologia: teórico 

Professora: Patrícia Ribeiro
Professora com Pós-graduação em Dança na PUC em 2004. Formação em Educação Física pro IPA em 1995. Mestrado em Reabilitação e Inclusão pelo IPA em 2010.
Dirige e administra desde 1995 a Escola Dança Criação, oferecendo diferentes modalidades de aula. Vem estudando os processos de gestão e administração do negócio no segmento dança. Atualmente é Presidente da Associação Gaúcha de Dança - ASGADAN.

7. Montagem de espetáculo e produção de vídeo dança (virtual e presencial)


Criação de performance/espetáculo com uma versão para apresentações em espaços teatrais e para vídeo dança. Realização de uma apresentação em teatro para filmagem do vídeo dança e uma ao ar livre no bairro Restinga respeitando as regras de prevenção à COVID 19. Será criado e produzido vídeo dança e making of do espetáculo com filmagem dos ensaios e teasers de divulgação para o lançamento virtual nas plataformas de divulgação da Prefeitura e Projeto Mais Restinga 
VAGAS: 15 bailarinos/bailarinas selecionados em audição
DATA: de 02/08 a 20/12 - domingos – agosto/setembro (preparação com ensaios virtuais) – outubro/novembro (ensaios presenciais) – dezembro (apresentações/filmagem do vídeo dança do espetáculo)
HORA: 14 às 18h (ensaios) – a definir (apresentações do espetáculo)
Carga horária: 6 horas/aula/semana – 12 semanas (4 meses), 2 apresentações (datas e horários a serem definidas)

Metodologia: prática (criação coreográfica/ensaios/vídeo dança)
Coreógrafos: Bboy Julinho RC e Gustavo Silva

IMPORTANTE:

Seleção dos(as) Bailarinos(as):
Virtual através de envio de vídeo para seleção no mês de julho. A coordenação fará contato com os inscritos por email para envio de material para seleção.

Pré-Requisitos: ter formação em dança e ser aprovado na seleção virtual de seleção que será realizada em julho, ter mais de 14 anos e disponibilidade para realização de apresentações do espetáculo em agenda a ser definida.

B.boy Julinho Rc - Julio Cesar Oliveira de Oliveira. Morador do bairro Restinga Velha, está à frente do grupo (Restinga Crew). A história deste grupo inicia em 2002 e já está na terceira geração de B. Boys do bairro Restinga. O grupo Restinga Crew construiu uma das mais respeitadas e sólidas carreiras no cenário das danças urbanas no Rio Grande do Sul tendo o alcance Internacional por atuar não somente em batalha mas também com trabalho social de formação para crianças e jovens em Porto Alegre. Recebeu o Prêmio Açoriano como Destaque em Danças Urbanas em 2012. Já atuou na Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Rede Marista, Casa da Sopa (Restinga). 

Gustavo Silva é bailarino e coreógrafo com 18 anos de carreira e 15 anos como coreógrafo, possui em sua formação como bailarino as linguagens da dança de rua, jazz, ballet clássico e contemporâneo. Estuda as técnicas de locking, popping e new style. Foi integrante da Seleção Brasileira de Hip-Hop e do Grupo Batida de Rua. 
Fundador, diretor e coreógrafo da Cia e escola New School Dreams. Possui inúmeras premiações em festivais de dança, como: Melhor coreografia, melhor direção, melhor coreógrafo, Destaque para melhor bailarino premiado em 7 festivais consecutivos com o solo "Adios". Seu grupo é o primeiro e único do RS a ganhar o Festival Internacional de Hip-Hop. Bailarino convidado do palco Street Dance do Rock In Rio em 2013. 
Em 2014 participou do Festival de Dança de Joinville recebendo segundo lugar na categoria Danças Urbanas, com a coreografia “Retrógrado”. Vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2014 nas categorias Melhor Espetáculo, Coreografia, Direção, Cenografia e Destaque em Danças Urbanas com o espetáculo “Retrógrado em 6D”. 
Em outubro de 2016, estreou o espetáculo “Iluminus”, projeto financiado pelo FUMPROARTE que alcançou em sua primeira temporada um público de aproximadamente 1500 pessoas. O espetáculo foi indicado em todas as categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2016, vencedor em: Melhor Espetáculo, Melhor Coreografia, Melhor Iluminação e Melhor Direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário