Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

8 de junho de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 08 de Junho



O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (08 de junho) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e atividades virtuais de dança para fazer em casa, durante o período de isolamento social.

Os interessados em divulgar suas programações devem enviar as informações de sua atividade para o email dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 08 de Junho


Espetáculo "E se nos Calam" (2018) - Cia Jovem de Dança


Produção: Cia Jovem de Dança  - Centro de Dança - Secretaria da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre
O espetáculo transita entre as danças urbana e contemporânea. Em seu processo criativo buscou se perguntar o que se modifica dentro de nós quando algo que nos é caro permanece oculto e em segredo. O quanto de nós mesmos é moldado pelo silêncio e pelos sentimentos de medo, tristeza e vergonha que nos aprisionam. Que relações se estabelecem entre jovens do grupo onde cada um tem algo que quer desesperadamente que tome forma. Olhando uns nos olhos dos outros os segredos foram ditos... os corpos reagiram... esses segredos revelados tomaram forma.
Ficha Técnica:
Concepção/ Coreografia/ Trilha Sonora: Driko Oliveira
Direção Artística: Fernanda Santos
Figurinos: Vanessa Rodrigues
Técnico de Som: Driko Oliveira
Técnico de Luz: Luka Ibarra
Vídeo: Fernando Muniz – Moov.art
Fotografia: Cintia Bracht – Fotografia em Cena
Elenco: Eduardo Czerner, Flavio Fraga Gimenes, Gustavo da Conceição, Hellen Gonchoroski, Iago Poersch, Jade Fidelis, Jéssica Paim, Maria Rita Schardosim, Marielly Cruz, Naielí Cardoso, Natasha Melo, Náthali Rafaela Barbosa, Paola Baldissera, Rafael Nascimento, Tatiele Cardozo e Victória de Paula
Assista em: https://drive.google.com/file/d/1nhU2OEGGGW3a7ljNc9iD6RaDOQx8EMNV/view

Coreografia Pedra Verde - Muiraquitã (2018) - Cia Municipal de Dança de Porto Alegre


Realização: Cia Municipal Dança de Porto Alegre, Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre
Natureza e Civilização. Urbano e selvagem. Quais os paradoxos dessas polaridades na cultura contemporânea? A montagem faz um percurso dramatúrgico que vai da mata às festas eletrônicas (raves).  Em cena referências a rituais indígenas, metrópoles, êxtase, transe, contemplação, guitarras, tambores, ervas.  A coreografia enérgica remete a um ritual moderno embalado pela música eletrônica evocando a ancestralidade que aflora e ganha novos contornos numa fusão do imaginário tribal com o urbano.
A criação de dança trabalhou com elementos de danças urbanas e contemporânea procurando explorar os recursos individuais de cada intérprete, num “tour de force” em que o ritmo e a fisicalidade criam uma dramaturgia que explora movimentos primitivos e animalescos combinados com elaboradas e complexas sequências coreográficas. Em cena um caleidoscópio de corpos que se movem entre o frenesi e a exaustão.
Embalado pela música eletrônica evocando a ancestralidade que aflora e ganha novos contornos numa fusão do imaginário tribal com o urbano.
Ficha técnica:
Direção Geral : Airton Tomazzoni
Direção Artística: Paula Amazonas
Direção Executiva: Ilza do Canto
Coreografia/ Trilha Sonora/ Iluminação: Gustavo Silva
Técnico de Som: Marcos Vaz
Figurinos: Antônio Rabadan
Maquiagem: Jessica Rodrigues
Vídeo: Fernando Muniz - Moov.art
Fotografia: Cintia Bracht – Fotografia em Cena e Gianna Soccol
Design Gráfico: Roger Monteiro
Elenco (2018): Andressa Pereira, Driko Oliveira, Everton Nunes, Juliana Coutinho, Kleo Di Santys, Leonardo Maia, Paula Finn.
Apoio: Paulo Bettanzos
Assista em: https://youtu.be/IwlMOX6Grmg

Videodança Impulso (2015) - Eduardo Severino Cia de Dança e Michel Schettert


Realização: Eduardo Severino Cia de Dança e Michel Schettert
Assista em: https://youtu.be/wtIU3KA8y4M
Leia a matéria de Roger Lerina: https://www.rogerlerina.com.br/post/18574/impulso-reelabora-o-suicidio-em-coreografia

Lives  toda quarta-feira - Girar-Girar


Realização: Jaqueline Musse
Participe em: Instagram @gira_girar
E publicações de coreografias no YouTube (https://m.youtube.com/channel/UCvAWKmJ9pefCRPSz0mZMbGg)

Dançando em casa - Bboy Julinho


Realização: Bboy Julinho (Julio Oliveira)
Mexer o corpo com auxílio do  vídeo com base de movimentação bem simples para todas as idades.
Pratique em: https://youtu.be/J93B17euiAg
Contato: Instagram @b.boy_julinho_rc

Livro "O fazer-dizer do corpo: dança e performaticidade" de Jussara Sobreira Setenta



Sinopse: Contribuição para a construção do entendimento da dança como área do conhecimento. Resultado de estudos e pesquisas de alguém que vem, de muito, instigada com a busca de uma compreensão da realidade a partir de formas contemporâneas de percepção e visão de mundo onde a arte, e portanto, a dança, emerge como um sistema de alta complexidade.
Acesse em: https://www.amazon.com.br/fazer-dizer-corpo-dan%C3%A7a-performatividade-ebook/dp/B014L38242

Livro Cartografias Rumos Itaú Cultural 2012 - 2014 Formação e Criação


O Rumos Itaú Cultural foi criado em 1997 e, desde então, é o principal meio de apoio do Itaú Cultural à arte e à cultura brasileiras. O programa Rumos Dança foi estruturado, no fim de 1999, como objetivo de mapear a dança contemporânea brasileira.
O Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2012-2014 – Formação e Criação apoiou-se nas questões em torno da formação e, nesse sentido, abriu novas carteiras de apoio: ao público infantil, à residência de criação e aos formadores.
Acesse em: https://issuu.com/itaucultural/docs/rumosdanca_final_issuu

Aulas de dança Online ALOKA 


Realização: ALOKA Espaço de experimentação em Danças Urbanas e Contemporânea
Centro de estudo, pesquisa, experimentação e investigação do movimento gerido por mulheres para todes que se identifiquem como mulheres e não-bináries livres para se expressarem artisticamente.
Contato: Instagram @alokaguria | Facebook https://www.facebook.com/espacoaloka/

Dancing/Voicing Singing Body Online Workshops - Meredith Monk


Realização: Meredith Monk
O valor arrecadado será doado para Capaing Zero que trabalha para o fim da brutalidade da polícia na América.
Inscrições: https://zoom.us/meeting/register/tJUuce2prDojGdfseCZNMezLJhhTxvZeOSRT?fbclid=IwAR1-hY3kSnFccyFaD4c5CCac3WNEscUuQB-aNOVpEdCuEeimQZcyoqOF7L0
Veja mais no Instagram @meredithmonk

Palestra para educadores - São Paulo Companhia de Dança


Realização: São Paulo Companhia de Dança
Início do webinar Uma Roupa que Dança, coordenado por Inês Bogéa.
Liberação de conteúdos apenas para os inscritos.
Dia 12 de Junho (Sexta-feira), às 14h00
Local: Facebook (grupo fechado para inscritos)
Informações: educativo@spcd.com.br
Acesse em: http://spcd.com.br/inscricoes.php

1ª Mostra Virtual - Unidança


Realização: Unidança
Compartilhamento de videodanças e registros de danças e espetáculos, feitos tanto por alunes do curso de Dança da UNICAMP - a casa do UDA 020, realizadores do evento - quanto de ex-alunes, alunes de outros cursos pelo Brasil e pessoas que esbarraram com o UDA pela internet. Há tanto trabalhos que falam sobre os afetos e sensações do distanciamento social devido ao Covid-19, quanto as mais diversas motivações para subir, descer, esticar, dobrar, ventar, mover, se molhar, e silenciar (ufa!). A Mostra acontece do dia 21/05 até o dia 21/06!
Acesso: Instagram @uni.danca (https://instagram.com/uni.danca?igshid=fgyg8t29al0n) | Site https://uda020.wixsite.com/mostravirtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário