Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

22 de fevereiro de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 22 de Fevereiro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (22 de Fevereiro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 22 de Fevereiro


“O que pode o corpo?” - Estudos do Corpo

CURSO ONLINE (ao vivo e gravado) “O QUE PODE UM CORPO?": Criação, pedagogias, aprendizagem e experiências somáticas acontecerá em de 12 de março à 16 de julho de 2021; todas às sextas-feiras; das 9h30min às 11h30min. Para informações detalhadas e inscrição clique no link:

Livro “Pequenices: Dança, Corpo e Educação” - Pequenices: Arte e Educação

​O livro Pequenices: Dança, Corpo e Educação é resultante do projeto Pequenices: Dança Contemporânea para Crianças, que foi contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014. O projeto se constitui de ações tratando da dança contemporânea e infância. O livro vem a ser um registro das atividades e ao mesmo tempo um convite a crianças, pais, artistas e professores para se aventurar a experimentar a leitura, danças, brincadeiras e imagens, com o intuito de provocar o criançar artistando o corpo.  Diversos nomes da dança, educação e estudos do corpo colaboram com o projeto e com livro e tudo isso pode ser visto ao decorrer desta publicação. Baixe gratuitamente no site https://www.pequenices.com/livro

Aula Método de Feldenkrais com Luíza Moraes

Intensivo de verão online do Método Feldenkrais com a Luíza Moraes de 22/02 à 26/02, pela manhã 9h30min às 10h30min e à noite 18h30min às 19h30min via Zoom. Elas ficam gravadas por mais uma semana após sua realização e término do curso. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail luizamoraesperformance@gmail.com e para obter mais informações pode contata-la pelo Instagram @pava.lou

Blog “Paola Vasconcelos: Dança, Arte e Cultura”

Em seu blog https://paolavasconcelos.com/ a doutoranda no Programa de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde tem abordado os papéis de gênero na dança de salão, escreve constantemente sobre seus estudos artísticos e educacionais que permeiam a área da dança de salão, especialmente do tango, em constante processos de atravessamento pela dança contemporânea. Abordando principalmente temáticas feministas de pensar o corpo e suas relações nas artes da cena.

Blog Escrituras Cênicas por Wagner Corrêa Araújo

http://www.escriturascenicas.com.br/ é um blog com publicações de críticas sobre artes cênicas, incluindo, além do teatro, a dança, a ópera, o circo e performances de artes visuais.

Dia da Cultura na UFRGS

Diante da impossibilidade de tomar o campus central da Universidade com uma maratona de atividades culturais em meio à pandemia de COVID-19, o Dia da Cultura leva quinze horas de programação até a casa das pessoas. A ação anual, realizada pelo Departamento de Difusão Cultural (DDC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT) da UFRGS, ganhará uma edição virtual no dia 27 de fevereiro, sábado, a partir das 10h, com transmissão pelo YouTube do DDC. Veja a programação completa no site https://www.ufrgs.br/difusaocultural/danca-dia-da-cultura-2021/

Início das inscrições no GED - CMD

A partir do dia 24 de fevereiro (quarta-feira) até 20 de março (sábado) estarão abertas as inscrições para a próxima turma do Grupo Experimental de Dança (GED). O GED chega na sua 14ª edição oferecendo oportunidade de formação em dança e a prática de criação artística em grupo com  uma base pedagógica que contempla diversas abordagens práticas e teóricas de estilos como dança contemporânea, dança moderna, improvisação, performance, história da dança, entre outras. Fiquem atentes à divulgação para saber melhor como se inscrever e participar. Enquanto isso aproveite e leia mais sobre o grupo no livro virtual https://issuu.com/centrodedanca/docs/livro_grupo_experimental_10_anos

Dança em Trânsito

Com o objetivo de promover uma “Vitrine Brasileira da Dança Contemporânea” durante o Dança em Trânsito 2021, o projeto convida companhias de danças e artistas independentes de todo o território nacional a enviarem seu material e se candidatarem a participar dessa vitrine. Serão elecionados entre 10 e 15 companhias nacionais de norte ao sul do país, para se apresentarem nessa "Vitrine" que será realizada em teatro ou espaço exterior, no Rio de Janeiro, de 26 de julho a 1 de agosto, e em São Paulo, dias 3 e 4 de agosto. Confira todos os detalhes em https://www.dancaemtransito.com.br/regulamento-dt-21

Percursos Poéticos de Saberes: Colóquio Transdisciplinar

O objetivo do evento é fomentar a reflexão acerca de temas importantes na formação em dança e artes em geral, a partir de ciclos de conversas e performances dedicadas aos seguintes temas: corpo e amor, corpo e tempo, corpo e espaço, corpo e poética. Os próximos encontros serão conduzidos por duas vias de diálogos que se somam: uma em que predomina o discurso narrativo e outra em que predomina o discurso da produção artística. Os encontros serão via canal do Youtube da Licenciatura em Dança UFRGS. Programação: Corpo e amor – dia 25 de fevereiro 14h; Corpo e tempo – dia 25 de março 18h; Corpo e espaço - dia 15/04 18h; Corpo e poética - dia 06/06 14h.

Espetáculo “Estado de Luta” - Cia. Balé Baião

(https://youtu.be/C56j7uoCOiI) Sinopse: Imbricados em nossos territórios, quilombos, aldeias e interiores fazemo-nos corpos/corpas em estado de luta, resistência e reinvenção. As emergências dos contextos políticos que se instauram nos pedem um parecer estético, uma resposta engajada na cena, na dramaturgia e no palco. A dança nos pede um testemunho concreto frente aos descasos que nos assolam, uma narrativa de corpo militante em manifesto, denuncia e proposição. No hoje e no agora o corpo é de enfrentamento, guerrilha, luta e reinvenção! No hoje e agora a poesia é de engajamento, compromisso e organização popular! No hoje, no agora e doravante, essa dança é uma denuncia sim! Um grito corajoso provindo de um brado ancestral, um anúncio esperançoso, uma conspiração comunitária, um motim pela vida, um convite à luta antes que nos proíbam de dançar. A obra homenageia Paulo Freire, pensador e educador que vem inspirando as marchas e poéticas libertadoras da Balé Baião desde sempre, aos mártires da caminhada que tombaram na luta pelas causas populares, em especial Santo Dias e Marielle Franco, e aos povos da resistência, sobretudo os Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca CE) que lutam pela demarcação de suas terras no Ceará. 

Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário