Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

1 de fevereiro de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 01 de Fevereiro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (01 de Fevereiro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 01 de Fevereiro


Vivências em Danças Populares Online

As vivências acontecerão sempre embasadas por elementos da cultura popular brasileira: cantos, músicas e danças que nos guiam e incentivam a compartilhar paixões nesses encontros. Todas as terças e quintas feiras das 19:30 às 21h  pelo zoom, de fevereiro à março. 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0faraY1em3_7XAQrqcVrxWwuOOH7ZDgGOoiunE0g9SatTag/viewform

Casa Dança na Casa de Cultura Mário Quintana

Serão cinco performances exibidas no canal do Youtube e no Instagram, dos dias 29 de janeiro a 26 de fevereiro. Nesta edição, os projetos em vídeo foram pensados e executados na CCMQ, incluindo coreografias inéditas e exclusivas, que buscam aproximar o público ao espaço da Casa.

Videodocumental “Parar não é uma opção” - MOOV.art

"Parar Não é uma Opção" (https://youtu.be/Zdgztf2a3gs) mostra o ponto de vista de quatro bailarinos profissionais que estão impedidos de estar nos palcos ou na sala de aula. 2020 trouxe muitos desafios para os artistas, como manter a saúde do corpo e da mente? Qual o papel do bailarino e do artista nesse novo mundo que se constrói? 

Videodança “Corpo Confinado” - Grupo Jogo

O corpo, antes livre para transitar entre um lugar e outro, se encontra agora isolado e confinado. Nesta obra audiovisual, presenciamos um dançarino indagar estas questões em uma coreografia acrobática no interior de uma caverna, como um homem primitivo que dança ritualisticamente preparando-se para uma iminente batalha. (https://youtu.be/o14WFh-lk9w)

Aulas de Dança e Improvisação com Camila Vergara

São aulas de dança, onde a propostiroa mistura principios técnicos da dança contemporânea, moderna e elementos do teatro. Tudo isso com swing, poesia e improviso. Qualquer pessoa pode participar, não é pré-requisito ter prévia experiência em dança. Contate-a através do número 51 99519-5589.

Minicursos com Estudos do Corpo

Com programação em fevereiro Estudos do Corpo divulga:  Minicurso 1 de Aprendizagem e criação: corporalidade política; e Minicurso 2 em Pedagogias do Corpo e da Dança: uma introdução. As aulas serão  online (ao vivo), mas também ficarão gravadas e disponibilizadas para quem não puder se conectar no horário do encontro. Saiba mais em https://www.estudosdocorpo.com/blogue/2021-01-fev-dois-minicursos  

Oficina “Corpos em Conexão, Corpos em Presença” com Jussara Miller e Cora Laszlo

Jussara Miller e Cora Laszlo ministrarão essa oficina a partir da experiência de ambas com aulas on-line desde o início da quarentena. Considerando a dança como arte da presença, nesta oficina serão abordados os estudos da presença e estados de atenção em ações artísticas e pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em tempos de isolamento social. Informações sobre valores e inscrições pelo e-mail: contato@salaodomovimento.art.br e/ou WhatsApp: (19) 984608445.

Curso de especialização em Gestão Cultural Contemporânea - Escola Itaú Cultural

A partir de 2 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o curso gratuito de especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas, uma parceria do Itaú Cultural com o Instituto Singularidades. Todos os detalhes em https://www.itaucultural.org.br/secoes/formacao/curso-gestao-cultural-contemporanea-terceira-turma?utm_campaign=later-linkinbio-itaucultural&utm_content=later-13784563&utm_medium=social&utm_source=instagram

Espetáculo Online “Olhares dos Sapatos” - Cia Dança Sem Fronteiras

Dia 06/02, às 18h, tem a exibição do espetáculo "Olhares dos Sapatos" com poética e audiodescrição exibido através do canal do YouTube da Cia Dança Sem Fronteiras seguida de um bate-papo ao vivo no Zoom com o elenco. Para mais informações contate através do e-mail Informações: poeticasdiversidade@gmail.com.

Curso de Férias Internacional de Dança - Faces Ocultas

Será realizada a 15º edição do Curso de Férias Internacional de Dança, na versão 100% online e gratuito de 5 a 13 de fevereiro. A programação completa de aulas e o formulário de inscrição pode ser encontrado no perfil do Instagram @cursodeferiasfacesocultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário