Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

23 de setembro de 2021

CENTRO DE DANÇA APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE A DANÇA EM PORTO ALEGRE E AS AÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura apresenta os resultados da pesquisa “A Dança em Porto Alegre – Um perfil do segmento e a relação com as ações públicas municipais” no dia 29 de setembro, às 10h30min em reunião aberta pelo Zoom.

O evento contará com a presença e comentários da professora doutora do curso de Graduação em Dança da UFRGS, Mônica Dantas; da representante da Asgadan, Marlise Machado; do representante da SEDAC, Clóvis Rocha, além de representantes do Conselho Municipal e Estadual de Cultura, do Afrosul Odomodê e do Articula Dança.

A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2021, com 232 profissionais do setor e buscou levantar informações sobre a cadeia produtiva da dança e sua relação com as ações desenvolvidas na esfera pública municipal de Porto Alegre. 

O levantamento contou com artistas atuantes há décadas na cena local, assim como com a nova geração artística que está ingressando no mercado. Os dados incluem integrantes de grupos tradicionais e novos coletivos; graduados em dança ou em outras áreas; profissionais que atuam em escolas consolidadas ou em espaços que vêm recentemente se firmando na cena de Porto Alegre, além de produtores e técnicos com atuação na área da dança.

Esse levantamento soma-se à iniciativa do Mapeamento de Dança do RS, no qual o CMD também toma parte juntamente com outras 18 entidades e instituições ligadas ao setor no Estado. Tal consórcio vem se dedicando a reunir dados para análise da cadeia produtiva da dança.  O objetivo é construir uma base de dados sobre o segmento no RS. Assim, a pesquisa local procurou identificar especificidades municipais que não constavam no macro levantamento organizado pelo Mapeamento da Dança do RS.

Serviço:

Apresentação dos resultados da pesquisa “A Dança em Porto Alegre – Um perfil do segmento e a relação com as ações públicas municipais”

Data: dia 29 de setembro

Hora: 10h30min 

Reunião aberta pelo Zoom

https://us06web.zoom.us/j/83041569559?pwd=MXhhN2ZUR0lyTS8vY3JPYTdROHh5dz09 

Meeting ID: 830 4156 9559

Passcode: 561795



Nenhum comentário:

Postar um comentário