Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de setembro de 2021

Prêmio Lya Bastian Meyer premiará escolas de dança da capital

 

No próximo dia 9 de setembro o Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura marca o lançamento da primeira edição do Prêmio Lya Bastian Meyer direcionado às Escolas de Dança de Porto Alegre com cerimônia às 17h, no saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues.

A premiação busca apoiar, valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança em Porto Alegre que conta com uma relevante tradição histórica e uma ampla rede com mais de 80 escolas e centros de formação. Nesta sua primeira edição buscará premiar as escolas que se encontram dificuldade para sua manutenção e que vêm contribuindo de forma mais expressiva para a dança na capital. Serão concedidos 6 (seis) prêmios no valor de R$ 5.000,00 para as escolas selecionadas.

As inscrições poderão ser realizadas até dia 23 de outubro pelo formulário on-line https://forms.gle/9hdMUhtj2h49a6LF8

O Regulamento Completo estará disponível no blog do Centro de Dança http://cdancasmc.blogspot.com.br/ ,ou no site da Secretaria Municipal da Cultura http://cdancasmc.blogspot.com.br/ ,ou por solicitação através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com.


O Prêmio recebe o nome de Lya Bastian Meyer (1911-2005) em homenagem à bailarina, professora e coreógrafa pioneira da dança no RS, que foi aluna do Instituto de Cultura Física na década de 1920 e que, no início da década de 1930, abriu a primeira escola de bailados clássicos do RS. Lya foi diretora da Escola Oficial de Dança do Theatro São Pedro e fundadora da Asgadan (Associação Gaúcha de Dança), em 1968. Como professora foi responsável para formação de nomes como Salma Chemale, Morgada Cunha, Ilse Simon, Eneida Drehere Lenita Ruschel Pereira.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário