Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

24 de abril de 2022

Centro de Dança realiza programação para comemorar o Dia Internacional da Dança

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura realiza programação para comemorar o Dia Internacional da Dança, no dia 29 de abril, com a realização de Sessão de Autógrafos do Escritos da Dança 2 – Mais um passo de dança, no Centro Municipal de Cultura, às 19h e com a apresentação do espetáculo do Conjunto de Folclore Internacional (CFI) – Os Gaúchos, no Teatro Renascença, às 20h30min, ambas com entrada franca.


A série Escritos da Dança é uma iniciativa do Centro Municipal de Dança com a Editora de Cidade e vem a suprir a carência de publicações sobre a dança de Porto Alegre. No seu segundo volume “Escritos da Dança 2 – Mais um Passo de dança” tem como recorte as ações de dança na capital nos seus aspectos históricos, socais e pedagógicos. Dessa maneira o livro faz um registro que garante a preservação da memória cultural dessa arte na cidade. A publicação foi editada pela Canto Cultura e Arte e como organizadores os pesquisadores Alyne Rehm, Diego Esteves, Suzane Weber e Wagner Ferraz.  A publicação reúne 32 autores que escrevem sobre: Dança e História; Dança, Poética e Ensino, Dança e Crítica; Dança e Saúde; Pesquisa e Experiência em Dança. "Essa publicação reúne educadores, artistas e pesquisadores que partilham saberes da dança feita na nossa capital. Uma ação fundamental de difusão e democratização da cultura de Porto Alegre", destaca o diretor do Centro Municipal de Dança, Airton Tomazzoni.


Em comemoração ao Dia Internacional da Dança o Conjunto de Folclore Internacional - Os Gaúchos traz ao palco um espetáculo com coreografias de diversas culturas que influenciaram na formação de seu repertório. Entre elas: o Paraguai e a influência guaranítica, trazendo a leveza e graça da dança feminina; o Folclore do Arquipélago dos Açores, de onde vieram nossos primeiros colonizadores, que nesse ano completam 270 anos do povoamento açoriano em nossa capital; e encerrando com a estampa do RS, uma mescla de culturas e povos. O CFI – Os Gaúchos tem 62 anos de caminhada artística na área da dança, divulgando a cultura dos Povos, através de suas músicas e danças folclóricas.

O Dia Internacional da Dança (29 de abril) foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, no ano de 1982, em homenagem ao dia de nascimento do mestre e bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810) que reformulou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo. Autor de Cartas sobre a Dança, Noverre defendeu a ampla formação do bailarino, sua profissionalização e a valorização da dança frente às demais artes.


SERVIÇO:

Dia: 29 de abril de 2022

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO ESCRITOS DA DANÇA 2 – MAIS UM PASSO DE DANÇA – 19h – Centro Municipal de Cultura – Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Veríssimo, 307) – Entrada Franca

ESPETÁCULO DO CFI – OS GAÚCHOS – 20h30min – Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307) – Entrada Franca

Ficha Técnica:

Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos

Coordenação Coreográfica:  Lúcia Brunelli, Lucélia Adami Nunes e Rosane Farina

Direção Geral: Alexandre Grivicich

Direção Musical: Lourenço Valentini

Fotografia: João Paulo Lucena





Nenhum comentário:

Postar um comentário