Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de maio de 2022

Centro de Dança promove evento sobre Arte e Educação na Cinemateca Capitólio


O quanto a dança pode transformar a realidade de jovens e famílias nas comunidades da periferia? Essa é uma das questões que serão abordadas no evento “Arte e Educação transformando realidades: experiências de dança no município de Porto Alegre” que acontece no dia 14 de maio, sábado, às 9 horas, na Cinemateca Capitólio. 

A programação inclui a exibição do documentário "O que a dança te faz sentir", da premiada diretora Thaís Fernandes. O documentário relata as experiências do projeto das Escolas Preparatórias de Dança de Porto Alegre, criado em 2014 em parceria inédita entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Secretaria Municipal de Educação. Com cenas das aulas desenvolvidas e depoimentos de alunos e alunas professoras e familiares faz um painel do quanto a dança transformou essas realidades. 

Após a exibição haverá um debate com a participação da professora do curso de graduação em dança da UFRGS Luciana Paludo e integrantes do projeto.

O evento tem entrada franca e contará ainda com performance da Cia Jovem de Dança e exibição em vídeo das mais recentes coreografias das Escolas Preparatórias de Dança. 

O projeto é vinculado à Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, que possui um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. Existe desde 2014 e foi sancionado por lei em 2017. É realizado em conjunto pelas Secretarias da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre. 

Atua integrando Arte/Educação/Desenvolvimento Social através das Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre, e com a Cia Jovem de Dança, que reúne alunos que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança buscando a profissionalização em dança.

SERVIÇO:

“Arte e Educação transformando realidades: experiências de dança no município de Porto Alegre” 

Data/hora: 14 de maio (sábado), às 9 horas

Local: Cinemateca Capitólio

Programação: Exibição do vídeo das Escolas Preparatórias de Dança " O que a dança te faz sentir", Debate com a professora Luciana Paludo (Licenciatura em Dança da UFRGS), performance da Cia Jovem de Dança e expedição dos vídeos de espetáculos da EPDs

ENTRADA FRANCA

Apoio: Cinemateca Capitólio

Informações: dancasmc@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário